“DESENVOLVIMENTO INFANTIL - EIXO INTEGRADOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA” O PAPEL DA INVESTIGAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO NA GERAÇÃO DAS POLÍTICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Comissão de Assistência Social – COAS
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Educação Permanente em Saúde :
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Programas sociais para a infância
CRIANÇAS NA IGREJA EM CÉLULAS
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
VIVER: O PRIMEIRO DIREITO
Conhecendo a Carta da Terra
Influências Socioculturais
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
REDE DE ENSINO ESTADUAL
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Trabalho com família de origem nas comunidades
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Educadores Sociais em trabalhos de alta complexidade:
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Atenção Básica em Saúde
4º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
SEMINÁRIO pró-convivência familiar e comunitária
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
• Manejo – Formação – Professor.
INDICADORES DE QUALIDADE Deise Gonçalves Nunes
PROGRAMA NOSSO LAR NÚCLEO FAMÍLIA SAUDÁVEL
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Transcrição da apresentação:

“DESENVOLVIMENTO INFANTIL - EIXO INTEGRADOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA” O PAPEL DA INVESTIGAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO NA GERAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRIGIDAS À INFÂNCIA José Amar Amar, PhD. Alianza entre la Fundación Bernard van Leer, el gobierno de Colombia y la Universidad del Norte de Barranquilla para la atención integral de los niños, sus familias y la comunidad que viven en contextos de pobreza.

Fundação Bernard van Leer Um exemplo do paradigma das alianças para formulação de políticas sociais para a infância SOCIEDADE CIVIL Comunidades Locais Universidade do Norte APORTES Desenvolvimento da ciência através da investigação, da docência e da extensão. Compromisso social com o entorno em que está imersa. Pluralismo e busca do conhecimento social. Busca de respostas racionais aos problemas da criança, da família e das comunidades que vivem em contextos de pobreza. Impactar nas políticas públicas sobre a infância e a família. Apoio para a investigação. APORTES Realidade social com dinâmica própria. Identificação de necessidades sentidas e necessidades objetivas centradas no desenvolvimento das crianças e suas famílias. Dinâmica efetiva com base em redes sociais . Participação e gestão social ativa da comunidade. ESTADO Icbf COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Fundação Bernard van Leer APORTES ONG internacional. Financiação de projetos com fins humanitários. Favorecer a infância em condições de pobreza (minorias étnicas e culturais). Alianças Estado - Sociedade civil requerida. Assistência técnica. Rede de assistência em 50 países. APORTES Políticas públicas através de um sistema de bem-estar familiar. Recursos financeiros e técnicos.

1. Políticas Públicas de Cobertura

COBERTURA. MODELO DE ATENÇÃO INTEGRAL À INFÂNCIA

RESULTADOS As crianças atendidas com o programa Lares Comunitários e com o sistema tradicional não apresentaram diferenças significativas em: nutrição, saúde, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem. As crianças que participaram no grupo atendido com o programa de Lares Comunitários e com o programa tradicional do Estado apresentaram diferenças significativas em comparação com o grupo de crianças que permaneceram em seus lares. RESULTADOS Los niños atendidos con el programa Hogares Comunales y con el sistema tradicional no presentaban diferencias significativas en: nutrición, salud, desarrollo cognitivo y aprendizaje. As crianças atendidas no programa Lares Comunitários da Criança e com a participação das mães comunitárias, suas famílias e sua comunidade apresentaram um nível mais alto em seu desenvolvimento pessoal e social que as crianças do programa tradicional.

Investigação sobre custo-benefício das diversas modalidades O Estado com seus recursos atendia 200.000 crianças / ano. Com os mesmos recursos, com a modalidade de Lares Comunitários da Criança, poderia atender 800.000 crianças/ano, com um impacto semelhante no desenvolvimento integral das crianças. O governo nacional fez as adaptações técnicas para passar de micro a macro, e este programa primeiro se implementou em 250 comunidades. Hoje é um programa nacional que atende a 1.500.000 de crianças entre 3 e 7 anos. Paralelo a esta investigación, se hizo un detallado estudio del costo-beneficio: El Estado con sus recursos atendía 200.000 niños/año. Con los mismos recursos, con la modalidad de Hogares Comunales del Niño, se podían atender 800.000 niños/año, con un impacto semejante en el desarrollo integral de los niños. El gobierno nacional hizo las adaptaciones técnicas para pasar de lo micro a lo macro, y este programa primero se implementó en 250 comunidades. Hoy es un programa nacional que atiende 1.500.000 niños entre 3 y 7 años.

2. Políticas públicas de Qualidade

A QUALIDADE O MODELO HOLÍSTICO Se algo nos ensinou a psicologia não é a homogeneidade do ser humano, mas a sua diversidade e a importância dos contextos socioculturais no projeto do humano. Um dos maiores fracassos da educação infantil na América Latina é o grande desconhecimento que existe sobre nossas crianças. Depois de estar 30 anos com várias comunidades em situação de pobreza, nunca pude conhecer a criança inteligente de Piaget, nem a criança sensível a estímulos de Skinner, nem a criança erótica de Freud. EL MODELO HOLÍSTICO - Si algo no ha enseñado la psicología no es la homogeneidad del ser humano, sino su diversidad y la importancia de los contextos socioculturales en el proyecto de lo humano. - Uno de los fracasos más grandes de la educación infantil en América Latina es el gran desconocimiento que hay sobre nuestros niños. - Después de 30 años de estar con múltiples comunidades en contextos de pobreza nunca he conocido al niño inteligente de Piaget, ni al niño reactivo de Skinner, ni al niño erótico de Freud.

MODELO HOLÍSTICO PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA EL NIÑO Y SU INTERACCION CON OTROS AMBIENTE DEL NIÑO LO QUE OCURRE INTERNAMENTE Ciencia y Tecnología Jurídico Normativo Ecología Religión Industria Cultural Política Económica Social Vida Privada: Familia Vida Intima: Pensamientos Sentimientos Vida Pública: Escuela Comunidad Pares Código Genético Maduración del cerebro Crecimiento físico Nutrición Desarrollo de Potencialidades DIMENSIONES: CORPOREA SOCIOEMOCIONAL COGNITIVA SOCIAL LIGÚISTICA COMUNICATIVA ETICA MORAL ESTETICA TRASCENDENTAL INDIVIDUALIZA SOCIALIZAÇÃO ELEMENTOS BÁSICOS DEL DESARROLLO Niño A CRIANÇA E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS AMBIENTE DA CRIANÇA O QUE OCORRE Ciência e Tecnologia Ecologia Religião Indústria Família Pensamentos Sentimentos Escola Comunidade Colegas Maturação do Cérebro Crescimento Nutrição Desenvolvimento de DIMENSÕES: - CORPÓREA - SOCIOEMOCIONAL - COGNITIVA SOCIAL - LINGUÍSTICA COMUNICATIVA - ÉTICA MORAL - ESTÉTICA - TRANSCENDENTAL INDIVIDUALIZAÇÃO BÁSICOS DO DESENVOLVIMENTO Criança

Experiência da prova de WISC Em uma mostra de 40 crianças: na prova de WISC, há uma sub-prova que mede a capacidade gestáltica das crianças e se trata de que separem o essencial do acessório. Em um dos ítens é mostrada às crianças uma mesa quadrada com somente 3 patas. A pergunta que se faz é a seguinte: O que é que está faltando na mesa? Experiencia de la mesa:   En una muestra de 40 niños: en la prueba de WISC, hay una subprueba que mide la capacidad gestáltica de los niños y se trata de que discriminen lo esencial de lo accesorio. En uno de los ítems se les presenta a los niños una mesa cuadrada con sólo 3 patas. La pregunta que se hace es ¿qué le falta a la mesa?

Pois bem, das 40 crianças cuja desnutrição nessa comunidade era de 67%, 38 responderam que o que faltava na mesa era comida e somente 2 perceberam a ausência da pata da mesa. Pues bien, de los 40 niños, cuya desnutrición en esa comunidad era del 67%, 38 contestaron que lo que faltaba en la mesa era la comida y sólo 2 percibieron la ausencia de la pata de la mesa.

NÚCLEOS INVESTIGATIVOS

Núcleo Investigativo 1. Compreensão da realidade Por isto foram escolhidos treze conceitos básicos, da vida das crianças: Beleza Bondade Dinheiro Autoridade Escola Felicidade Amizade Tempo Saúde Morte Gênero Trabajo Família u   Por esto se escogieron trece conceptos básicos de la vida de los niños:   Belleza Bondad Dinero Autoridad Escuela Felicidad Amistad Tiempo Salud Muerte Género Trabajo Familia  

1. Beleza 2. Bondade 3. Autoridade 4. Morte 5. Gênero Bonito: alimento – 25%, a cor - 30% Feio: sujo - 40%, velho - 30%, nocivo - 15% 2. Bondade Bom: afeto, alimento Mau: Não receber afeto, não dar afeto 3. Autoridade O comerciante 30% A mãe 20 % - Proporciona alimento Deus 5% 4. Morte Imobilidade – ficar rígido,frio – o sangue vai embora Não fala mais. Somente 5% fez uma referência religiosa: Está com Deus no céu.   Bonito: alimento – 25%, el color - 30% 1. Belleza Feo: sucio - 40%, viejo - 30%, nocivo - 15%   Bueno: afecto, alimento 2. Bondad Malo: No afecto, no dar   El tendero 30% 3. La autoridad La madre 20 % - Proporciona alimento Dios el 5% Inmovilidad – quedarse tieso – se le fue la Sangre – no habla más. 4. Muerte Sólo un 5% hizo una referencia religiosa: Está con Dios en el cielo.   No está en casa 30% Hombre Toma ron 20% Trabaja 30% 5. Género  Es buena Mujer Nos da comida Nos cuida Não está em casa 30% Bebe 20% Homem 5. Gênero É boa Nos dá comida Nos cuida Mulher

NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 1º Nível. Pensamento extra econômico - A representação do mundo econômico está configurada por fragmentos inconexos - explicações impregnadas de elementos fantasiosos. 2º Nível. Pensamento econômico subordinado - Pode reflexionar sobre as realidades sociais, especialmente as relacionadas entre as instituições e a economia. - Incapacidade para entender as inter-relações de processos econômicos complexos. - Incorporação de conceitos morais sobre o funcionamento das estruturas econômicas e políticas. 3º Nível. Pensamento econômico inferencial - Pensamento abstracto.- Capacidade para estabelecer relações entre os processos, sistemas e ciclos da economia.- Clara compreensão de sociedades de economia complexa. 1 nivel. Pensamiento extraeconómico - Pensamiento ultraconcreto. El dinero es un ritual para el intercambio. - La representación del mundo económico está representada por fragmentos inconexos. - explicaciones impregnadas de elementos fantasiosos. 2 nivel. Pensamiento económico subordinado - Puede reflexionar sobre realidades sociales, especialmente las relacionadas entre las instituciones y la economía. - Pensamientos más integrados. - Se incorpora el concepto de ganancia. - Clara relación entre trabajo y dinero. - Incapacidad para entender las interrelaciones de procesos económicos complejos. - Incorporación de conceptos morales sobre el funcionamiento de lo económico y político. 3 nivel. Pensamiento económico inferencial - Pensamiento abstracto. - Capacidad para establecer relaciones entre procesos, sistemas y ciclos de la economía. - Clara comprensión de sociedades multifinancieras.

Em nossas pesquisas foram propostas duas categorias de fatores protetores: a. Fatores materiais ou naturais Saúde Nutrição Roupa Vivenda Consecução de recursos econômicos Higiene Recreação b. Fatores imateriais ou psicossociais Filiação: A família dá sentido de identidade e posse. Afetividade: Expressão de sentimentos de agrado e carinho para com a criança. Seguridade: A companhia e a ajuda que os familiares dão à criança lhe dá segurança. Normas sociais: A família orienta a criança com relação ao que deve e não deve fazer. Formação de valores: Na família a criança aprende a conhecer e assimilar valores tais como: a bondade, a verdade, a honestidade e a tolerância. En nuestros estudios se han propuesto dos categorías de factores protectores:   a. Factores materiales o naturales ·      Salud ·      Nutrición ·      Vestido ·      Vivienda ·      Consecución de recursos económicos ·      Higiene  Recreación b. Factores inmateriales o psicosociales Filiación: La familia da sentido de identidad y pertenencia. Afectividad: Expresión de sentimientos de agrado y cariño hacia el niño. Seguridad: La compañía y la ayuda que los familiares dan al niño le da seguridad. Normas sociales: La familia orienta al niño con respecto a lo que debe y no debe hacer. Formación de valores: En la familia el niño aprende a conocer y asimilar valores tales como la bondad, la verdad, la honestidad, la tolerancia.

Crianças Vítimas de Desalojamento Núcleo investigativo 4. Crianças Vítimas de Desalojamento Identificação com o próprio grupo de origem Grupo desalojado Forte Fraco Grupo Forte Integração Assimilação Forte Fraco receptor Fraco Segregação Marginalização Integração Adaptação Biculturalismo Assimilação Identificação com o grupo receptor Segregação Separação Dissociação Identificação Étnica Marginalização