Egito Antigo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Egito Antigo.
Advertisements

ANTIGUIDADE ORIENTAL.
“O Egito é uma dádiva do Nilo.” Heródoto -A vida cotidiana no antigo Egito girava em torno do Rio Nilo, e das terras férteis ao longo de suas margens.
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
Hélade. Período Pré-Homérico Período Minoico Predomínio da Civilização Monoica a.C. e 1450 a.C. Eteocretense ou Linear A Talassocracia Museu Arqueológico.
Ação de homens e mulheres no campo
6o ano | Capítulo 2 | Apresentação 1
Unidade 5. Nilo: o rio que dá vida ao Egito  Rio Nilo: localizado na África e atravessa mais de 9 países antes de desaguar no Mar mediterrâneo.  O rio.
Profª - Giovanna Ribas.  A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC.  Formou-se após a migração de.
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
Na pré-história o homem desenhava nas paredes das cavernas, muitas das vezes, os animais que comiam!
ARTE EGÍPCIA.
HISTÓRIA DA ARTE 4 Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
As Civilizações dos Grandes Rios
A história humana anterior à escrita
Hebreus, Fenícios e Persas
Grandes Civilizações do mundo antigo
As Grandes Civilizações
Colonização Espanhola
Mesopotâmia Etimologia: Grego: Meso = meio / entre + Pótamos = rio
REVISÃO.
A formação das monarquias nacionais Cap. 3/p.77-80
Hebreus A Bíblia foi traduzida em mais de 1435 línguas e dialetos, formou três religiões universais e é o livro mais vendido. Está dividida em duas partes:
O que pesquisa o historiador
A natureza representa muito – p.30 à p. 39
DOSSIÊ FESTIVAL RUÍNAS
A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MILÊNIO NA ESCATOLOGIA CRISTÃ
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
As Crenças Religiosas dos Romanos
EGITO.
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
As relações interpessoais na vivência dos afetos (Sociedade ateniense)
Civilizações Orientais
EGITO.
O ANTIGO EGIPTO HISTÓRIA_2007.
Idade Média: “Bárbaros”, Império Carolíngio e Império Bizantino
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
Grécia: uma sociedade dividida
Egito Antigo.
POVOS AMERÍNDIOS ASTECAS, INCAS E MAIAS.
E B D V I L A C A R M O S I N A Andeis como sábios 08/11/ :39.
Professora Consuelo Holanda
Pitágoras – Filósofo grego
MESOPOTÂMIA.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O ANTIGO EGIPTO HISTÓRIA_2007.
Grécia Antiga.
Frente 2 – Módulo 2 – Página 346
Lascaux Arte Rupestre: Registro do cotidiano Caráter místico/mágico
O mundo árabe A formação do Islã
Hinduísmo.
EGITO OBJETIVOS: -O conhecimento do Egito Antigo permite analisar algumas ideias preconceituosas em relação à África, baseadas no etnocentrismo. forte.
LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
ROMA E GRÉCIA ANTIGA Civilizações Clássicas.
A NÚBIA E O REINO DE KUSH Professora: Janaína Vargas 6° ano CAESP.
TEOREMA DE TALES 9º ANO EFII – Geometria Prof. Luciana Cavallante
TRABALHO RURAL 06/04/2019 Prof. Rodrigo Trindade.
OS REINOS AFRICANOS.
Professor André Lopes 24/01/2018
História/6ºA Profª Tatiane
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O Império Macedônico
UM DIA NA GRÉCIA ANTIGA.
África antiga: Egito e Núbia
As Civilizações Hidráulicas
A EUROPA DO SÉCULO VI AO SÉCULO XII
A Pré-História.
GRÉCIA CAPÍTULO 4.
Povos Indígenas da América
Transcrição da apresentação:

Egito Antigo

Antes do Faraó existir(5500 a C-3000a C: As cidades eram independentes, só se juntavam quando faziam obras como canais de irrigação; Havia duas regiões: o Alto ou Vale do Nilo, e o Baixo ou Delta do Nilo; Economia: agricultura, criação de animais e comércio através do Nilo; Guerra entre o Vale o e Delta para dominar a região; Delta vence começando o período em que os faraós passam a governar.

O faraó passa a existir e comandar Ele era considerado um deus vivo; Dono de todas as terras do Egito; Nomeava a família para os cargos mais elevados; Construção de templos em homenagem ao faraó.

Sociedade Egípcia

Cotidiano A família era o centro; Mulheres não tinham mesmos direitos que homens, eram as proprietárias da casa após seres mães; podiam assumir como chefe de família após a morte dele; Pobres: cuidavam da casa, filhos. Produziam alimentos (pão e cerveja), e trabalhavam nos campos. Ricas: podiam ter cargos público ou religiosos, podiam escolher seus maridos, exercer Medicina ou comércio. Casas: pobres: taipa e palmeiras; ricos: tijolos, muros jardins, decoradas com esteiras e tapetes.

Pão e cerveja eram o principais alimentos; consumiam também: peixe seco, frutas, legumes, carne só para os ricos; Roupas de linho ou algodão grosso; homens: saiote; mulheres: vestido reto com franjas e bordados; Festas para os deuses, desfiles, com distribuição de alimentos e bebidas a todos; Usavam óleos aromáticos, cremes hidratantes, pintura para lábios e bochechas.

Períodos da história do Egito Pré-Dinástico ( 4000 a C- 3200 a C.); Antigo Império (3200 a C.- 2300 a C.); Médio Império (2300 a C.- 1560 a C.); Novo Império (1560 a C.- 525 a C.).

Pré-Dinástico Povos agricultores independentes: nomos; Construção de canais de irrigação; União dos nomos: Alto Egito e Baixo Egito

Antigo Império (3200 a C.- 2300 a C. Surgimento do faraó; Período de paz e prosperidade; Construção de obras de irrigação e das grandes pirâmides; Ampliação de terras agrícolas; Lutas internas enfraqueceram o poder dos faraós;

Pirâmides de Gizé

Etapas para a construção das pirâmides

Médio império (2300 a C.- 1560 a C.) Reunificação e expansão comercial com outros povos; Invasão dos icsos: possuíam armas de ferro, carros de guerra e cavalos, coisas que os egípcios não conheciam;

Barco Egípcio

Novo Império (1560 a C.- 525 a C.) Tutmés III e Ramsés II conquistam povos vizinhos; 1667 a C.: invasão dos assírios, persas, macedônicos e gregos. 30 a C.: domínio do Império Romano.

Ramsés II

Tutmés III

Faraó

Trabalho dos escribas

A função dos deuses Lenda de Osíris; Imortalidade da alma: mumificação; Diferenças entre ricos e pobres; Deuses com aparências de animais; Templos eram construídos para homenagear deuses e o faraó (deus vivo); Julgamento de Osíris;

Deuses egípcios Hanúbis:protetor do embalsamento, curas e cirugias; Osíris: deus dos mortos e da mumificação; Hórus: matou Osíris para reinar em seu lugar; Hathor: deusa do amor, das mulheres; Maat: deusa da verdade, direito e conduta;

.Rá: deus sol: Deusa protetora dos caixões e dos Canopus; Pthat: deus protetor de Mênfis: adorado pelos ourives; .Rá: deus sol: Ísis: esposa de Osíris e mãe de Hórus Seth: deus das tempestades e das violências;

Vasos Canopos

Arquitetura Templo de Ramsés II; Templo da rainha Nefertiti

Escrita nos templos Colunas do templo de Karnak Templo de Philae

Conhecimentos científicos Numeração com adição e subtração e frações; Medicina; Geometria sistema de medidas; Cosméticos; Astronomia; Calendários solar: 12 meses e 30 dias cada, e cinco dias complementares; Química: vidros, pastas coloridas e metais; Escrita: história dos faraós, deuses, de amor e religião.