Saúde toda Hora Atenção domiciliar e saneamento básico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Advertisements

Outubro Rosa.
Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
Especializanda: Beatriz Antunes Orientador: Marcos Britto Corrêa
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Melhoria da Qualidade do Pré-natal e Puerpério na ESF São Gregório, Dom Pedrito - RS Andréia Jorge Bohn Orientadora: Louriele Soares Wachs Co-orientator:
Trabalho de Conclusão de Curso
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Anderson de Lima Martins
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Especialização em Saúde da Família
Enfermeira Tatiane Crippa Orientadora Andressa Andrade
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST O desenvolvimento de ações de Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
ASSISTÊNCIA DE PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA USF TAMANDUÁ DE PASSIRA, PE
Modalidade a Distância
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Principais Alterações Bucais Prevalentes no Envelhecimento.
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da atenção na saúde das crianças de zero a setenta e dois meses no município de São Domingos do Sul- Rio Grande do Sul Aqui tens que colocar teu.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Aprimoramento da Atenção à Saúde dos Idosos na Unidade de Saúde do Bairro Piratini do Município de Panambi/RS Gabriela Fantinel Bisognin Schott Orientadora:
Luís Daniel Cechella Vieira Orientadora: Simone Gomes Dias Oliveira
Silvete Maria Brandão Schneider
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora Lenise Menezes Seerig
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
FBF0432 Fundamentos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
Vanessa Rivero Kindelan
Linhas de Cuidados: uma breve introdução
Luciane Silveira Miranda de Lima
Universidade Federal de Pelotas
Lenise Patrocinio Pires Cecilio
Especialização em Saúde da Família
Aluno: Luiz Gustavo Espanhol Orientador: Nailê Damé Teixeira
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Políticas Nacionais de Urgências e Emergências e o papel do enfermeiro em situação de urgência/emergência PORTARIA Nº 1.601, DE 7 DE JULHO DE 2011 Estabelece.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
Transcrição da apresentação:

Saúde toda Hora Atenção domiciliar e saneamento básico.

Componentes: Karoline Marcia Sandy Sttephanne Thatielly Wellington Matheus Yasmim

Ministério da saúde O ministério da saúde criou e lançou em 2011 o programa Saúde Toda Hora, com o intuito de facilitar o acesso à RAU (Rede de Atenção à Urgência) Para isso é preciso familiarizar gestores e profissionais da saúde sobre o tema fornecendo-lhes subsídios para adotar essa implementação

Pra quem foi criado Foi criado pra atender pacientes em quadro agudo com possibilidade de receber atendimentos em todas as portas de entrada do SUS. Ele é composto por: Promoção, prevenção e vigilância a saúde.

Atenção domiciliar: Como parte do programa Saúde toda hora, entra em cena o atendimento domiciliar. Esse cuidado domiciliar, é então a continuidade do tratamento iniciado no hospital, Nesse primeiro momento foi oferecido ao paciente um tratamento de urgência para diminuir o risco de agravo, ele teve o atendimento primário e secundário passando então para etapa terciaria.

Atenção domiciliar e saneamento básico. Atender em domicilio cria um vinculo, entre o familiar atendido e o Agente de saúde. Programas como EFS: São realizadas visitação por uma equipe multidisciplinar, de médicos e enfermeiros, técnicos de enfermagem e o agente da área a essas famílias cadastradas. Nessa visita é prestado todo atendimento necessário a esse paciente. Terão assim um melhor resultado, conscientizando essa população, através de palestras e reuniões, distribuindo de medicamentos, preservativos, esclarecendo sobre cuidados básicos com a higienização.

Saneamento básico Esta é uma etapa do programa não menos importante, é onde o profissional de saúde vai passar todas as informações as famílias daquela área a ser atendida. Ele pode distribuir folders sobre saneamento básico, marcar com os mesmos reuniões para esclarecer dúvidas, e assim aproveitar o momento para distribuir remédios contra verminoses.

Pontos importantes: O profissional tem que falar o vocabulário compreendido pelo paciente. Ele deve de conscientizar a população de como agir em determinadas situações, sem excluir o conhecimento popular que essa pessoa agrega.

Material e métodos : Utilizamos os seguintes materiais na construção do nosso trabalho: Enquete Slides Banner Maquete Artigos Será realizado Apresentações com intuito de compartilhar conhecimento, através da exposição

Referências Bibliográficas: Cartilha ministério da saúde Site: /30003-entenda-a-rede-saude-toda- hora.htmlhttp:// /30003-entenda-a-rede-saude-toda- hora.html Site: programashttp://portalms.saude.gov.br/acoes-e- programas