Lucas Medeiros, Marina Cararo e Paula Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
UM PATRIMÔNIO À PRESERVAR
BIOGEOGRAFIA Profª Marisa Dionísio.
Instituto de Biologia – UFBA
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Justificativa A principal justificativa para se criar um projeto com esse tema, é que a escola tem por missão preparar seus alunos para Cidadania, e para.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Quais os conceitos científicos? E situações?
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
Ciências 3 a Série (clique na capa o livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant (clique aqui) Caminhos.
Rede Nacional de Decodificação Florestal (RNDF). Introdução No contexto atual onde projetos de alteração do Código Florestal Brasileiro (CF) estão sendo.
Galetti, M. et al Mudanças no Código Florestal e seu impacto na ecologia e diversidade de mamíferos no Brasil Cristina Renan Roberta.
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
Mudança do Código Florestal: Perda de habitat Diego Bitencourt Vinícius Biffi Irina Barros Mayra Sato.
Texto Coral-Sol Claudia Akemi Saito Luciana Mayumi Sato
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Vera Lucia.
Orientação Educacional
Geografia Biomas Domínios Morfoclimáticos.
Previsão de Demanda na Empresa Mr. Brownie
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Impactos potenciais das mudanças propostas no Código Florestal Brasileiro sobre os répteis brasileiros Camila Camata Daniela Alvelos Naomi Nakao Natalie.
Acompanhar produto e processo
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
Introdução Modelagem da distribuição potencial de espécies Monitoramento da qualidade da água Prevenção de incêndios florestais.
Os Alvos de Conservação Elementos para construí-los Rede de Treinadores em Conservação Capacitação de novos treinadores.
A biodiversidade é... o conjunto de plantas que há num bosque.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Ginástica Geral.
Leitura para casa livro capa amarela pag.143 a 154.
O QUE É ? 1° versão é de , foi promulgado um novo Código, o qual está em vigor até hoje Estabelece a Reserva legal Estabelece as Áreas de Preservação.
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Terapia Online para Empresas. Foram detectados alguns aspectos emocionais que mais interferem no andamento próspero em empresas:
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Marília Duarte, Tabata Caldeira e Tamíres Ito
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
A Fauna da Mata Atlântica
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Biodiversidade e Conservação 2006/2007 Horas/semana: 3,5 h Teóricas: 2h Práticas: 1,5 h Créditos: 2,5 Maria Helena Almeida 27/2/2007 Ano: 3º Semestre:
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
Mudanças Climáticas e Combustíveis Fósseis Alexandre A. Costa.
Ciências Naturais – 8.º ano
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Solução de problemas na oficina de jogos
...em uma sociedade em mudanças"
PROJETO HERBÁRIO ESCOLAR
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
C ONTEXTO E PRÁTICA EM E NSINO DE Z OOLOGIA BIZ0307 Fábio Coelho Lucas Maia Marina Inês Murúa.
Animais: “bons” ou “maus”? Christie Sototuka Davi Martinelli Gabriela Santos Juliana Rossi Lygia Del Matto Maíra Fessardi Mathias Jorquera Raquel Silva.
Espécies Invasoras: Parte II - Consequências
Atividade na Perspectiva Ambiental Crítica -A invasão da Tilápia - Bruno Bartolo, Camila Vilela, Laís Serafim e Lara Azevedo.
Tips & Tecnhiques para enfrentar as questões de REGULATORY,COMPLIANCE e QUALIDADE com os diferentes interlocutores da empresa Workshop Afterwork INSCREVA-SE.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Ciências Naturais – 8.º ano
INTERVENÇÃO BREVE. ABORDAGEM MOTIVACIONAL (Miller, 1985) CONSELHOS REMOVER BARREIRAS DIMINUIR VONTADE PRATICAR EMPATIA DAR FEEDBACK CLARIFICAR OBJETIVOS.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Bem-estar e Comportamento Animal
Inventário Florestal Nacional.
Transcrição da apresentação:

Lucas Medeiros, Marina Cararo e Paula Carvalho Impactos potenciais das mudanças propostas no Código Florestal Brasileiro sobre os répteis brasileiros Lucas Medeiros, Marina Cararo e Paula Carvalho

Atividade de Distribuição Geográfica Objetivo: Estimular os alunos a refletirem sobre situações-problema, e análise crítica para resolução dos problemas. No caso os alunos teriam que identificar os impactos da redução das áreas protegidas pelo Código Florestal sobre grupos de répteis.

Proposta: Alunos recebem mapa geográfico e demarcam as áreas que deveriam ser protegidas por lei. Metade dos grupos demarcariam essas áreas de acordo com o Código Florestal antigo e a outra com o novo Código Florestal. Os alunos recebem a distribuição de um grupo de répteis na área demarcada, afim de comparar os impactos causados pela alteração no Código Florestal.

Roteiro de Discussão O que acontecerá com os grupos após a mudança no Código Florestal? Por quê? Quais aspectos da biologia dos répteis que ajudam a entender sua distribuição geográfica e a restrição de habitats? Qual a eficácia das medidas compensatórias do Código Florestal? Qual o impacto de reflorestamento com espécies exóticas? Que alternativas poderiam ser sugeridas para diminuir os impactos? Discussão a respeito de formas de participação ativa nas decisões relacionadas a conservação da biodiversidade (audiências públicas...)