O príncipe dos meios de comunicação no deserto

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Transcrição da apresentação:

O príncipe dos meios de comunicação no deserto Capítulo 15 Fernanda Carradore Júlia Andreatta

AL ALWEED O príncipe Al Alweed – magnata das mídias árabes; Influência da cultura capitalista dos EUA – traz o modelo americano para os países árabes; Através dos meios de comunicação, quer ser o homem mais poderoso da Arábia; Possui controle da rede televisiva (mais de 20 canais), rádio, internet etc... Possui controle de rede televisiva (mais de 20 canais), rádios, internet; Rotana - 1987 – empresa de mídia e entretenimento; Divulgação da cultura através dos meios de comunicação.

RUPTURA DA TRADIÇÃO Conflitos religiosos X Visão capitalista; Qual a real motivação para mercantilização da cultura?; Liberalismo X Controle cultural; “Um pop americanizado em árabe”; A “hipocrisia” do entretenimento. Favorecer a modernização do mundo Árabe

MONOPÓLIO DA CULTURA Limitação do cinema no território; Quem escolhe, produz, distribui, entrevista, vende e até consome é a mesma pessoa Censura no cinema árabe e a distribuição dos filmes; Falta de acesso a informação - 30% de analfabetismo; Egito defende a cultura de massa; Modelo europeu x modelo americano.

“É aonde chegamos, quase no fim de nossa longa investigação “É aonde chegamos, quase no fim de nossa longa investigação. Para se tornar mainstream e falar a todo mundo será necessário privilegiar o entretenimento e valorizá-lo sinceramente? Será necessário apostar no star-system, e não nos autores? Abandonar os próprios valores, a própria arte, a própria identidade? Para ser universal é preciso deixar de ser nacional? Eu precisava viajar à Europa, nesse fim de caminho, para entender de que maneira, no velho continente, pátria da cultura ocidental e de seus valores, deixamos de querer ser mainstream”.