SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Advertisements

PROFESSORA LÚCIA BRASIL
ENEM 2010 Profa. Lorhaine F. do Amaral
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Linguagens & Códigos no ENEM
Dicas básicas pra uma boa dissertação Prof. Guga Valente
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Uma conversa sobre as proposições do ENEM:
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010

AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Rede Romano de Educação
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Prova Discursiva TRT - Curitiba.
Redação para ENEM CASDVest 2014.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Prof. Maria Cristina Martins
Claudio Paris – Magrão 22/09/2009 ENEM PESSOA 2009 Claudio Paris – Magrão 1.
Redação para ENEM CASDVest Redação para ENEM CASDVest 2013.
PRODUÇÃO TEXTUAL PREPARAÇÃO PARA O ENEM.
Gonzagueanos no ENEM Você na UNIVERSIDADE!
Prof.ª Irislane Figueiredo
Prof.ª Irislane Figueiredo
Redação UEM Gêneros textuais
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
DE OLHO NO ENEM! Heloisa Tavares Professora de Redação e Expressão
Prof. Edilson História Prof. Edilson História NOVO ENEM 2009.
Nacional ou importada: qual é a cara do brasil?
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
O NOVO ENEM: UM EXAME DIFERENTE. O Enem é um exame: individual; de caráter voluntário; é obrigatório, no caso de pleitear uma vaga em instituição que.
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
O título no texto dissertativo Se o título for solicitado, ele será obrigatório. Caso não seja colocado na redação, algo será perdido por isso. Não muito.
Por quê??? Tenho certeza de que se trata de uma brincadeira. Preciso acreditar nisso!!!
Texto Dissertativo Argumentativo
Introdução à Educação Física Educação Física Prof. Esp
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Prof. Benedito Salazar Sousa
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
Análise crítica do discurso aplicada a redações 2/2012
Dicas do ENEM Redação Dissertativo - Argumentativa
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
As 5 competências da Redação no ENEM
PROVA BRASIL 2015.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. SOLUÇÃO.
Texto dissertativo-argumentativo
Como redigir um bom texto?
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
A produção de textos e o ENEM
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.
CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Produção textual - Enem
Transcrição da apresentação:

SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM Departamento de Língua Portuguesa

Prova de Redação do Enem A redação do ENEM deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Competências As cinco competências avaliadas na parte objetiva da prova são também avaliadas na redação, traduzidas para uma situação específica de produção de texto, conforme especificado a seguir:

Parte Objetiva I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II. Construir e aplicar conceitos da várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Redação Competência I Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Correção Ortográfica Gramatical (COG)

Competência II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Adequação ao Tema e ao Gênero (ATG)

Competência III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Seleção e Organização Argumentativa (SOA)

Competência IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. Coesão Textual (CT)

Competência V Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Adequação da Solução (AS)

Importante! Cada competência será avaliada por quatro critérios correspondentes aos conceitos insuficiente, regular, bom e excelente, convertidos, respectivamente, em níveis 1, 2, 3 e 4. Esses níveis serão representados por pontos, respectivamente, 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0.

A nota global da redação será dada pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação. Será feita mudança de nível, em cada critério, de acordo com os casos a seguir: → nenhum erro: nível 4 (excelente) → de 1 a 3 erros: nível 3 (bom) → de 4 a 6 erros: nível 2 (regular) → 7 ou mais erros: nível 1 (insuficiente)

Será atribuída nota ZERO à redação que se enquadrar em algum dos seguintes conceitos: Aparecer em forma de poema; Não atender à proposta da prova (tema e estrutura); Apresentar-se ilegível; Ferir os direitos humanos. Apresentar palavrões, desenhos ou outras formas propositadas de anulação. Estiver totalmente em branco; Possuir somente sete linhas escritas.

O mínimo continuará sendo 20 (vinte) linhas escritas. Para cada linha não escrita, será descontado 0,5 ponto. Não deixe grandes espaços entre as palavras nem linhas em branco entre os parágrafos. Os espaços em branco serão convertidos em linhas não escritas para efeito de desconto.