EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Coordenação.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
1) Ciências da Saúde/Capes: Tabela das Áreas de Conhecimento
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
Adequações/Adptações Curriculares
um desafio contemporâneo
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Legislação.
Programa TEC NEP SEMTEC - SEESP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
CompetÊncias Profissionais
Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Conferência Municipal de Educação
Educação Especial Aula 7
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
AEE, PPP e acessibilidade na escola

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Campina Grande Outubro 2015
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
O Ensino de Ciências no Contexto da Educação Inclusiva Prof.ª Ana Carla Beja IFRJ – Campus Duque de Caxias.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Inclusão O que é Inclusão? É somente colocar uma criança com deficiência na escola?
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais. - É considerada como um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento.

Educação Superior Educação Básica Ensino Médio Ensino Fundamental Especial Educação Superior Educação Básica Ensino Médio Ensino Fundamental Educação Infantil

apresentam necessidades educacionais especiais nas A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO SUPERIOR “A inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais nas Instituições de Educação Superior implica a modernização e a reestruturação de suas condições atuais, de forma que possa se adequar às exigências de uma sociedade aberta à diversidade, que rejeita preconceitos e barreiras.”

LEGISLAÇÃO QUE AMPARA O ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 1679, DE 2 DE DEZEMBRO DE 1999 DISPÕE SOBRE OS REQUISITOS DE ACESSIBILIDADE DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS, PARA INSTRUIR OS PROCESSOS DE AUTORIZAÇÃO E DE RECONHECIMENTO DE CURSOS, E DE CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES.

Art.2º A Secretaria de Educação Superior estabelecerá os requisitos que trata Do acesso de portadores de deficiência física e sensorial (auditiva e visual) ao ensino superior; Das condições básicas de mobilidade; Da utilização de equipamentos e instalações das instituições de ensino.

A acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais permite transpor: - Barreiras Arquitetônicas Urbanísticas – existentes nas vias publicas e nos espaços de uso público; - Barreiras Arquitetônicas na Edificação – existentes nos interiores dos edifícios públicos e privados; - Barreiras nas Comunicações - podem ser eliminadas adotando –se códigos como o Braille, tipos de letras ampliadas, lingua de sinais, legendas, etc; Barreiras curriculares - existentes no currículo escolar(organização, objetivos, conteúdos, avaliação, procedimentos didáticos, atividades); - Barreiras Atitudinais – ocasionadas pelas atitudes das pessoas frente as deficiências e diferenças, como conseqüência da desinformação e preconceito.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES -Na formação inicial de todos os professores, em nível médio ou superior que lhes possibilitem desenvolver processos de ensino e aprendizagem, em classes comuns da educação básica (formação generalista) -Na formação de professores de educação especial para o atendimento a uma categoria específica de necessidade, em nível superior -Na formação de professor dos professores e de outros profissionais especialistas no planejamento, na gestão e na supervisão da educação, em nível de pós-graduação

PORTARIA Nº 1793, DE DEZEMBRO DE 1994 O Ministro de Estado da Educação e do Desporto resolve: Art.1.º Recomendar a inclusão de uma disciplina relativa ao PNEE, prioritariamente, nos cursos de Pedagogia, Psicologia, e em todas as Licenciaturas. Art.2.° Recomendar a inclusão de conteúdos desta disciplina nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social; Art.3.º Recomenda a manutenção e expansão de estudos adicionais, cursos de graduação e de especialização já organizados para as diversas áreas da Educação Especial.