SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MASTER ANGLO DE ARARAQUARA (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS
Advertisements

Processos de Separação de Misturas
Métodos de Separação de Misturas.
Trabalho de Química Análise Imediata.
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
Separação de Misturas Heterogêneas 1) catação:
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Substâncias e Métodos de Separação
Processos de separação
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Obtendo substâncias puras através de misturas
“Classificação da matéria”
Processos de separação de misturas PROF. GIL KENEDY
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
Processos de separação de Misturas
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Aula: Processos de separação de misturas.
Processos de separação de Misturas
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Prof. DIEGO MAINARDI 1 1.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Prof. João Batista de Castro.
Escola Modelo, Construindo o Futuro!
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA MISTURAS HETEROGÊNEAS – 2 fases ou mais Catação: Separação de sólidos de diferentes tamanhos, cores, formas...
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Processos de Separação de Misturas. Análise Imediata Conjunto de Processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS 2016 Profº Tiago. 2 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar.
QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
O que é mistura ➲ Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em cada um dos componentes.
Propriedade dos Materiais
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:
Soluções: conceito e classificação
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Filtração comum
Processos de separação
Processos de Separação de Misturas
Extração Líquido-Líquido
Separação de misturas:
Substâncias e Misturas
Coagulação / Floculação
Professora: Ellen Lima
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Química Ensino Médio, 1º ano MISTURAS E PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
Sistemas, fases e misturas Massa molecular, quantidade de matéria.
Análise Imediata Aula 04 Fábio Costa.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado.
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
Sistema Substância pura Mistura Homogênea Heterogênea Homogênea Heterogênea 1 estado físico + de 1 estado físico 1 fase + de 1 fase.
Processo de Separação de Misturas
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
Extração Líquido-Líquido
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
Análise imediata PROF. Thamilis aguiar.
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Transcrição da apresentação:

SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização bem definida, dependendo do tipo e das propriedades dos componentes da mistura. A aplicação destes processos deverá ser pensada caso a caso. Poderão haver misturas que necessitem de mais do que um processo para a completa separação dos seus constituintes

Mistura heterogênea (sól.-sól.) Catação: Método baseado na diferença de tamanho e de aspectos visíveis das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Um dos sólidos é retirado com pinças ou com as mãos. Ex: mistura de feijão e impurezas.

Mistura heterogênea (sól.-sól.) Peneiração: Utilizado quando uma mistura de sólidos granulados, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente, é colocada sobre uma peneira e submetida à agitação. Ex: mistura de areia fina e pedregulhos.

Mistura heterogênea (sól.-sól.) Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Mistura heterogênea (sól.-sól.) Flotação (Sedimentação fracionada): O sólido mais leve (menos denso) flutua em um líquido, enquanto o mais denso sedimenta. Ex: serragem e areia, por adição de água. Na mineração, para separar a areia do minério. Neste caso, o minério é pulverizado e tratado com óleo para flutuar na água.

Na mineração, para separar os minérios de suas impurezas, tritura-se a rocha e adiciona-se óleo, promovendo neste a fixação das partículas do minério. Juntando-se água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície e as impurezas ficam no fundo da vasilha. No tratamento de esgoto, é injetada microbolha (ar+água) de baixo para cima, fazendo com que os flocos (material orgânico separado por reação química) dispersos no canal de tratamento fiquem na superfície, podendo ser removidos através de pás raspadoras. A flotação também pode ser um método de fracionamento entre sólidos, como é feito na reciclagem de plásticos, por exemplo.

Mistura heterogênea (sól.-sól.) Dissolução fracionada: Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinado líquido. Primeiro, adiciona-se um líquido que dissolva apenas um dos sólidos. Depois, filtra-se a mistura e o filtrado é submetido a aquecimento, para eliminar o solvente. Ex: sal e areia

SUBLIMAÇÃO Sublimação fracionada: Usada para purificar substâncias que sofrem sublimação facilmente. Ex: cânfora, iodo e naftaleno.

Mistura heterogênea (sól.-líq.) Decantação: Quando a água barrenta é colocada em repouso, a terra tende a se depositar no fundo do recipiente. A decantação é o processo no qual as fases se separam devido a uma diferença de densidades.

Mistura heterogênea (líq.-líq.) Decantação: Ex: água e óleo, ou água e bromo.

Mistura heterogênea (sól.-líq.) Filtração comum: É a retenção de um sólido através de uma superfície porosa (filtro). Utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido é relativamente grande em relação ao tamanho dos poros do papel de filtro. Ex: água e areia.

Mistura heterogênea (sól.-líq.) Filtração a vácuo: Quando o sólido e o líquido formam uma mistura de difícil filtração, como é o caso da água com farinha, pode-se acelerar o processo por meio da filtração a pressões reduzidas. Nesse processo utiliza-se o funil de Büchner e o Kitassato.

A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se. Essa é uma das primeiras etapas do tratamento de água.  Tratamento de piscinas

O sulfato de alumínio é adicionado à água com o óxido de cálcio (CaO), ocorre então, uma transformação química que forma uma substância gelatinosa, o hidróxido de alumínio. As partículas de sujeira sofrem uma aglutinação e “grudam” no hidróxido de alumínio, formando flóculos, ou flocos, sólidos de tamanho maior.

Mistura heterogênea (líq.-líq ou sól.-líq.) Centrifugação: É uma maneira acelerada de se realizar a decantação. Ex: separação dos diversos componentes do sangue.

CRISTALIZAÇÃO ( MISTURA HOMOGÊNEA) Cristalização fracionada: A mistura de sólidos é dissolvida em água e a solução é submetida à evaporação. Quando a solução ficar saturada em relação à um componente, acarretará a cristalização gradativa do mesmo, que se separará da solução. A solução, contendo o componente cuja saturação ainda não foi atingida, fica sobre os cristais do outro e é chamada água-mãe de cristalização.

Extração de NaCl da água do mar, nas salinas. EVAPORAÇÃO Extração de NaCl da água do mar, nas salinas.

Mistura homogênea (sól.-líq.) Destilação simples: Funciona quando, no aquecimento de uma mistura homogênea de um líquido + um sólido, apenas o líquido vaporiza. Assim, os vapores atingem a região fria (condensador), ocorrendo a passagem para o estado líquido. Ex: água e sal de cozinha.

DESTILAÇÃO SIMPLES

Mistura homogênea (líq.-líq.) DESTILAÇÃO FRACIONADA à medida que os vapores sobem pela coluna de fracionamento, eles vão se tornando cada vez mais ricos no componente mais volátil, que será recolhido pelo condensador.

Outros Processos Cromatografia: Nesse processo, os componentes de uma mistura de sólidos em solução são separados e identificados pela cor. Em dos primeiros processos usados foi a cromatografia em papel. Ex: tinta da caneta.

CROMATOGRAFIA EM COLUNA