O Superando Barreiras Técnicas às Exportações com a ajuda do Inmetro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

José Augusto A. K. Pinto de Abreu Guia de Boas Práticas da Regulamentação proposta de temas e processo de desenvolvimento.
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
O Turismo e os Direitos do Consumidor
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Alimentos: qualidade e modos de vida
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Contrato Com o Futuro agronegócio é câmbio a ordem é garantir a segurança alimentar e exportar a produção excedente preparar terreno:OMC,ALCA, MERCOSUL.
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde
V Encontro Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos
Superando Barreiras Técnicas às Exportações com a ajuda do Inmetro
Diretor Substituto da Qualidade
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações
Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
IV Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-I Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços Divisão.
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
Programa de Apoio a Inserção Internacional das PME´s Brasileiras
Superando Barreiras Técnicas às Exportações com a ajuda do Inmetro
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Diretoria da Qualidade do Inmetro
ACORDO MSF A pesquisa confirmou que os requerimentos sanitários e fitossanitários constituem o maior obstáculo à exportação de produtos agrícolas e alimentícios.
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Rodrigo Carvalho Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial Secretaria de Tecnologia Industrial REACH REACH Andamento das discussões sobre o.
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Gestão da Qualidade.
Necessidades Relativas a Metrologia
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
Grupo – Brasil Produtos Químicos para Consumo & Transporte Talller subregional de América Del Sur sobre Comunicación de Peligros Químicos y Aplicación.
Ana Luisa Guéron y Ricardo Fermam Inmetro / Brasil Montevideo, de marzo de 2006 TALLER REGIONAL DE LA ALADI SOBRE LA APLICACIÓN DEL ACUERDO OTC Punto.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.

PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Política Industrial e Competitividade Armando Mariante Presidente do Inmetro.
Avaliação da Conformidade
Especialista em Metrologia e Qualidade Sênior
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Semana da Qualidade Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e sua Importância na.
Grupo – Brasil Agroquímicos & Químicos Industriais Talller subregional de América Del Sur sobre Comunicación de Peligros Químicos y Aplicación del SGA.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
Qualidade e a ISO 9001.
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
Barreiras Técnicas às Exportações: O Papel do Inmetro Paulo Ferracioli CTA, 22 de julho de 2003 SEMINÁRIO DE METROLOGIA AEROESPACIAL.
BARREIRAS PARA O LIVRE COMERCIO
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
ACORDO SOBRE BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO TBT AGREEMENT.
Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ALFREDO LOBO Diretor.
Transcrição da apresentação:

O Superando Barreiras Técnicas às Exportações com a ajuda do Inmetro O Inmetro como Ponto Focal de Barreiras Técnicas da OMC Flávia Alves Recife, 15 de Julho de 2010

Atividades do Inmetro Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal Avaliação da Conformidade Acreditação de Organismos e Laboratórios Ponto Focal de Barreiras Técnicas da OMC

Atividades do Inmetro • Metrologia Científica - é a parte da metrologia que trata da organização e desenvolvimento de padrões de medida e sua manutenção nos níveis mais elevados. • Metrologia Legal - é a parte da metrologia que assegura o adequado funcionamento dos instrumentos de medição usados na indústria bem como na produção e nos ensaios. • Acreditação – responsável pela acreditação de laboratórios, organismos de certificação e organismos de inspeção.

Metrologia é importante para o Comércio Internacional? Sem a metrologia não haveria como vender a safra de soja, por exemplo, pois quem garantiria que estamos vendendo toneladas de soja? Como vender peças de máquinas ou componentes eletrônicos que não possuem intercambialidade? Como comprar gás ou petróleo sem saber a quantidade em volume que estamos adquirindo?

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Procedimento utilizado para, direta ou indiretamente, atestar que os requisitos dos regulamentos ou das normas técnicas são cumpridos. São avaliados: sistemas, produtos, serviços e pessoal.

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE IMPORTÂNCIA Concorrência justa Estímulo à melhoria contínua da Qualidade Proteção ao consumidor Incremento das exportações Fortalecimento do mercado interno Agregação de valor a marcas de produtos Os benefícios são para todos os segmentos da sociedade.

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Compulsória É exercida pelo Estado, através de uma autoridade regulamentadora, quando se entende que o produto, processo ou serviço pode oferecer riscos à segurança do consumidor ou meio ambiente, ou ainda quando o desempenho do produto, se inadequado, pode trazer prejuízo econômico à sociedade. Voluntária É utilizado por fabricantes ou importadores para agregar valor ao produto, representando uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Exemplos de Programas de Avaliação da Conformidade Voluntários Certificação Florestal Produção Integrada de Frutas

Princípios: Programa Relativo a Certificação de Manejo Florestal e Rotulagem da Cadeia de Custódia - CERFLOR Princípios: Racionalidade no uso de recursos florestais em busca da sua sustentabilidade Zelo pela biodiversidade Respeito ao meio ambiente Desenvolvimento econômico e social Comprometimento com a tecnologia de ponta

CERFLOR Exemplo de Propaganda que começa a ser veiculada em revistas semanais

PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS – PIF Princípios: Avaliar o processo da semente à fruta embalada Minimização de agroquímicos Sustentabilidade ambiental Segurança alimentar

Produção Integrada de Frutas http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/pif/pif.pdf

Outro Exemplo de Programa de Avaliação da Conformidade Voluntário

Exemplo de Programa de Avaliação da Conformidade Compulsório Etiquetagem - Identifica o desempenho do produto Eficiência Energética: Lâmpada Fluorescente Compacta Máquinas e Aparelhos de Ar-condicionado Refrigeradores e Congeladores ("Freezers") Motores Elétricos Trifásicos Máquinas de Lavar Fogões de Cozinha

Outros Exemplos de Programas de Avaliação da Conformidade Compulsórios Preservativo Masculino Capacete Extintor de Incêndio Brinquedos

EXIGÊNCIAS TÉCNICAS Regulamentos técnicos: estabelecidos pelo governo (caráter compulsório) Normas técnicas: requisitos de mercado (caráter voluntário) Procedimentos de avaliação da conformidade: conjunto de processos técnicos utilizados para comprovar se os regulamentos e normas estão sendo cumpridos

EXEMPLOS DE EXIGÊNCIAS TÉCNICAS Rotulagem Especificações de inflamabilidade Eliminação de substâncias cancerígenas

TRANSPARÊNCIA E INFORMAÇÃO Rotulagem - Alimentos TABELA NUTRICIONAL TRANSPARÊNCIA E INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR 18

Eliminação de Substâncias Cancerígenas (corantes azóicos) Diretriz da União Européia que limita a entrada de artigos tingidos com corantes azóicos Proteger a saúde da população européia de doenças cancerígenas Empresas produtoras de corantes e pigmentos apresente uma declaração de atendimento as exigências dessa Diretriz

Barreiras Técnicas São barreiras não tarifárias derivadas de: normas, regulamentos técnicos ou procedimentos de avaliação da conformidade não transparentes ou não embasados em normas internacionais inspeções excessivamente rigorosas

Acordo TBT/OMC: escopo Aplica-se a ... Produtos industriais e agrícolas Não se aplica a ... Serviços Compras governamentais Medidas sanitárias e fitossanitárias

O Acordo TBT/OMC: princípios Prevenção de barreiras técnicas Não-discriminação e Tratamento Nacional Harmonização de regulamentos técnicos Reconhecimento mútuo de procedimentos de avaliação da conformidade Transparência

Acordo TBT/OMC: objetivos legítimos Proteção da saúde e segurança humanas Proteção da saúde e da vida animal e vegetal Proteção do meio ambiente Prevenção de práticas enganosas Imperativos de segurança nacional

Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio Artigo 10 - Informação sobre Regulamentos Técnicos, Normas e Procedimentos de Avaliação da Conformidade: Estabelecimento de Centros de Informação (Enquiry Points) INMETRO Ponto Focal do Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio

Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações Apoiar as Pequenas e Médias Empresas Brasileiras na superação dos obstáculos técnicos às suas exportações. O principal problema das PMEs: informação!!!

Ponto Focal do Brasil para a OMC Serviços do Inmetro que apóiam a superação das barreiras técnicas às exportações Ponto Focal do Brasil para a OMC Oferece serviços na Internet para o exportador brasileiro: Alerta Exportador! Solicite Informações Denuncie Barreiras Técnicas! Perguntas mais Frequentes Informações “Países x Produtos” Consulta as notificações Número de usuários cadastrados: mais de 8.000 26

Indicadores do Ponto Focal de Barreiras Técnicas da OMC 27

www.inmetro.gov.br

www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas

Empresário, Exportador, Consultor, Estudante (todos com interesse no Comércio Internacional !) se cadastram e definem: países produtos Sempre que há uma nova notificação, o sistema verifica os perfis dos inscritos e envia a informação por e-mail.

Torne-se mais um assinante do Alerta Exportador ! Preencha a ficha que está sendo distribuída e depois entregue no stand do Inmetro ou ao funcionário que está distribuindo e concorra a 2 exemplares do livro - “Medida Normalização e Qualidade” – que conta a história da Metrologia e Avaliação da Conformidade no Brasil. 32

Solicite Informações Vale qualquer pergunta sobre exigências ou barreiras técnicas dos países para os quais se quer exportar!

“...gostaria de saber se é possível receber todo material que regulamenta a rotulagem de alimentos para o República Eslovaca.” “... Quais são as barreiras técnicas hoje existentes para carnes brasileiras...” “... desejo exportar artesanato para a União Européia”

Denuncie Barreiras Técnicas e Comente as Notificações recebe-se a denúncia do exportador ou comentário (dúvida) a notificação os técnicos do Ponto Focal analisam a consulta negocia-se com o Ponto Focal do país questionado a suspensão ou adaptação do “futuro” regulamento

Consulta: “Madeira”

45

46

47

48

OBRIGADA!!! www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas barreirastecnicas@inmetro.gov.br