Centro de Competência CRIE FCUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
AUTOAVALIAÇÃO.
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Educação e Tecnologias
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Transcrição da apresentação:

Centro de Competência CRIE FCUL http://cccrie.fc.ul.pt Planos TIC nas Escolas 20 Dezembro 2007 Centro de Competência CRIE FCUL http://cccrie.fc.ul.pt

Reunião C. Executivos 20 Dez 07 boas vindas os focos prioritários de trabalho o sentido e objectivo desta reunião o que fizemos e o que nos propomos o Plano TIC – o que é e o que exige Protocolo de colaboração Café Reunião C. Executivos 20 Dez 07

CRIE / DGIDC Computadores Redes e Internet nas Escolas

Reunião C. Executivos 20 Dez 07 Antecedentes… Projecto MINERVA (1986-1996) Programa Nónio (1998-2004) Programa EduTIC CRIE (2005-…) Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Princípios As TIC como recurso para a transformação das práticas na escola e não para o simples reforço da eficácia dos meios existentes

Princípios TIC como catalizador de inovação: • novos objectivos e formas para a educação • novas concepções acerca da natureza do conhecimento da aprendizagem das relações pedagógicas

Princípios TIC como catalizador de inovação: • novas formas de educação emergentes dos meios existentes e da necessidade de educar as crianças e os jovens para (e numa) cidadania crítica – educação para a sustentabilidade • novas concepções acerca da natureza do conhecimento, da aprendizagem, das relações pedagógicas , do papel do professor, do papel dos pais, etc

Princípios • novas formas de viver a escola através do desenvolvimento de interfaces com outras escolas e com outros espaços educativos (centros de recursos, bibliotecas, etc) • novas formas de organização dos espaços e dos tempos • uma perspectiva da formação dos professores que inclui a sua participação intensa e rejeita uma visão consumista da formação

Princípios - valorização do papel dos Conselhos Executivos - valorização do papel dos agrupamentos de escolas

CC CRIE FCUL espaços de divulgação e trabalho Site do Centro de Competência http://cccrie.fc.ul.pt Plataforma Moodle do Centro de Competência http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/ Reunião C. Executivos 20 Dez 07

2006/2007 Acompanhamento dos Portáteis 58 Escolas/Agrupamentos Seminários (FCUL) Dinamização (escolas) Sessões práticas (nas escolas) Apresentações electrónicas Blogues e Sites Utilização educativa Moodle TIC e Matemática TIC e Física 31 escolas 124 professores (de 1 a 14 da mesma escola) 7 escolas anfitriãs Reunião C. Executivos 20 Dez 07

2007/2009 Acompanhamento dos Planos TIC 81 Escolas/Agrupamentos Apoio ao desenvolvimento dos Planos TIC consultadoria na: - concepção - desenvolvimento - avaliação Projectos dos Portáteis uma das vertentes desse Plano TIC Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Acompanhamento dos Planos TIC DezembroJaneiro Coordenadores TIC Plano TIC FCUL e escolas Moodle FCUL Coord TIC email Janeiro Fevereiro Março Abril Maio (?) Professores das equipas/escolas Sessões práticas em escolas Moodle FCUL (várias) (Janeiro -Março) Abril Trocas de experiências Maio Junho Avaliação e Relatórios FCUL /escolas Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Reunião C. Executivos 20 Dez 07 para os professores em geral Sessões práticas + Seminários Quadros Interactivos (Geral, Mat, FQ, Hist, Ciências) Web 2.0 (blogs, wikis, googlepages,…) Pesquisar na net Linguagem de programação (Scratch) Ligar escolas a Projectos Grupos de Trabalho no Moodle Matemática (vários níveis) - Scratch - Applets Ciências - Actividades experimentais Latitude60! Gripe.net Alterações climáticas Rocha Amiga E-twinning Apoio a necessidades específicas Utilização educativa do Moodle Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Curricular na sala de aula Interagir com o exterior Preocupações e Vertentes de trabalho Sessões práticas (para professores) Curricular na sala de aula Interagir com o exterior Colaborar Ética na net Quadros Int (geral) - (1+) 3 Quadros Int (áreas) - 5 Web 2.0 (blogs) - 2 Web 2.0 (google pages) - 2 Web 2.0 (wikis) - 2 Programação (scratch) - 2 Moodle na escola - 3 Pesquisar na net - 1 Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Reunião C. Executivos 20 Dez 07 com os Coordenadores TIC - Apoio à elaboração do Plano TIC Presencial na FCUL com marcação prévia À distância na plataforma Moodle do Centro de Comp - Apoio ao desenvolvimento Trocas de experiências - por zonas geográficas, em escolas - na plataforma Moodle do Centro de Comp Apoio Personalizado - presencial, na escola (esporádico) - Apoio à avaliação À distância (na plataforma Moodle) Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Grupos de Escolas Troca de experiências de Coordenadores Grupo 1 – Alenquer, Azambuja, V. F. Xira Grupo 2 – Linha de Sintra Grupo 3 – Loures Grupo 4 – Odivelas Grupo 5 – Lisboa Oriental Grupo 6 – Lisboa Centro Grupo 7 – Lisboa e Seixal Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Reunião C. Executivos 20 Dez 07 Plano TIC da Escola/Agrupamento Gestão, negociação, construção conjunta nos Agrupamentos envolve Escolas do 1º ciclo e J. de Infância pressupõe equipas de trabalho Partilha de responsabilidades, colaboração Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Identificar o sentido local e global das actividades na escola Plano TIC (até 2009) Conteúdo vs forma (enviado até final de Jan 07) O que faz sentido para a escola => diagnóstico (identificar problemas, necessidades, condições) Quadro de objectivos limitado e exequível (no tempo e nas condições) Etapas de concretização / cronograma Vertentes de desenvolvimento Forma quantificável o que pretendem atingir (no possível) Plano Tecnológico da Educação - para onde caminhamos, - em que colectivo estamos enquadrados Identificar o sentido local e global das actividades na escola Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Reunião C. Executivos 20 Dez 07 Plano TIC - o que exige dos Coordenadores TIC (equipas) - um papel forte de: - coordenação (pedagógica e não é só técnica) - comunicação (dentro da Escola e com o C. Competência) - uma postura - atentos, participativos, com iniciativa (na Escola, com o C. de Competência e com o CRIE) da Escola (gestão e colegas) - tomada de decisões (condições e opções negociadas) - co-responsabilidade (esforços conjuntos e coordenados) do Centro de Competência (equipa) - apoio e iniciativa (decorrente da interacção com escolas e com o CRIE) Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Protocolo Escola - FCUL vínculo de trabalho e de colaboração instrumento para agilização de processos elemento de apoio à legitimação de decisões Reunião C. Executivos 20 Dez 07

Modelo Devolver ao CC-CRIE-FCUL com sugestões de alteração analisar elementos de ordem genérica propor alterações especificação outras actividades de colaboração ... Devolver ao CC-CRIE-FCUL com sugestões de alteração Reunião C. Executivos 20 Dez 07