Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência CRIE - FCUL
Plano da sessão O que são? No centro CRIE – FCUL Visita guiada Para quê? Que princípios? Que papel queremos ter e fomentar? Como o pomos em acção? O que querem experimentar? Pequeno grupo Mãos à obra… Pequeno grupo
O que são? Espaços de trabalho colaborativo que proporcionam: ferramentas que permitem: expressar ideias, participar em diálogos múltiplos e à vista, partilhar em projectos tanto síncrones como assíncrones funcionalidades várias: salas de chat, partilhar documentos, publicação de blogs, wikis, HTML
Moodle Software open-source Sistema de gestão de ensino e aprendizagem Funcionalidades com forte componente de participação, comunicação e colaboração entre formandos, formadores e pares. Oferece ferramentas de: discussões de fórum, envio e/ou realização online de trabalhos, construção de lições, chats, wikis, glossários, etc. avaliação
Princípios (do Moodle) Perspectiva de ensino-aprendizagem construtivista social ( em comunidades baseadas na Internet ) proporciona aspectos pedagógicos não contemplados anteriormente nas plataformas de e-learning O conhecimento é construído e não só transmitido de uma forma rígida pelos livros ou professores A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos que todos construem em conjunto partilha de papeis (dinamizador, aluno, participante,…) mudança de papeis (fonte de saber, influenciador, moderador Neste sistema o professor cria um ambiente para ajudar o aluno a construir o conhecimento a partir das suas capacidades e saberes
Plataformas – dois sistemas
Exemplos em Plone
Exemplos em Moodle
Recepção na Plataforma – o que é que ela diz?
Grupos com propósitos aprendizagem decorre da participação Para os de dentro Organização Temas/Grupos de trabalho Resposta a necessidades que se levantam à vista Transparência Orientações claras Apelo à participação mas sem a forçar Atenção ao que acontece Explicitamente (dar resposta a…) Implicitamente (re-orientar, perceber o que funciona ou não, re- organizando…) Manter disponível o conteúdo ( mesmo quando fora de prazo ) Para os visitantes Transparência Acessibilidade Aberto a: aceder ao que existe entrar na conversa
Visitante em Ribamar tem acesso a… e isso diz que…
O visitante / participante da disciplina pode…
Dinamizador da disciplina pode…
Dinamizador da disciplina pode…
Disponível para trabalhar…
Ferramentas de trabalho…
Ferramenta – Forum Hiperligações
Ferramenta – Foruns
Ferramenta - Recurso
Ferramenta – Configuração
Definir dinamizadores
o que pensamos Então o que pensamos sobre isto? Vale a pena explorar? O que antecipo como útil? Em que contexto e com quem quero experimentar? Que papel quero ter? Mãos à obra! E divirtam-se…