Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Ferramentas de comunicação Trabalho Desenvolvido no Âmbito da Acção de Formação – E-Formadores - Prof2000 (Turma2) Tutoriais (materiais de apoio) na formação.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Contexto de Educação a Distância
Fundamentação Teórica
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação do século XXI
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Se é professor, provavelmente ouviu falar muito sobre Educação do séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
O uso de novas mídias nas escolas
Generalidades sobre e-learning
Exploração de Recursos Virtuais Teresa Silva Teresa Faria Madalena Santos
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Blogues podem ser úteis na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 15 Março 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
WEBCASTS EDUCAÇÃO 2012 Bem-Vindos ao Ciclo Webcasts Educação 2012! Ainda não estamos a transmitir. A sessão tem início às 18h00.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre…
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Se é professor ou formador, provavelmente já ouviu falar sobre Educação do século XXI Software social e e-learning.
Moodle.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Ferramentas de comunicação
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Ferramenta de ensino on-line Este apresentação foi adaptada de um documento produzido por José Oliveira.
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Formação de Tutores a Distância
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS. FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA - PEAD INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Web e suas Ferramentas.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência CRIE - FCUL

Plano da sessão O que são? No centro CRIE – FCUL Visita guiada Para quê? Que princípios? Que papel queremos ter e fomentar? Como o pomos em acção? O que querem experimentar? Pequeno grupo Mãos à obra… Pequeno grupo

O que são? Espaços de trabalho colaborativo que proporcionam: ferramentas que permitem: expressar ideias, participar em diálogos múltiplos e à vista, partilhar em projectos tanto síncrones como assíncrones funcionalidades várias: salas de chat, partilhar documentos, publicação de blogs, wikis, HTML

Moodle Software open-source Sistema de gestão de ensino e aprendizagem Funcionalidades com forte componente de participação, comunicação e colaboração entre formandos, formadores e pares. Oferece ferramentas de: discussões de fórum, envio e/ou realização online de trabalhos, construção de lições, chats, wikis, glossários, etc. avaliação

Princípios (do Moodle) Perspectiva de ensino-aprendizagem construtivista social ( em comunidades baseadas na Internet ) proporciona aspectos pedagógicos não contemplados anteriormente nas plataformas de e-learning O conhecimento é construído e não só transmitido de uma forma rígida pelos livros ou professores A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos que todos construem em conjunto partilha de papeis (dinamizador, aluno, participante,…) mudança de papeis (fonte de saber, influenciador, moderador Neste sistema o professor cria um ambiente para ajudar o aluno a construir o conhecimento a partir das suas capacidades e saberes

Plataformas – dois sistemas

Exemplos em Plone

Exemplos em Moodle

Recepção na Plataforma – o que é que ela diz?

Grupos com propósitos aprendizagem decorre da participação Para os de dentro Organização Temas/Grupos de trabalho Resposta a necessidades que se levantam à vista Transparência Orientações claras Apelo à participação mas sem a forçar Atenção ao que acontece Explicitamente (dar resposta a…) Implicitamente (re-orientar, perceber o que funciona ou não, re- organizando…) Manter disponível o conteúdo ( mesmo quando fora de prazo ) Para os visitantes Transparência Acessibilidade Aberto a: aceder ao que existe entrar na conversa

Visitante em Ribamar tem acesso a… e isso diz que…

O visitante / participante da disciplina pode…

Dinamizador da disciplina pode…

Dinamizador da disciplina pode…

Disponível para trabalhar…

Ferramentas de trabalho…

Ferramenta – Forum Hiperligações

Ferramenta – Foruns

Ferramenta - Recurso

Ferramenta – Configuração

Definir dinamizadores

o que pensamos Então o que pensamos sobre isto? Vale a pena explorar? O que antecipo como útil? Em que contexto e com quem quero experimentar? Que papel quero ter? Mãos à obra! E divirtam-se…