Utilização educativa das TIC Cenários de trabalho Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL 9 Maio 2007 – EB 2, 3 Avelar Brotero.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Comunidades de Aprendizagem
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
Portfólio de Matemática
Esmeralda Oliveira 2 de Junho de 2010 Explorar, usar, contextualizar, pensar pedagógica e criticamente… Exploração e análise de ferramentas/recursos para.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
A minha primeira vez… com o GSP
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
O solo e as rochas.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Integração pedagógica das TIC
Exploração de Recursos Virtuais Teresa Silva Teresa Faria Madalena Santos
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Meteorologia e Estações Meteorológicas Centro Nónio Centro Nónio Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa sessão de trabalho.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Blogues podem ser úteis na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 15 Março 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Utilização educativa das TIC Cenários de trabalho Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL 2 Maio 2007 – EB 2, 3 António.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC
Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Utilização educativa das TIC Cenários de trabalho Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 14 Junho 2007 –
BIBLIOTECA ESCOLAR MESTRE DE AVIS ENDEREÇOS ELECTRÓNICOS (SITES) ÚTEIS Trabalho elaborado pelas docentes da BE: Águeda Agudo e Sandra Serrão (trabalho.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Centro de Formação do SIPE.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 1 ENCONTRO Universidade de Évora TIC – Uma experiência pedagógica Escola EB 1 da Mina (Amadora)
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
JORNADAS DE ABERTURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2008 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação com o Magalhães – Centro.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Formação de Tutores a Distância
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Transcrição da apresentação:

Utilização educativa das TIC Cenários de trabalho Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL 9 Maio 2007 – EB 2, 3 Avelar Brotero

Utilização educativa das TIC pressupõe… intenções comportamentos éticas contextos possibilita… porquê aqui e agora? actuar e aprender com as TIC audiências

Utilização educativa das TIC –1 computador e 1 projector além de expositivo, problematizador –Todos os alunos com computadores tirar proveito da diversidade de saberes –Alguns computadores para alguns alunos actividades diversificadas mas com sentido para o global –Dentro e fora da sala de aula tirar partido da portabilidade, responsabilizador Modalidades de utilização

Utilização educativa das TIC Tipos de actividades –Pesquisa ( exemplo ) exemplo Recolha de informação Tratamento de informação –Experimentação uso de applets e simulações (vários)applets e simulaçõesvários –Projectos (LATITUDE60!, Gripenet.pt, e-twinning, Clima) –Construção (individual e colaborativa – presencial e à distância) no Moodle (Wikis, Glossários, Bases de dados) enciclopedia enciclopedia Na Net –com blogues HistóriaHistória –em escrita colaborativa (Ribamar),Ribamar –no Google (Docs and Spreadsheets, GooglePages - Itinerários)Google Itinerários –Apresentações de trabalhos (para quê e para quem)

Utilização educativa das TIC -Onde e Quando? o que permite e o que exige; que tempo para planear, executar, partilhar -O quê? indicação clara do que se espera que façam -Como? questões que ajudam a focar no essencial, abertura ao diferente do previsto, contributo positivo mas que expande, fomentar a comparação e análise, abordar questões de ética -Para quê? fomentar trabalho mais complexo, explorar a diversidade, mobilizar para a comunicação e representação do conhecimento -Para quem? prever uma audiência mais ampla que faça sentido e que seja apelativa (pais, outros alunos fora da turma ou da escola, comunidade, na net,…) antes, durante e após condições físicas, recursos,… propostas, intervenção do professor Dar atenção a…

Utilização educativa das TIC Exemplos de questões a colocar quando apresentam O que é que fazias diferente do que fizeste? olhar auto-reflexivo Como podes explicar as diferenças que encontraste? atenção para a análise de épocas, processos, resultados,... Porque escolheste essa imagem para apresentar essa ideia? atenção para o conteúdo mas também para o modo de o comunicar Porque colocaste o endereço electrónico da imagem/texto? atenção para questões da ética O que é que eles podiam ter feito de diferente e porquê? orienta para um olhar construtivo sobre o trabalho dos outros

Utilização educativa das TIC

Utilização educativa das TIC Pesquisa Produção Ditadores e Ditaduras Prof. Mário Lourenço

Utilização educativa das TIC Moodle – espaço de trabalho e colaboração Funcionalidades orientadas para a: - participação, - comunicação, - colaboração Sistema online de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo (Learning Management System and Collaborative Work environment) Ferramentas: Foruns, chats, trabalhos, wikis, glossários,…

Utilização educativa das TIC Tópicos curriculares Ângulos, Circunferências (em port) Visualização de Sólidos (manipuláveis por rotação) Padrões (geométricos) (permite criar formas) Estatística (uma webquest) (aleatório) (simula de lançamento dados) Cálculo mental (recta numérica e representação algébrica, com números negativos e positivos) (factores primos) Matemática

Utilização educativa das TIC Tópicos curriculares fracções equações funções Vários Matemática

Utilização educativa das TIC Tópicos curriculares Ácidos, bases e pH Sobre a cor ( também para Educação Visual ) Caracterização de ondas (simulador de ondas) (ondas transversais e ondas longitudinais) Actividades experimentais (vários temas) Software livre para vários temas (faz-se download, usa-se sem internet) Física e Química

Utilização educativa das TIC Tópicos curriculares Projecto Gripenet.pt Projecto LATITUDE60! Projecto Clima e Alterações Climáticas Actividades experimentais (vários temas) Ciências da Natureza

Utilização educativa das TIC Tópicos curriculares Explorar formas tri-dimensionais (cortes de volumes) (construção e visualização de volumes) Criar com forma, cor e movimento (com videos) (sobre fotografia) (o global) Outros (geometria descritiva) Educação Visual e Tecnológica

Utilização educativa das TIC Nos Currículos ou nos Projectos Hist; Geog; Est do Meio Geog; Língua Portuguesa e estrangeira (ver, por exemplo, Art & Ecology – da pintura para o Clima) Vários interactivos com ligações às Artes Português, Geografia, Língua Portuguesa

Utilização educativa das TIC Recursos para imaginar aulas Na escola à procura de evidência da Matemática ( fazer o download do plano de lição Download Math Hunt: mathhunt.pdf ) Na praia recolhendo, classificando e experimentando Investigando a qualidade da água de uma ribeira Os portáteis dentro e fora da sala

Utilização educativa das TIC Trabalhar colaborativamente Ferramentas e Recursos Plataforma Moodle (Foruns, Wikis, Glossários, Bases de dados) Google ( Blogger (ex. Clube de História Local ) Docs and Spreadsheets, PageCreator (ex. Itinerários da Lourinhã ) Escrita colaborativa Wetpaint ( um exemplo Sítios com dados reais ALEA ( ) Dados estatísticos reais, simulações Breathing Earth ( GoogleGoogle ( ) Maps, Earth Transversal

Utilização educativa das TIC Alguns computadores para alguns alunos Non-linear text

Utilização educativa das TIC Dentro e fora da aula Temperature and location

Utilização educativa das TIC Cuidados Photographing baking