  Psiquiatria: é o ramo da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam elas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE.  Algo que provoca um desarranjo, uma desordem na área psíquica do indivíduo, são distúrbios relacionados a uma resposta.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
Psiquiatria Conceito Relações c/ outras ciências Nosologia Psiquátrica
INTRODUÇÃO: Na pratica clínica, a principal razão para o encaminhamento de crianças para a avaliação neuropsicológica são as dificuldades de comportamento.
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
Aula 1- Primeira fase Prof. Enf. Gislene Ramos. Conceitos Simpatia: é maioritariamente uma resposta intelectual Empatia: é uma fusão emotiva. Antipatia:
ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO BÁSICA PROF(A): MA. CAROLINA VASCONCELOS.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Unianhaguera Educacional
Trabalho de Conclusão de Curso
Anamnese ocupacional – NR 7
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular
Por que utilizar classificações diagnósticas?
História Natural da Doença
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Psicologia: Ciência e Profissão.
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
HABILIDADE DE EMPATIA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: COMPETÊNCIA NECESSÁRIA A UM FUTURO PSICOTERAPEUTA? Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª.
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
PSICOEDUCAÇÃO: INGREDIENTE DINÂMICO NA ABORDAGEM TERAPÊUTICA COGNITIVA
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Psicologia: Ciência e Profissão.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Universidade Federal de Pelotas
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Grupo de Redução de Danos
São Paulo das Missões, RS
Programa VIVA BEM SUA IDADE
“Desafios na interface entre a Pedopsiquiatria e a Psiquiatria”
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Professores estressados
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
World Health Organization
DIREITO À SAÚDE MENTAL. O QUE É O DIREITO A SAÚDE MENTAL? DEFINIÇÃO Direito fundamental do cidadão, previsto na Constituição Federal para assegurar bem-estar.
Vanessa Rivero Kindelan
Fundamentos do Psicodiagnóstico
O Ser Humano Multidimensional. Aura, Chacras e Corpos Sutis. .
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Realizar Formação Continuada
História Natural da Doença
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
CUIDADORES DE DOENTES DE PARKINSON 10 Novembro 2006 Leiria
Atuação do Médico Psiquiatra na atenção primária à Saúde.
Cuidados Paliativos Marilia Bense Othero
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Políticas Nacionais de Urgências e Emergências e o papel do enfermeiro em situação de urgência/emergência PORTARIA Nº 1.601, DE 7 DE JULHO DE 2011 Estabelece.

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
A Psicologia na Doença de Parkinson
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
Transcrição da apresentação:

  Psiquiatria: é o ramo da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão nervosa depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. INTRODUÇÃO

  A meta principal: é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico.  Para isso, é necessária uma avaliação completa do doente, com perspectivas biológica, psicológica, sociológica e outras áreas afins.  Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou várias formas de psicoterapia.

  Os transtornos psiquiátricos são descritos por suas características patológicas, ou psicopatologia.  Muitas doenças psiquiátricas ainda não têm cura. Enquanto algumas têm curso breve e poucos sintomas, outras são condições crônicas que apresentam importante impacto na qualidade de vida do paciente, necessitando de tratamento em longo prazo ou por toda a vida.  A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.

  Todas as pessoas estão sujeitas a transtornos psiquiátricos leves durante sua vida, como ansiedade, depressão, etc.  As pessoas que convivem com o paciente devem estar atendo às mudanças de comportamento. Essas mudanças não são sempre perceptíveis ao paciente.  O tratamento começa com o apoio de familiares e amigos, e a não discriminação em relação a transtornos mentais.  É preciso lembrar que o preconceito é responsável pela demora ou ausência de um diagnóstico e tratamento precoce.

  A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social.  o conceito de saúde transcende à ausência de doenças e afecções.  O estilo de vida, isto é, o conjunto de comportamentos adoptados por uma pessoa, pode ser benéfico ou prejudicial à saúde. CONCEITO DE SAÚDE

  Há muitos tipos de doenças mentais que afetam o modo pelo qual o cérebro funciona.  Elas podem afetar os pensamentos, o comportamento, as emoções e a capacidade de compreender informações.  As doenças mentais diferem das experiências cotidianas com a tristeza, irritação ou problemas diários.  As doenças mentais tornam a vida normal difícil. DOENÇA MENTAL

  É o estado relativamente persistente.  Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração.  São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida. SAÚDE MENTAL

  Atitudes positivas em relação a si próprio.  Crescimento, desenvolvimento e auto realização.  Integração e resposta emocional.  Autonomia e autodeterminação.  Percepção apurada da realidade.  Domínio ambiental e competência social. IDENTIFICAÇÃO

  A hipótese biológica propõe disfunções anatômicas e fisiológicas.  A hipótese cognitiva propõe as inexatidões ou déficits no conhecimento ou consciência.  A hipótese psicodinâmica sugere conflitos intrapsíquicos e déficits de desenvolvimento.  A hipótese do aprendizado sugere modelos de comportamento inadaptado aprendidos. Determinantes saúde mental

Observa-se as diferentes denominações da loucuraatravés dos tempos: Possuídos por espíritos; Mania ou furor insano; Sofrimento da alma; Perda das Faculdades Mentais; Louco, lunático, lelé, maniático, tança, demente; Alienado, insano (Pinel, Esquirol. Atendimento asilar).

A DOENÇA MENTAL NA P RÉ -H ISTÓRIA Observa-se as diferentes denominações da loucuraatravés dos tempos: Possuídos por espíritos; Mania ou furor insano; Sofrimento da alma; Perda das Faculdades Mentais; Louco, lunático, lelé, maniático, tança, demente; Alienado, insano (Pinel, Esquirol. Atendimento asilar).

 O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência. Os CAPS deverão obedecer a alguns princípios básicos: devem se responsabilizar pelo acolhimento de 100% da demanda dos portadores de transtornos severos de seu território, garantindo a presença de profissional responsável durante todo o período de funcionamento da unidade (plantão técnico) e criar uma ambiência terapêutica acolhedora no serviço que possa incluir pacientes muito desestruturados que não consigam acompanhar as atividades estruturadas da unidade. O QUE É CAPS???

  Na definição da política de saúde mental do SUS, os CAPS têm a função de construir o território de atenção e tecer a rede de cuidados, garantindo o acesso e a equidade da pessoa com transtorno mental  Os CAPS devem buscar constantemente, colocar-se no caminho da promoção da autonomia e dos direitos da pessoa. PAPEL DO CAPS

  Equipe multiprofissional constituída de: Psiquiatras; Neurologistas; Enfermeiros; Nutricionistas; Farmacêuticos; Fonoaudiólogos; Psicólogos; Assistentes sociais; Musicoterapeutas; Terapeutas ocupacionais; Fisioterapeutas; Profissionais de Educação Física; Técnicos de enfermagem; Monitores e estagiários.  Entre outros profissionais. Por realizar oficinas de arte e artesanato como técnica de arte terapia uma nova profissão, a de conduzir as oficinas e avaliar seus resultados ou arte terapeuta.

  CAPS I e CAPS II: são CAPS para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes.  O CAPS I atende municípios com população entre e habitantes.  O CAPS II atende municípios com população entre e habitantes.  CAPS III: são CAPS para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.  Atende municípios com população acima de habitantes. 24hs.  CAPSi: CAPS para infância e adolescência, para atendimento diário a crianças e adolescentes com transtornos mentais.  Atende municípios com população acima de habitantes.  CAPSad: CAPS para usuários de álcool e drogas, para atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a inalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação.  Atende municípios com população acima de habitantes. TIPOS DE CAPS

  CAPS I  1 médico psiquiatra ou médico com formação em saúde mental.  1 enfermeiro.  3 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais:  psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.  4 profissionais de nível médio: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão. EQUIPE MÍNIMA NOS CAPS