Objeto de estudo e Problema de pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objeto de estudo e Problema de pesquisa
Advertisements

O PROJETO E A ORIENTAÇÃO DE TCC
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
TÉCNICAS DE GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Juliana Barbosa Coelho.
Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Esses três tipos de atividade são formas para a instituição realizar suas funções ou atribuições na sociedade,
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
TITULO DO TRABALHO. Orientador: DOUGLAS TYBEL COMPONENTE 1
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Tema e problema de pesquisa
Elaboração de um projeto de pesquisa
Orientações curriculares – 3° Ciclo Ensino de História
Redação técnico-científica
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
V Semana de Acadêmica do Curso de Engenharia Elétrica
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
SELEÇÃO ESTÁGIO EM TERAPIA OCUPACIONAL
OBJETIVO GERAL, ESPECÍFICO E JUSTIFICATIVA
Fase exploratória TEMA – OBJETO DE ESTUDO
TÍTULO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Elaboração de Projetos
Observações importantes
JUSTIFICATIVA A justificativa envolve aspectos de ordem teórica, para o avanço da ciência, de ordem pessoal/profissional, de ordem institucional (universidade.
PARCERIA NUTRA E SRH: INTERVENÇAO EM CONTEXTOS LABORAIS NA UFC
Tema Título Mestrando: Orientador: Co-orientador:.
A pesquisa na escola.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Formulação do problema quantitativo
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
PROJETO DE TCC APRESENTAÇÃO PRÉ-PROJETO - TCC Tema: Informação e Conhecimento Título: Tecnologia da Informação aliada as Estratégias Competitivas: Estudo.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Acadêmico Fulano de tal Orientador Profª. Drª. Siclana
XIX Jornada Científica de Jornalismo
Instrumentação de Sistemas - INS
em Educação em Direitos Humanos
PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
Discente Pedagogia - Licenciatura
METODOLOGIA TRABALHO CIENTÍFICO
XX Jornada Científica de Jornalismo
Título do Trabalho Trabalho de Conclusão de Curso (1 ou 2)
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Nome dos autores Instituição/ Programa que faz parte
XVIII Jornada Científica de Jornalismo
XVI Jornada Científica de Jornalismo
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Instruções para ler um artigo de investigação primária
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
E. M. Dr. Leandro Franceschini
XIII Jornada Científica de Jornalismo
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
XII Jornada Científica de Jornalismo
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
Transcrição da apresentação:

Objeto de estudo e Problema de pesquisa Profa. Dra. Elizabeth Teixeira Objeto de estudo e Problema de pesquisa

INTRODUÇÃO A ordem de apresentação poderá não ser a de elaboração. A experiência do pesquisador será determinante nesse sentido. Nesta apresentação importa a ordem de elaboração para pesquisadores iniciantes.

Profa. Elizabeth Teixeira OBJETO DE ESTUDO “[...] se propõe aqui que a definição do objeto seja feita por meio de uma frase curta e precisa[...]” (SALOMON, 2000, p.145). O QUE SE PESQUISA? ONDE OCORRE O FENÔMENO? QUEM ENVOLVE?

Profa. Elizabeth Teixeira EXEMPLOS DE OBJETO DE ESTUDO INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z. SIGNIFICADOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO PARA OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y. CARACTERÍSTICAS E DETERMINANTES DO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z. REPERCUSSÕES DE UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y.

PROBLEMÁTICA DE PESQUISA Profa. Elizabeth Teixeira PROBLEMÁTICA DE PESQUISA “O objetivo do pesquisador é resolver um quebra-cabeça [...]. Problema ou quebra-cabeça haverá de ser formulado. Formula-se, segundo a melhor indicação metodológica em forma de pergunta” (SALOMON, 2000, p.320-8).

Profa. Elizabeth Teixeira EXEMPLOS DE PROBLEMÁTICAS DE PESQUISA QUAL A INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z? QUAIS OS SIGNIFICADOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO PARA OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y? COMO VEM SE MANIFESTANDO AS CARACTERÍSTICAS E OS DETERMINANTES DO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z? QUAIS AS REPERCUSSÕES DE UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y?

QUESTÕES NORTEADORAS A partir da questão-problema ou problemática, o pesquisador deverá formular suas questões norteadoras

Dizer a direção (onde, quando, quem) e objetivar os seus conceitos. Profa. Elizabeth Teixeira Boas perguntas ? ? ? Significativas Claras Exequíveis Não repetir (para quê?) mas tentar considerar o que precisa ser reconsiderado na realidade. Dizer a direção (onde, quando, quem) e objetivar os seus conceitos. Prever tempo e meios, recursos materiais e financeiros, a disponibilidade dos dados e a ética para recolhê-los.

PROBLEMÁTICA DE PESQUISA Profa. Elizabeth Teixeira EXEMPLOS DE QUESTÕES NORTEADORAS PROBLEMÁTICA DE PESQUISA QUAIS AS REPERCUSSÕES DE UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y? QUAL O CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO? QUAIS OS DESEJOS DE SABER SOBRE O REFERIDO ASSUNTO ENTRE OS TRABALHADORES? QUAIS AS QUESTÕES DEBATIDAS E REVELADAS SOBRE O ASSUNTO DURANTE A AÇAO EDUCATIVA? QUAIS AS MUDANÇAS SENTIDAS E PRATICADAS EFETIVAMENTE PELOS TRABALHADORES APÓS A AÇÃO EDUCATIVA?

OBJETIVOS CTRL+C / CTRL+V GERAL: A PROBLEMÁTICA INTERROGADA ESPECÍFICOS: AS QUESTÕES NORTEADORAS INTERROGADAS CTRL+C / CTRL+V

Profa. Elizabeth Teixeira EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAL ANALISAR AS REPERCUSSÕES DE UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y ESPECÍFICOS IDENTIFICAR QUAL O CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO CONSTATAR QUAIS OS DESEJOS DE SABER SOBRE O REFERIDO ASSUNTO ENTRE OS TRABALHADORES DESCREVER QUAIS AS QUESTÕES DEBATIDAS E REVELADAS SOBRE O ASSUNTO DURANTE A AÇAO EDUCATIVA PONTUAR QUAIS AS MUDANÇAS SENTIDAS E PRATICADAS EFETIVAMENTE PELOS TRABALHADORES APÓS A AÇÃO EDUCATIVA

Profa. Elizabeth Teixeira JUSTIFICATIVA “Propor uma pesquisa [...] exige sempre do pesquisador se perguntar pela relevância e pertinência acadêmica e social do tema, e buscar explicitar os interesses, as suas implicações como pesquisador com o tema, e realizar uma análise estratégica, mesmo que intuitiva e informal, das possíveis conseqüências da investigação” (VASCONCELOS, 2004, p.140).

Profa. Elizabeth Teixeira QUESTÕES DE FUNDO “[...] os fenômenos humanos, sociais e da saúde [...] constituem fenômenos multideterminados, multidimensionais e em interação com seu contexto, frutos de conflitos e contradições, em processo ininterrupto de transformação, e sempre articulados a interesses, sentidos e significações múltiplas” (p.142).

Profa. Elizabeth Teixeira Eu quero ser pesquisadora! Trabalhar com pesquisa e usar a pesquisa no meu trabalho. QUERO FAZER PESQUISA! Concluindo... E Eu não quero me tornar pesquisador profissional em minha vida! Longe disso! Eu só quero ser um consumidor de pesquisas já realizadas!

Profa. Elizabeth Teixeira REFERÊNCIAS SALOMON, Délcio Vieira. A maravilhosa incerteza: pensar, pesquisar e criar. São Paulo: Martins Fontes, 2000. VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.