PRECONCEITO E ESTEREOTIPO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comportamento do Consumidor
Advertisements

Uma visão geral da vida em sociedade
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
HENRI WALLON E A PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA
Racismo.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Preconceito.
DEFINIÇÕES.
EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: A-01 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Profª: Gabrielle Bertolli
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Prof. Everton da Silva Correa
Traços da Personalidade
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Discriminação O Racismo
Os processos psicossociais da exclusão
Análise sobre a Lei nº de 05 de janeiro de 1989
PRECONCEITO.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Racismo Racismo Racismo Racismo Racismo.
Racismo e Xenofobia Trabalho realizado por:
Quanto de influência tem os amigos na formação da auto imagem das garotas?
Área de Projecto O racismo.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
Racismo Porquê tanta ignorância????
A palavra conviver originou-se
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
Trabalho realizado por : Ana Ramalho nº 5 e Bruno Rodrigues nº 6
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
PSICOLOGIA APLICADA À ADM
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Emile Durkheim e o fato social
Trabalho realizado por:
Grupo 8: Thales, Felipe, Pedro, André.
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
“Porque para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FRONTEIRA PEIF “O que mata um jardim não é mesmo alguma ausência, nem o abandono... O que mata um jardim é esse olhar.
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Todos diferentes, todos iguais!
Capítulo 7 Direção.
Racismo, Preconceito, Discriminação.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
AULA 5 Marketing.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Heloisa Afonso Ariano.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
TIPOS DE PERSONALIDADE
Introdução à Administração
ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS.  Crenças rígidas e simplificadoras acerca de pessoas, grupos e instituições, que resultam de uma generalização abusiva.
Racismo Disciplina: Cidadania Professor Responsável: Conceição Jorge
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
Ética.
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Somos todos seres sociais
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
Conceituação Cognitiva
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

PRECONCEITO E ESTEREOTIPO Faculdade Pitágoras Disciplina: Homem, Cultura e Sociedade Profa: Tatiana Frinhani

Entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível.

CARACTERÍSTICAS DO PRECONCEITO: É um fenômeno histórico e difuso; A sua intensidade leva a uma justificativa e legitimização de seus atos; Há grande sentimento de impotência ao se tentar mudar alguém com forte preconceito. Vemos nos outros e raramente em nós mesmos.

CAUSAS DO PRECONCEITO: Assim como as atitudes em geral, o preconceito tem três componentes: crenças; sentimentos e tendências comportamentais.

o preconceito é o resultado das frustrações das pessoas, que em determinadas circunstâncias podem se transformar em raiva e hostilidade. As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas freqüentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado; assim, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais “baixo”na escala social. O resultado é o preconceito e a discriminação. Segundo Allport(1954)

a fonte do preconceito é uma personalidade autoritária ou intolerante a fonte do preconceito é uma personalidade autoritária ou intolerante. Pessoas autoritárias tendem a ser rigidamente convencionais. Partidárias do seguimento às normas e do respeito à tradição, elas são hostis com aqueles que desafiam as regras sociais. Respeitam a autoridade e submetem-se a ela, bem como se preocupam com o poder da resistência. Ao olhar para o mundo através de uma lente de categorias rígidas, elas não acreditam na natureza humana, temendo e rejeitando todos os grupos sociais aos quais não pertencem, assim, como suspeitam deles. O preconceito é uma manifestação de sua desconfiança e suspeita. Adorno(1950)

REDUÇÃO DO PRECONCEITO: A convivência, através de uma atitude comunitária é , talvez a forma mais adequada de se reduzir o preconceito. REDUÇÃO DO PRECONCEITO:

O difícil mesmo é combater o racismo velado...

A discriminação racial é condenada explicitamente pela Constituição brasileira. O racismo é crime inafiançável, ou seja, a pessoa que o pratica não pode livrar-se de pena por meio de fiança, de dinheiro. O crime é também imprescritível, isto é, quem o comete não fica livre da responsabilidade depois de um determinado tempo. A pena para quem pratica o racismo é a cadeia. RACISMO

RACISMO: É a crença na inferioridade nata dos membros de determinados grupos étnicos e raciais. Os racistas acreditam que a inteligência, a engenhosidade, a moralidade e outros traços valorizados são determinados biologicamente e, portanto, não podem ser mudados. O racismo leva ao pensamento ou/ou:ou você é um de nós ou é um deles.

ESTEREÓTIPOS

COMO FUNCIONA O ESTEREÓTIPO: É um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social. É um esquema simplista mas mantido de maneira muito intensa e que não se baseia necessariamente em muita experiência direta. Pode envolver praticamente qualquer aspecto distintivo de uma pessoa – idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada. Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, nosso estereótipo inicial.

BULLYNG

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: McDavid, John e Harari, Herbert. Psicologia e comportamento social. Ed. Interciência. RJ. 1974. Morris, Charles G. e Maisto, Albert A. . Introdução à Psicologia. Ed. Pearson e Prentice Hall. SP. Copyright, 2005 © José Farinha