EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins
da palavra/do diálogo/ de visão crítica
A instituição escolar e a violência
Bullying não é brincadeira
^. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força(ação destrutiva) se exerce contra uma pessoa ou coisa; Coisificamos o outro cada.
BULLYING “Prevenir e acabar com o bullying, especialmente nas Escolas é a nossa missão”. Elaborado pelo Prof. Luiz Antonio Burim E- mail-
Trabalho sobre o Bullying
Diga não ao Bullying....
RESPEITO À DIFERENÇA EVITA O BULLYING
^ ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. Projeto: Escola patrimônio professora: Amanda Nery.
VIOLÊNCIA. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força (ação destrutiva) exercida contra uma pessoa ou coisa; “Coisificamos” o.
Bullying.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO MOGI DAS CRUZES
Isolamento Social.
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
BULLYNG
Violência contra idosos
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Centro Universitário Franciscano I Colóquio do Núcleo de Proteção da Criança e do Adolescente Internauta Em Pauta: Impactos do Cyberbullying Profª Drª.
Bullying Escola secundária de S. Pedro da Cova Trabalho realizado por:
ASSÉDIO MORAL ENTRE ALUNOS
BULLYING.
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
PRECONCEITO E PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS
BULLYING - ligue o som -.
Bullying, isso não é brincadeira!
Campanha Contra o Bullying
Violência em Meio Escolar
O Bullying Autores : Daniil Pavlov, nº4 João Gariso, nº9
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB
Escola Promotora de Saúde – 2009/2010
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
O que é Bullying?.
Professora Roseli Candida Leite
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
A medicalização da educação
O FENÔMENO BULLYING NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Uma ameaça a dignidade humana
Bullying.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇAO A DISTÂNCIA. Quais são os principais transtornos afetivos?  Na tríade família, escola e sociedade, o ser em desenvolvimento.
Perigos relacionados com a internet
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
BULLYING O preconceito a ser evitado.
A VIVÊNCIA DOS ADOLESCENTES EM RELAÇÃO AO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TUBARÃO-SC, (Art. 170), Ciências Humanas. BARBOSA,
BULLYING TEMA PARA REFLEXÃO E DEBATE
Orientadora: Alessandra de Oliveira
BULLYING.
Fenômeno Bullying: a prevenção começa pelo conhecimento
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR Nomes: Bianca Viana de Oliveira – 04 Kayene Gobitti – 18 2° C Sociologia.
Quando a brincadeira perde a graça...
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Racismo Disciplina: Cidadania Professor Responsável: Conceição Jorge
SSE/DGE/DP. SSE/DGE/DP BULLYING DENTRO DA CULTURA DE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES, A SECRETARIA DE ESTADO.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Bullying, isso não é brincadeira! O que é o bullying ? Bullying são atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas na escola por um aluno (ou.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING Educação, Violência e Direitos Humanos 19/10/2011

Educação e Violência O que é violência? Romper com a liberdade e os direitos do cidadão Qual o papel da educação e da escola diante de uma sociedade com características violentas? Pedagogia da indignação Construção de formas pedagógicas de intervenção que favoreçam a participação, o diálogo e solidariedade

BULLYING CLEO FANTE LIVROS: Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz – Verus Editora (2005) Bullying Escolar: perguntas e respostas – Editora Artmed (2008)

O que é Bullying? Conjunto de comportamentos abusivos, repetitivos e intencionais e pelo desequilíbrio de poder.

OS PROTAGONISTAS DO BULLYING AGRESSOR VÍTIMA TÍPICA VÍTIMA PROVOCADORA VÍTIMA AGRESSORA ESPECTADOR

Caracteríticas da vítima Normalmente está sempre isolado Apresenta dificuldade em falar diante dos demais (insegurança e ansiedade) Se apresenta comumente com aspecto triste, deprimido, aflito ou contrariado Apresenta desleixo gradual nas tarefas escolares Apresenta ocasionalmente machucados, roupas rasgadas... Perde seu material constantemente Falta às aulas com certa frequência Nas atividades em equipe costuma ser o último a ser escolhido

Características do agressor Faz gozações, além de rir de modo desdenhoso ou hostil Coloca apelidos, insulta e ridiculariza os colegas Costuma dar ordens, agredir fisicamente e ameaçar os colegas Pega o material escolar e outros pertences de seus colegas sem o consentimento destes

Agressores e Agressoras Podem ser identificados a partir dos 3 anos de idade Agressores - Normalmente, escolhem aleatoriamente os seus alvos. Agressoras- Normalmente, agem de forma velada e elegem as próprias amigas

Principais formas de agressão Física Verbal Moral Sexual Psicilógica Material Virtual

Consequências do Bullying Vítimas Aprendizagem: déficit de concentração, queda do rendimento escolar, desinteresse pela escola, reprovação, evasão... Emocionais: queda da autoestima, depressão, estresse pós-traumático, pensamentos de vingança e suicídios, baixa resistência imunológica, agressividade, uso de substâncias químicas...

Consequências do Bullying Agressores Dificuldade de adaptação às regras escolares e sociais, supervalorização de condutas violentas, autoritárias e abusivas como forma de obtenção de poder, possível desenvolvimento de condutas delituosas, manifestação de condutas agressivas na vida adulta.

Consequências do Bullying Espectadores Ansiedade, insegurança, medo de se tornar a próxima “vítima”, prejuízos no processo de aprendizagem e desenvolvimento de atitudes de conivência.

Aspectos culturais que favorecem as práticas de Bullying Culturas patriarcais Culturas capitalistas Culturas individualistas Culturas racistas Culturas adultistas COMPETIÇÃO- REGRA- AVALIAÇÃO

Pesquisas no Brasil Estudos e pesquisas sobre o Bullying são recentes e cerca de 45% dos estudantes estão envolvidos com o fenômeno

CIBERBULLYING Transfere para a internet as agressões vivenciadas na escola e, normalmente, garante o anonimato dos agressores Pesquisa realizada pela ONG PLAN BRASIL mostrou que de um universo de 5.168 estudantes, 16,8% disseram que são ou já foram vítimas enquanto 17,7% se declararam praticantes

FILMES e REDES SOCIAIS Elefante Tiros em Columbine Bang! Bang! Você morreu Comunidades do orkut- “ Bullying: as marcas ficam”

Atividade Como construir uma cultura de paz na escola? Quais os maiores desafios da escola e educadores frente ao Bullying?