Especialização em Saúde da Família

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Advertisements

ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Taissa Morellato Basso
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Qualidade da Atenção aos Hipertensos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Especialização em Saúde da Família Dyanna Jóia dos Santos de Carvalho Universidade Federal de Pelotas Rio Grande do Sul - 2013

VIDEO

Perfil da Unidade Quantidade de equipes: 07 Quantidade de equipes cadastradas: 07 Equipe de programa de saúde em rua: 1 Total de ACS: 42 População estimada: 28.000 Total de pessoas cadastradas: 19.257 Total de famílias cadastradas: 6.360

Perfil da Unidade Gestantes 122 Diabéticos 799 Hipertensos 2690 Tuberculose 29 Hanseníase 1

Introdução O projeto a seguir trata-se de uma intervenção na Clínica da Família Anthídio Dias da Silveira, no serviço de assistência ao pré-natal.

Objetivos Metas Ampliar a cobertura da assistência pré-natal Ampliar a cobertura das gestantes da área com pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) para 50% Melhorar a adesão ao pré-natal Captar 100% das gestantes da área que não fazem pré-natal Elevar o índice de acompanhamento puerperal Garantir a captação de 50% das gestantes no primeiro trimestre de gestação Recuperar 100% das gestantes faltosas às consultas Garantir a realização da 1ª consulta puerperal até o décimo dia pós-parto, em 80% das puérperas

Metodologia Cadastramento de gestantes e mulheres com queixa de amnorréia; Busca ativa das gestantes e puérperas faltosas; Realização de atividades de educação; Organização da agenda dos profissionais; Monitoramento das gestantes e puérperas; Realização de capacitação e educação continuada dos profissionais.

Resultados Cobertura do programa de pré-natal na UBS: índice de 41,82% no primeiro mês, ligeira queda no segundo mês (33,18%), no terceiro mês superando a meta, atingindo a marca de 100%, encerrando em 92,73%; Proporção de gestantes com primeira consulta puerperal até o 10º dia pós-parto: nos dois primeiros meses, superou-se a meta, atingindo a marca de 100%, leve queda nos indicadores do meses posteriores, chegando a 96,08%;

Resultados Proporção de gestantes com exame de puerpério entre o 30º e o 42º dias do pós-parto: atingiu-se a marca de 100% no primeiro mês. No segundo mês de intervenção não houve registro de puérperas.

Resultados Nos demais indicadores avaliadores da qualidade da assistência pré-natal, obteve-se em geral alta ou estabilidade dentro das metas propostas.

Discussão Melhorias na estrutura e padronização qualificada da assistência pré-natal e puerperal; Valorização profissional e capacitação do mesmos; População esclarecida e orientada em relação ao serviço de saúde; Comprometimento dos profissionais em relação às atividades e assistência realizadas na ESF.

Reflexão Crítica Superação das expectativas; Estruturação e Planejamento, Implementação e avaliação; Motivação dos profissionais;