Serviço de Psicologia - SEP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
A Enfermagem na Organização do SUS
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Ana Cristina Ghisleni
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
Reflexões sobre o internato e integração ensino-serviço Profa. Helena J. Nagy Coordenadora do internato de ginecologia O internato médico e suas perspectivas:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Política Nacional de Humanização
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
Conclusões e recomendações
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Pesquisa nacional com membros Dezembro de 2006.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Projeto Técnico do Centro de Apoio Local à Extensão Universitária Responsáveis: Mariângela Spotti Lopes Fujita 1 Marcelo Fernandes de Oliveira 2 Daniel.
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
O Apoio Matricial no município de Viamão Camila Jardim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Universidade Federal do Rio e Janeiro Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira Residência Médica 2010.
MAIO 2010.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
REUNIÕES REGIONAIS.
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
CRIAÇÃO DO NASF.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Serviço de Psicologia - SEP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO Universidade Federal do Ceará Serviço de Psicologia - SEP

SERVICO DE PSICOLOGIA Introdução Objetivos Histórico Equipe e locais de atuação Estrutura gerencial Atividades e metas Introdução Objetivos Histórico Equipe e Locais de Atuação Estrutura Gerencial Atividades e Metas

Introdução A Psicologia está catalogada pelo Ministério da Saúde, desde 1998, como uma das 14 profissões concernentes a esse campo sendo, pois, relativamente recentes os debates acerca da atuação do psicólogo nos diferentes níveis de atenção na saúde pública (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998). Tirar uma das referencias

Introdução A abertura do campo para a Psicologia Hospitalar vem principalmente por intermédio das discussões em torno da atenção integral à saúde, que incrementam o processo de ampliação da diversidade de profissionais nos serviços públicos. A ênfase no conceito de interdisciplinaridade na assistência pressupõe a presença do psicólogo como partícipe da assistência na saúde pública. A organização do SUS estabelece que o exercício de sua função tanto pode se dar no contexto da atenção secundária (ambulatorial), terciária (enfermarias de hospital), quanto primária (atenção básica ou psicoprofilática).

Psicologia no Ceará No Ceará, o exercício da Psicologia em Instituição de Saúde, teve seu início na década dos anos 80, no Hospital das Clínicas e  Maternidade – Escola Assis Chateaubriand (MEAC), ambos vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC). Retiraria o “antigo”

Psicologia no HUWC 1983: Início (modelo clínico tradicional) 1991: Ampliação do quadro de profissionais 1997: Regimentação de princípios, diretrizes, objetivos e atribuições do SEP 1999: Aprovação do regimento pela direção do HUWC 2002 e 2004: Concurso Público para novos psicólogos 2004:Idealização do Centro de Referência em Psicologia da Saúde 1983: Início (modelo clínico tradicional) 1991: Ampliação do quadro de profissionais 1997: Regimentação de princípios, diretrizes, objetivos e atribuições do SEP 1999: Aprovação do regimento pela direção do HUWC 2002 e 2004: Concurso Público para novos psicólogos 2004:Idealização do Centro de Referência em Psicologia da Saúde

Serviço de Psicologia - SEP Define-se tanto como prestador de serviços de apoio psicológico a pacientes e familiares, provenientes do SUS, atendidos pelas especialidades médicas da Instituição, quanto como Serviço comprometido com a capacitação de pessoal e difusão de conhecimentos relacionados à Saúde no contexto hospitalar. 

Serviço de Psicologia - SEP Quadro funcional composto por 07 psicólogos contratados, distribuídos nos seguintes serviços: Pediatria Adolescência Cardiologia Hematologia Reumatologia Transplante Renal Transplante Hepático Cirurgia Bariátrica Vasectomia Incluir os projetos de extensão para diferenciar a Hospitalar da Saude mental

Serviço de Psicologia - SEP Compondo esta equipe, estudantes e graduados em Psicologia são treinados e desenvolvem anualmente atividades de estágio nesta Instituição, através dos vários projetos ligados à Pró-Reitoria de Extensão da UFC (PREX/UFC) e coordenados pelo SEP. Incluir os projetos de extensão para diferenciar a Hospitalar da Saude mental

Serviço de Psicologia - SEP Programa de Capacitação em Psicologia Hospitalar OBJETIVO: Treinar e qualificar psicólogos e acadêmicos para o exercício da Psicologia Hospitalar em Hospitais Gerais, na dimensão cognitiva/afetiva/emocional emergidas no contexto de hospitalização. Incluir os projetos de extensão para diferenciar a Hospitalar da Saude mental

PROJETOS SEP / PREX-UFC Projetos de Atenção Psicológica à (o): Adolescentes - Kátia Cristine C. Monteiro Cardiologia - Renesa Cavalcante Enfermaria de Pediatria - Teresa Cristina Hematologia - Luciano Oliveira Transplante Hepático - Marineuza Transplante Renal e Hemodiálise - Luciana Freitas Bariátrica - Diana dos Santos Vasectomia - Luciano Oliveira UTI * Pequena Infância* - Cristiana Carla Ambulatório de Pediatria* * Temporariamente suspenso

Organização do SEP ESTRUTURA GERENCIAL: Gestão em colegiado Favorecedor de uma estrutura mais horizontal e democrática para a cumulação e sistematização da práxis de cada setor, já que descentraliza as decisões, promove o engajamento de todos os profissionais e viabiliza a efetivação de ações priorizadas pelo planejamento estratégico do SEP.

Comissão de Assistência Conferir prioridade aos serviços médicos de alta complexidade; Implementar junto a outros profissionais, a análise dinâmica de serviços solicitantes; Procurar sistematizar a relação custo/benefício da assistência psicológica; Organizar fóruns de discussão sobre possíveis necessidades ou alterações nas atividades de assistência psicológica; Fazer levantamento e cadastramento das atividades de assistência realizadas no SEP; Facilitar a organização das atividades de assistência dos setores do SEP, efetivando a promoção de estágios, pesquisa, ou divulgação das atividades no hospital.

Comissão de Ensino Desenvolver Projeto de Residência em Psicologia do HUWC; Definir a política e metas na área de ensino do serviço de Psicologia do HUWC; Participar e contribuir com as reuniões da comissão de ensino do HUWC; Auxiliar nas sessões clínicas; Ampliar e facilitar o intercâmbio entre o Hospital e os cursos de Psicologia para articulação dos estágios básicos e específicos; Implementar um sistema de avaliação contínua de estagiários e extensionistas do Serviço; Manter atualizado manual de normas e rotinas de serviço do SEP; Sistematizar e operacionalizar a seleção e o treinamento de estagiários e extensionistas do Serviço; Trabalhar em parceria com a pesquisa unificada do SEP.

Comissão de Pesquisa Incentivar a publicação de pesquisas realizadas no SEP; Fomentar, gerenciar, supervisionar e orientar a realização de pesquisas no Serviço de Psicologia; Promover eventos voltados à pesquisa; Estabelecer parcerias e convênios com agências de fomento em pesquisa; Participar do Comitê de Ética em Pesquisa do HUWC.

Atividades Assistenciais: Triagem Atendimento individual Atendimento de grupo Atendimento familiar Intervenção junto à equipe de saúde e à família Avaliação psicológica Intervenção conjunta com a equipe interdisciplinar Participação na visita médica

Recreação na Enfermaria de Pediatria

Atendimento Psicológico na Enfermaria de Pediatria

Grupo terapêutico para acompanhantes Enfermaria de Pediatria

Equipe de Psicologia Enfermaria de Pediatria

Grupo Operativo com Mães Enfermaria de Pediatria

Grupo com Crianças Ambulatório de Pediatria

Atendimento pré-cirúrgico

Apoio a familiares

Equipe Multidisciplinar Do Grupo Operativo de Artrite Reumatóide

Equipe de Psicologia com pacientes da Artrite Reumatóide

Grupo Operativo de Artrite Reumatóide

Atividades de Ensino e Pesquisa Supervisão Técnica (assistência e pesquisa) Estudo de caso Sessão clínica Cursos, seminários e palestras Capacitação e treinamento de pessoal Projetos de pesquisa Apresentação de trabalhos em encontros científicos Avaliação da inserção da Psicologia em serviços do HUWC Elaboração de relatórios Publicações

I Simpósio de Psicologia do HUWC 2005

Curso Avançado de Psicologia Hospitalar: turma 2006

Equipe de Estágio Ambulatório de Pediatria- turma 2002

Sessão Clínica Enfermaria de Pediatria

Equipe Multidisciplinar do Transplante Renal

Apresentação de trabalhos em eventos científicos

A Equipe do SEP...

Cristiana Carla Medeiros Aguiar Reumatologia Coordenação do SEP Coordenação do Curso Avançado de Psicologia Hospitalar

Luciana Freitas Fernandes Transplante Renal e Hemodiálise Coordenação do projeto no Transplante Hepático Vice coordenação do SEP

Diana Barbosa dos Santos Cirurgia Bariátrica Coordenação do Núcleo de Pesquisa

Renesa Pascoal Cavalcanti Serviço de Cardiologia Coordenação do Núcleo Gestor de Assistência

Teresa Cristina Holanda Enfermaria de Pediatria Coordenação do Programa de Psicologia Hospitalar Coordenação do Curso Avançado de Psicologia Hospitalar

Kátia Cristine Monteiro Ambulatório de Adolescentes Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HUWC

Luciano Oliveira Serviço de Hematologia e Urologia ( vasectomia) Membro da Comissão de Ensino do HUWC

Parceiros do SEP...

Cláudia Sabino Serviço de Psicopedagogia

Hilzanir Barbosa M. Machado Coordenação do Projeto em Saúde Mental CAPS-Infantil

Mª dos Remédios Campos Saúde Mental : Projeto de Interconsulta Projeto Som-Saúde

Ilna Mary Ferreira Saúde Mental: Atendimento Individual CAPS - AD

Mª Dionete Pinheiro Saúde Mental: Interconsulta: Atendimento Individual

O que foi feito Reconfiguração da atual demanda de assistência Ampliação do espaço das Sessões Clínicas Realização periódica de eventos científicos (I Simpósio de Psicologia do HUWC, seminários e treinamento em Pesquisa,) Criação de Grupos de Estudos Seleção e treinamento unificados Projeto de Residência em Psicologia Incremento de Pesquisas Curso Avançado em Psicologia Hospitalar Livro “Psicologia Hospitalar – Teoria e Prática no Hospital Universitário”

Metas Implantação do Centro de Referência em Psicologia da Saúde OBJETIVO: Ser um centro de alta qualidade para a formação e capacitação de profissionais em psicologia, utilizando os dados empíricos da assistência, relacionando-a a pesquisa e ensino, como principal instrumento na consecução desta meta

Considerações finais O SEP, ao longo de um percurso que passou pela ausência de políticas definidas em saúde como um direito social, ainda em 1983, até a implantação do SUS, foi, ora sendo absorvido pelo sistema público de saúde, ora apreendendo esse Sistema numa interação sempre contínua, que traça os rumos para que se busque a consolidação da prática da Psicologia Hospitalar nesta Instituição;

Considerações finais Outras ações de caráter mais intrínsecos a organização do Serviço,contribuíram significativamente para o processo de construção e reestruturação do SEP. Fundamental foi o fortalecimento dos núcleos gestores e a formação de comissões de trabalhos, cujo engajamento tornou possível a integração dos profissionais e a efetivação da maioria das metas previstas.