Abordagem Clássica da Administração Revisão de TGA I Abordagem Clássica da Administração
Abordagem Clássica da Adm Administração Científica; Teoria Clássica da Administração.
Abordagem Clássica da Adm Origens O crescimento acelerado e desorganizado das empresas; A necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações.
Abordagem Clássica da Administração Resumo Escola: Figura Principal: Ponto Partida: Ênfase: Objetivo: Adm. Científica Frederick Taylor Direção Operação Tarefas Eficiência Teoria Clássica da Adm Henry Fayol Direção Operação Estrutura da Org. da organização
Administração Científica Problemas: Desperdícios. Vadiagem sistemática na operação; Desconhecimento da gerência do processo produtivo; Falta de uniformidade do processo produtivo.
Administração Científica As 5 idéias: Pagar salários altos e baixo custo de produção; Métodos de pesquisas Científicos e estabelecer padrões; Cientificamente alocar o homem nas tarefas com materiais e condições; Adestrar os empregados; Atmosfera de cooperação entre...
Administração Científica Ferramentas e Metodologia: Estudo de tempo e padrões de produção; Supervisão funcional; Padronização de ferramentas e instrumentos; Planejamento de tarefas e cargos; Princípio da execução; Utilização da régua de cálculo; Fichas de instrução de serviço; Prêmios de produção; Definição da rotina de trabalho.
Teoria Clássica da Administração Conhecida também como a escola: Anatomista Fisiologista Forma, Estrutura Função, Funcionamento.
Teoria Clássica da Administração As seis funções essências da empresa: Função Técnica; Função Comercial; Função Financeira; Função de Segurança; Função Contábil; Função Administrativa.
Teoria Clássica da Administração A Função Administrativa: Planejar; Organizar; Comandar; Coordenar; Controlar.
Teoria Clássica da Administração: Princípios Gerais da Administração Divisão do trabalho: especialização de tarefas e pessoas; Autoridade e responsabilidade: direito de dar ordens, poder de esperar obediência. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos; Unidade de comando: cada trabalhador receber ordens de um supervisor;
Teoria Clássica da Administração: Princípios Gerais da Administração Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo; Subordinação dos interesses individuais aos interesses coletivos: interesses gerais se sobrepõem aos interesses específicos; Remuneração do pessoal: justa e garantida satisfação para trabalhadores e organização; Centralização: concentração da autoridade no topo da hierarquia
Teoria Clássica da Administração: Princípios Gerais da Administração Cadeia escalar: linha de autoridade do escalão mais alto ao mais baixo; Ordem: ordem material e humana; Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal; Estabilidade do pessoal: baixa rotatividade; Iniciativa: capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente ‘o seu sucesso; Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas.