DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA: EM DEFESA DA VIDA, EM SUAS AMEAÇAS, RISCOS E POTENCIALIDADES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Direitos e deveres da criança
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
Ética e subjetividade – uma reflexão
A instituição escolar e a violência
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
RECUPERAÇÃO - Assistência e Manutenção Fernanda M C Livani Médica do Trabalho Especialista em Dependência Química.
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Ética Profissional A ética e a moral.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Profª. Ms. Assistente Social Mª Natalia Ornelas Pontes Bueno Guerra.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
DESEMPREGO.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
Curso Direito à Memória e à Verdade
ÉTICA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
E a LUZ Brilhou nas trevas...
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Searle, John. Consciência e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes 2010
A produção do fracasso escolar
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Aula 1 - As origens históricas da Psicologia
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Cenas juvenis: o caso dos punks no Brasil Os primeiros grupos punks no Brasil surgem na região do ABC, no Estado de São Paulo, na década de Como.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
A Filosofia Existencialista
Desenvolvimento: Luiz Carlos
Emile Durkheim e o fato social
Obrigado, Emilia !. Emilia desde pequena tinha uma saúde frágil, e não melhorava devido às condições em que vivia. Era ainda muito joven, quando casou-se.
Violação dos direitos da criança
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
Cristiane Liberali Dalva Gugeler Malú Rocha Samara de Matos
Profª. Taís Linassi Ruwer
Fala com Autoridade.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Medidas de Saúde Coletiva
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
O que são as favelas? Favela (P. brasileiro), bairro de lata (P. europeu), musseque (P. angolano), caniço (P. moçambicano) Favela: a origem do nome favela.
MAX WEBER
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
periodização da vida como construção social
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Resumo CRIANÇAS EM CASA DE PASSAGEM: VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DA SAÚDE
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Segurança pública e Violência
Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA: EM DEFESA DA VIDA, EM SUAS AMEAÇAS, RISCOS E POTENCIALIDADES

A REALIDADE

Garotos na Favela Ricardo Neves comenta sobre garotos aliciados pelo tráfico nas favelas: “A raiz do problema desses meninos não é miséria ou baixa renda. Esse é um mito, um conceito errado de uma visão economicista de esquerda. Procure saber com os profissionais que sabem que a raiz do problema: é desestruturação familiar, álcool, perversões sexuais por parte de padrastos e pais, desequilíbrios psicológicos e doença mental etc... são as forças que destroem a auto-estima, que alimentam um ressentimento contra a humanidade de forma geral, que tornam o indivíduo um verdadeiro socio-psicopata”

Todos somos iguais perante Deus...

Etimologia: Origem do nome favela O Morro da Providência, que fica atrás da Central do Brasil, foi batizado no final do século 19 como Morro da Favela.Daí também a origem do nome (substantivo) que se espalhou, depois por outras comunidades carentes do Rio de Janeiro e do Brasil. Os primeiros moradores do Morro da Favela eram ex-combatentes da Guerra de Canudos e se fixaram no local por volta de 1897. Cerca de 10 mil soldados foram para o Rio com a promessa do Governo de ganhar casas na então capital federal. Como os entraves políticos e burocráticos atrasaram a construção dos alojamentos, os ex-combatentes passaram a ocupar provisoriamente as encostas do morro - e por lá acabaram ficando.

Favelas? As favelas são espaços da cidade; espaços construídos, vivos e humanos, que ocupam os hiatos da ineficiência urbana. São elementos indissociáveis de nossas cidades, que compõe nosso universo e que espelham nossa imagem. Se, durante muito tempo as favelas foram vistas como situações provisórias de habitação, hoje são principal alternativa de moradia para a população mais pobre das cidades brasileiras, embora suas condições ainda permaneçam, na maioria dos casos, inadequadas.

O QUE É DOUTRINA SOCIAL? É o conjunto de orientações doutrinais e critérios de ação que tem sua fonte nas S.E, nas doutrinas da Tradição religiosa Cristã e nos ensinamentos. A Igreja deve possuir um conjunto de ensinamentos sobre as questões de ordem social. Mas, como surge?

SURGIMENTO: Confronto entre as SE, os problemas da sociedade e o “grito popular”. “o clamor do povo que pede libertação é ouvido por Deus” Reflexões científicas sobre a vida, baseadas em fundamentos cristãos. evangelhos: Bioética cristã Muitos desafios: Início da Vida da Pessoa - Do nascer Situações e Privacidades Abusos, violências contra as pessoas Deveres para com as gerações futuras Tipos de Mortes – Ao morrer

A PRAXIS DA VIDA Ação – reflexão - transformação É sempre uma resposta prática aos problemas humanos. É uma resposta do individual (pessoa) em favor do (e no) coletivo (sociedade). Contra todo tipo de desumanização (violências, preconceitos....) Weber: Sociologia H. Kung e L.Boff:Teologia

Violência: Negligência A palavra “violência” se vincula à noção de violar, violação. Um ato moralmente é reprovável, de tal forma que um tipo de comportamento inadequado precisa ser justificado perante a sociedade; mostrar o que o levou a praticar tal ato, reprovado socialmente.

Um ato é caracterizado como "violento" quando: causa um dano a terceiros; usa-se de força (física ou psíquica); é um ato intencional; é contra a livre e espontânea vontade de quem é objeto do dano. É contra a vida;

As negligências são omissões (o deixar de fazer) de todas as pessoas; De pais, famílias (no caso de filhos menores) ou seus responsáveis, em prover necessidades físicas ou emocionais, desde alimentar e vestir adequadamente, até privação de medicamentos, exposição ao consumo de drogas, ausência escolar entre outros aspectos necessários ao desenvolvimento sadio.

UM ANTE-PROJETO (6 Grupos) Um tema: uma perspectiva social (não é um título, mas um conteúdo) Um problema: uma condição ou situação a ser analisada, pesquisada, investigada

Uma justificativa A existência de estudos realizados acerca dessa temática ainda é insuficiente perante a amplitude desse problema que afeta o indivíduo e a sociedade. Com isso, este trabalho visa contribuir com a conscientização e o incentivo para as pessoas....

Objetivos Um Geral Dois Específicos - Definir... ou Estudar.... Ou Conscientizar... ou Reconhecer...ou -Buscar... ou Exemplo: Adquirir conhecimento sobre os diversos tipos de Violência, podendo contribuir com a conscientização...

Uma conclusão (na apresentação final) Observou-se em uma das visitas feitas às comunidades que..., pois havia... e crianças brincando no meio de água sem tratamento de esgoto, isto caracteriza.... Vimos que não adianta em nada trabalhar apenas com a criança ou com o agressor, é imprescindível o trabalho do grupo familiar como um todo para que a solução seja positiva.