Contaminação e Poluição por HIDROCARBONETOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁGUAS DOENTES.
Advertisements

MICRORGANISMOS NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos,
Escola Secundária de Caldas das Taipas
Poluição por petróleo O petróleo vaza e se espalha no mar ou no rio
DESASTRE AMBIENTAL AMERICANO BRITISH PETROLEUM
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
Página 85.  saneamento básico – tratamento de água e esgoto QUALIDADE DA ÁGUA.
Aplicações dos Hidrocarbonetos no dia- a- dia
Esterilização Profa. Dra. Marina Ishii Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
PETRÓLEO PROF. CÉSAR. PETRÓLEO  Petra = pedra  Oleum = óleo  Características: líquido viscoso, preto ou cinza escuro, menos denso que a água.  d água=
COMPOSIÇÃO DO AR  O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases.
Clique para iniciar....
Gerenciamento de Resíduos Agrtóxicos
O DOMÍNIO DO FOGO 5º A N O COMBUSTÃO É UMA REAÇÃO QUÍMICA RÁPIDA ENTRE SUBSTÂNCIAS, UMA DELAS O OXIGÊNIO, E GERALMENTE ACOMPANHADA PELA GERAÇÃO DE CALOR.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Energia.
POLUIÇãO DA ÁGUA.
Do petróleo à gasolina - Parte 3
Óleo Diesel Parte IV Fernando Borges AB-LO/OL/MD Julho/2012.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Miguel Rosa(nº13) e Diogo Ribeiro(nº6) 8ºF
Ozônio.
Fernando Dini Andreote
Poluição da água.
Combustão Combustão ou queima é uma reação química entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor.
Inovações científicas
Combustão 5º Ano A Combustão é o processo de queima, uma reação química entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente). Gabriela e João.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Professor: Guilherme Vieira
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Exploração de recursos minerais e energéticos na América
Combustão Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância e um gás, geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS Tópicos em Biologia Integrantes: -Paloma Capato -Sérgio Augusto -Milton Costa Profª Cristina de Oliveira Maia.
LAURO HENRIQUE HAMOY GUERREIRO
Você sabia que já existe Carro movido a Ar Comprimido?
AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Recursos Naturais: podemos usá-los para sempre?
Destruição da camada de ozono
Biocombustíveis.
Arquitetura Sustentável
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Origem do Petróleo Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e.
Do petróleo à gasolina - Parte 1
Energia.
CONEXĀO ENEM 2017 Química Ambiental Reações Orgânicas.
O ar.
Conceitos básicos da ecologia
Poluição da água.
Preparação do aerogel hidrofóbico RESULTADOS E DISCUSSÕES
Engenharia e Sustentabilidade – IFSC/Joinville
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
ENERGIA ¹.
recursos não energéticos
Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
Prof: Marcus Ferrassoli
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

Contaminação e Poluição por HIDROCARBONETOS Raphael Enohata 7632575 Matheus Vasconcellos 9023026 Rafael Guasti 9017078

Introdução Hidrocarboneto: Compostos formados por carbono e hidrogênio Gás de cozinha(Butano, propano) Gasolina Diesel Características Apolares Inflamáveis

Fontes de Poluição Exploração de reservatórios de petróleo Acidentes no processo de exploração Descarte de água utilizada para limpeza dos tanques Vazamento em barcos de esporte e recreio

CONSEQUÊNCIAS As consequências de derramamento de hidrocarbonetos são variadas e dependem basicamente da composição química do fluído e da forma e do tempo em que ocorre contaminação. Dificulta penetração de luz solar e troca de oxigênio entre a atmosfera e a água Afeta diretamente a vida marinha Prejuízos sociais e econômicos

REMEDIAÇÃO Química Dispersantes: transforma a mancha em gotículas digeríveis por bactérias Combustão: queima dos hidrocarbonetos. Geralmente utilizado após o Boom. Subprodutos nocivos Vantagens: os dispersantes podem ser usados em grandes manchas de óleo; é efetivo para diferentes componentes. Desvantagens: gera subprodutos nocivos; causa efeitos adversos no ambiente.

REMEDIAÇÃO Mecânica Boom: barreiras físicas flutuantes colocadas em volta da mancha de óleo Skimmers: materiais que absorvem ou máquinas que aspiram o óleo da superfície Vantagens: pode ser utilizado independentemente da composição do óleo; evita dispersões por completo; não gera subprodutos nocivos. Desvantagens: utilizado apenas em pequenas manchas.

REMEDIAÇÃO Bioremediação Microrganismos ou enzimas utilizadas para transformas os componentes tóxicos do petróleo em substâncias menos nocivas Vantagens: baixo custo; não gera subprodutos nocivos. Desvantagens: aplicável apenas em componentes micro biologicamente degradáveis, demora para ter efeito.

Métodos preventivos Duplo casco: regulamentação IMO após acidente Exxon Valdez Árvore de natal molhada Contém o óleo no reservatório se necessário

Série histórica de derramamento de óleo por tankers(ITOPF) Em 2017 houve 2 derramamentos Grandes(>700 ton) 4 médios(7<V<700) E estes foram Associados a Acidentes entre tankers Série histórica de derramamento de óleo por tankers(ITOPF)

Maiores vazamentos da história Arabian Gulf/Kuwait When: Jan. 19, 1991  Where: Persian Gulf, Kuwait Amount spilled: 380-520 million gallons  Gulf oil spill When: April 22, 2010 Where: Gulf of Mexico Amount spilled: An estimated 206 million gallons Ixtoc 1 Oil Spill When: June 3, 1979  Where: Bay of Campeche off Ciudad del Carmen, Mexico Amount spilled: 140 million gallons 

Número de derramamentos por década

EXEMPLO Brasileiro: Vazamento na baía da Guanabara de 2000 Vazamento por duto: 1,3 milhão de litros de petróleo -Diminuição do oxigênio da água, o que matou mariscos, caranguejos, peixes e outras formas de vida -Afetou a pesca regional, estes que foram ressarcidos pela Petrobrás -Processos jurídicos contra a Petrobrás, que resultaram prejuízo de 28 milhões de dólares -Piora na DRE da empresa, o que prejudicou acionistas

Referências https://www.intechopen.com/books/introduction-to-enhanced-oil-recovery-eor-processes- and-bioremediation-of-oil-contaminated-sites/heavy-metals-interference-in-microbial- degradation-of-crude-oil-petroleum-hydrocarbons-the-challenge http://www.eniscuola.net/wp-content/uploads/2011/02/pdf_water_pollution_2.pdf https://hmr.biomedcentral.com/track/pdf/10.1007/BF01611234?site=hmr.biomedcentral.com http://www.oilspillprevention.org/oil-spill-cleanup/ocean-oil-spill-cleanup