Sistema Tegumentar Lena Beatriz Enfermeira/Docente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELE: A FRONTEIRA DO CORPO
Advertisements

Pele e Anexos Vera Vargas, 2011.
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
PELE E ANEXOS.
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
SISTEMA TEGUMENTAR REGINALDA MACIEL.
SISTEMA TEGUMENTAR.
Prof. Carlos de Almeida Barbosa
O tegumento dos animais
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
Profª Karen Borges de Andrade Costa
Profa. Rosaura Leite Rodrigues
SISTEMAS DO CORPO HUMANO
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
Sistema tugumentar (PELE)
Sistema Tegumentar.
Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini Profª Lauren Pedrozo Gonçalves Profª Patricia Grippe Profª Rafaeli Fracasso Caetano.
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL (DLM) Prof. Ms. Renato Machado
A Organização dos seres vivos
Profª Adriana Nogueira. funções de proteção e de absorção epitélios de revestimento epiderme (revestimento externo) epiderme (revestimento.
PROTEÇÃO DO CORPO 8º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 24. Histologia Animal.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Aparelho reprodutor feminino: anatomia, histologia e citologia
Profa. Adriana Nogueira. O ácido hialurônico é uma substância presente no organismo, responsável por manter a elasticidade e preencher os espaços.
Profa. Adriana Nogueira. Células são os adipócitos. Constitui o panículo adiposo (localizado sob a pele). Funções - reserva energética - proteção contra.
Fisiologia do sistema cardiovascular Parte II
Colégio Maria Imaculada
Avaliação da Pele Prof Suzana C. N. Lino.
Colégio Maria Imaculada
+ A Pele INTRODUÇÃO.
SISTEMA TEGUMENTAR Profa. Thâmara Alves.
HISTOLOGIA ANIMAL TECIDOS EPITELIAIS.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Sistema nervoso.
Histologia do Tecido Epitelial
O neurónio e a transmissão nervosa. 2/12 Corpo celular Núcleo Dendrites Axónio Bainha de mielina Arborização terminal Fibras musculares.
SENSAÇÕES SOMÁTICAS I Aula n 05
5 SENTIDOS Página 345.
TECIDO MUSCULAR.
PROFESSORA Ana Cecilia
HISTOLOGIA HUMANA.
Diversidade Celular.
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
HISTOLOGIA ANIMAL Estudo dos tecidos; Quatro grupos: Epitelial;
Estudo dos tecidos.
Sistema Tegumentar Profª: Sinara Colonetti. Em termos de superfície e peso, a pele é considerada o maior órgão do corpo humano. A pele e suas estruturas.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Sistema Ósseo e Tegumentar Professora: Enfermeira Raquel do Carmo Mocelim.
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
Salvando a própria pele: protetor solar
AS.4 How a human body is built – The skin
Os tecidos.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os.
Especializações da membrana celular
Eliminação de produtos da atividade celular
VISÃO.
TATO O sentido do tato não se encontra em uma região específica, pois todas as regiões do organismo possuem mecanorreceptores responsáveis pela percepção.
Cosmetologia Prof. Vanderval S. de Oliveira Pele: Estrutura da Pele.
Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.
Revisão para o teste de Ciências
SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS DA PELE Profª. Dra. Adriana Soeiro J. Ayres.
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA-CET DISCIPLINA: HISTOLOGIA PROFESSORA: FRANCISCA MAIRANA SISTEMA IMUNITARIO E ORGÃOS LINFÁTICOS.
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO -Constitui superfícies externas e internas do organismo. - Células fortemente aderidas, escassa substância intercelular.
Anatomia da pele Clínica de Beleza e Saúde.
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO Aula 2 – Daniella de Figueiredo (HISTOLOGIA) FHO – Uniararas.
Transcrição da apresentação:

Sistema Tegumentar Lena Beatriz Enfermeira/Docente

Camadas da pele: A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo responsável pela proteção, regulação da temperatura e sensibilidade do organismo.

Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Cada uma delas apresenta outras subcamadas ou estratos.

Epiderme: A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por epitélio estratificado queratinizado e avascularizada.epiderme A sua textura e espessura variam conforme a região do corpo, sendo mais fina na palma das mãos e mais espessa na planta dos pés. A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por epitélio estratificado queratinizado e avascularizada.epiderme A sua textura e espessura variam conforme a região do corpo, sendo mais fina na palma das mãos e mais espessa na planta dos pés.

As funções da epiderme são: Servir como uma barreira de proteção do organismo; Absorção de raios ultravioletas provenientes da radiação solar; Evitar a perda de água; Promover a sensação de tato. Servir como uma barreira de proteção do organismo; Absorção de raios ultravioletas provenientes da radiação solar; Evitar a perda de água; Promover a sensação de tato.

Existem quatro tipos de células na epiderme: As células da epiderme estão intimamente unidas e não existe nenhum tipo de substância intercelular entre elas. Queratinócitos: Queratinócitos: Presentes em maior número (95%), são responsáveis pela produção de queratina. Melanócitos: Melanócitos: Responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele. Células de Merkel: Células de Merkel: Responsáveis pela sensação do tato, localizam- se na região profunda da epiderme. Células de Langerhans: Células de Langerhans: São encontradas em todas as camadas da epiderme, participam da proteção da pele, pois apresentam capacidade de fagocitose e de ativar os linfócitos T. Podemos dizer que são células de defesa. As células da epiderme estão intimamente unidas e não existe nenhum tipo de substância intercelular entre elas. Queratinócitos: Queratinócitos: Presentes em maior número (95%), são responsáveis pela produção de queratina. Melanócitos: Melanócitos: Responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele. Células de Merkel: Células de Merkel: Responsáveis pela sensação do tato, localizam- se na região profunda da epiderme. Células de Langerhans: Células de Langerhans: São encontradas em todas as camadas da epiderme, participam da proteção da pele, pois apresentam capacidade de fagocitose e de ativar os linfócitos T. Podemos dizer que são células de defesa.

Células presentes na epiderme

Camadas: 5 Camadas da epiderme

É constituída por cinco estratos: Estrato córneo: Formado por células mortas, sem núcleos e achatadas, as quais apresentam grande quantidade de queratina e estão continuamente descamando. Estrato lúcido: Formado por uma camada de células achatadas e translúcidas. Em algumas regiões do corpo, onde a pele é muito fina não é possível notar a sua presença. Estrato córneo: Formado por células mortas, sem núcleos e achatadas, as quais apresentam grande quantidade de queratina e estão continuamente descamando. Estrato lúcido: Formado por uma camada de células achatadas e translúcidas. Em algumas regiões do corpo, onde a pele é muito fina não é possível notar a sua presença.

É constituída por cinco estratos: Estrato granuloso: Formado por 3 a 5 camadas de células poligonais achatadas e citoplasma acumulado de grânulos queratino-hialina, os quais darão origem a queratina. Estrato espinhoso: Formado por 5 a 10 camadas de células cuboides, pouco achatadas e com núcleo central. Elas apresentam projeções citoplasmáticas com filamentos de queratina. Estrato germinativo: Camada mais profunda e em contato com a derme. Os queratinócitos produzidos são empurrados para as camadas superiores. Estrato granuloso: Formado por 3 a 5 camadas de células poligonais achatadas e citoplasma acumulado de grânulos queratino-hialina, os quais darão origem a queratina. Estrato espinhoso: Formado por 5 a 10 camadas de células cuboides, pouco achatadas e com núcleo central. Elas apresentam projeções citoplasmáticas com filamentos de queratina. Estrato germinativo: Camada mais profunda e em contato com a derme. Os queratinócitos produzidos são empurrados para as camadas superiores.

Derme: A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Ela é formada por tecido conjuntivo e apresenta-se mais elástica e firme, devido à presença de colágeno e elastina.dermetecido conjuntivo Nessa camada da pele são encontrados os vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, terminações nervosas, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas.glândulas sudoríparas A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Ela é formada por tecido conjuntivo e apresenta-se mais elástica e firme, devido à presença de colágeno e elastina.dermetecido conjuntivo Nessa camada da pele são encontrados os vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, terminações nervosas, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas.glândulas sudoríparas

É dividida em duas camadas: Camada papilar: Localizada abaixo da epiderme, com papilas que aumentam a aderência entre a derme e a epiderme. É constituída por tecido conjuntivo frouxo. Camada reticular: É uma camada mais profunda e espessa, sendo constituída por tecido conjuntivo denso. Camada papilar: Localizada abaixo da epiderme, com papilas que aumentam a aderência entre a derme e a epiderme. É constituída por tecido conjuntivo frouxo. Camada reticular: É uma camada mais profunda e espessa, sendo constituída por tecido conjuntivo denso.

Hipoderme: A hipoderme ou tecido subcutâneo localiza-se abaixo da derme, portanto, é uma profunda camada de tegumento. Ela é formada por tecido conjuntivo e representa entre 15% a 30% do peso corporal. A ligação entre a derme e a hipoderme é garantida por fibras de elastina e colágeno. A espessura da hipoderme varia de acordo com a região do corpo e sexo do indivíduo. Porém, é importante destacar que a hipoderme não é considerada uma das camadas da pele, mesmo mantendo uma estreita relação funcional com a derme e da difícil distinção entre os limites das duas estruturas. A hipoderme ou tecido subcutâneo localiza-se abaixo da derme, portanto, é uma profunda camada de tegumento. Ela é formada por tecido conjuntivo e representa entre 15% a 30% do peso corporal. A ligação entre a derme e a hipoderme é garantida por fibras de elastina e colágeno. A espessura da hipoderme varia de acordo com a região do corpo e sexo do indivíduo. Porém, é importante destacar que a hipoderme não é considerada uma das camadas da pele, mesmo mantendo uma estreita relação funcional com a derme e da difícil distinção entre os limites das duas estruturas.

Camadas da pele e localização da hipoderme

Função: A hipoderme apresenta importante funções para o organismo, das quais destacam-se: Reserva de energia: o tecido adiposo armazena energia que pode ser utilizada pelo corpo em momentos de necessidade. Em casos de jejuns prologados, por exemplo, o organismo utilizará a energia acumulada no tecido adiposo. Defesa contra choques físicos: protege os órgãos e ossos, servindo para "acolchoar" essas estruturas e amortecer contra traumas físicos. Ao mesmo tempo, também modela o corpo. Isolante térmico: a camada de tecido subcutâneo contribui para regular a temperatura corporal. Por exemplo, uma camada de tecido adiposo protege o corpo contra o frio. Esse processo é conhecido por termorregulação. Conexão: a hipoderme conecta a derme aos músculos e ossos. Portanto, é responsável por fixar a pele a estruturas adjacentes. A hipoderme apresenta importante funções para o organismo, das quais destacam-se: Reserva de energia: o tecido adiposo armazena energia que pode ser utilizada pelo corpo em momentos de necessidade. Em casos de jejuns prologados, por exemplo, o organismo utilizará a energia acumulada no tecido adiposo. Defesa contra choques físicos: protege os órgãos e ossos, servindo para "acolchoar" essas estruturas e amortecer contra traumas físicos. Ao mesmo tempo, também modela o corpo. Isolante térmico: a camada de tecido subcutâneo contribui para regular a temperatura corporal. Por exemplo, uma camada de tecido adiposo protege o corpo contra o frio. Esse processo é conhecido por termorregulação. Conexão: a hipoderme conecta a derme aos músculos e ossos. Portanto, é responsável por fixar a pele a estruturas adjacentes.