Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso de Docência Universitária
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Todo dia é dia de educação!
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Construindo o futuro do seu filho!
  Domingos Leite Lima Filho I Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Gerenciamento de Sala de Aula
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO-2ª ETAPA BEM VINDOS(AS)!
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Atividade complementar
Apresentação do Projeto para os Gestores
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Didática da alfabetização
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Revisita ao PPP.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Dilcéia Sarmento (Orientadora) Graduada em Ciência da Computação, Letras (Português/Inglês) e Pedagogia; Pós graduada em Orientação Educacional e em Educação Especial/Inclusiva; Atuação em dois projetos de pesquisas para aplicação de TI na Educação, financiados pelo CNPq e Incubadora da UnB; Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft (Projeto Produção cinematográfica); Partners in Learning Microsoft (“Parceiros na Aprendizagem”).

Apresentação dos Professores Nome e área de atuação

O que é mais importante no desenvolvimento de uma ação? Focar na tarefa ou no resultado da tarefa empreendida?

Foco na tarefa x Foco no resultado – Vamos assisitir um vídeo? Vídeo inicial

Momento de discussão sobre o vídeo O foco foi na tarefa ou no resultado? Por que a personagem teve tantos problemas para executar a tarefa? Vocês acham que faltou planejamento? O objetivo final do trabalho estava claro? Qual a diferença em realizar um trabalho “com foco na tarefa” e “foco no resultado”? E NÓS???

Nossa Proposta... Com foco no resultado; Clareza dos nossos objetivos: onde queremos chegar e como iremos caminhar. PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO Conjunto de ações que promoverão a melhoria das práticas pedagógicas e da aprendizagem no EM. TODOS NÓS PRECISAMOS ESTAR DE ACORDO COM ESTE OBJETIVO E DISPOR DE ESFORÇOS PARA ALCANÇÁ-LO!!!

Apresentação do Programa Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio

No Estado de Goiás Supervisão Estadual Formadores da UFG e da SEDUC (por área) Coordenador Pedagógico Regional Supervisão Regional Orientador de Estudo Professores das UE’s

Encontros semanais Horários customizáveis de acordo com a realidade da escola Usando as horas atividades Momento de reunião com o CP da escola Aulas vagas Contraturno

Encontros bimestrais Formação por área do conhecimento entre escolas: deverá ocorrer a cada bimestre com duração de 08 horas. Este será um importante espaço para reflexão das temáticas do mês bem como um momento destinado à troca experiências entre professores de uma mesma área do conhecimento e também para planejamento e produção de atividades

Encontros bimestrais Possibilidade de abrangência das discussões de dentro da escola com outros colegas da área Momento de compartilhar experiências bem sucedidas Aprofundar o estudo e a discussão a respeito do currículo Estudo da interdisciplinaridade 8 horas

Encontros mensais A necessidade desses grupos se dá para que seja possível uma maior discussão e troca de experiências entre escolas e profissionais de realidades diferentes. Esses encontros possibilitarão o enriquecimento das práticas pedagógicas de todos os professores envolvidos, possibilitando o aprendizado de novas estratégias para resolver problemas antigos, bem como o aprofundamento do estudo do currículo e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

Encontros mensais Grupos de estudos com professores de até 07 escolas Discussões por área do conhecimento Acompanhamento dos Orientadores de Estudo Estudo realizado fora do horário de trabalho

Dinâmica de Estudo Estudos individuais; Grupo de discussão; Encontro com CP; Pequenos grupos; Trabalho Coletivo; Encontro nos polos.

Modelo do Relatório de Atividades

Vídeo do Prof. Fernando Superintendente do Ensino Médio

ATIVIDADE

Nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (DCNEM) afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, deve basear-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.

Grupos de até 5 colegas (eleger um relator); Leitura e reflexão do texto: Rumo ao Ensino Médio de Qualidade Social: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o Direito à educação e a formação humana integral. (pp 31-40. Item 3 do Caderno 1); As ideias devem ser registradas e entregues ao Mediador local que repassará ao formador que acompanhará o grupo.

Fomentar reflexões das equipes de trabalho na escola; Discutir refletindo sobre as concepções acerca do ensino médio e formação humana e como elas estão presentes ou não no cotidiano das escolas em que atuam. Relacionar estas concepções com a prática pedagógica de sua Unidade Educacional, levantando os aspectos que precisam ser repensados e ou replanejados, afim de que, aproximem suas práticas da concepção apresentada. É o momento de elencar ações propositivas para o PPP da Unidade Educacional.

Socialização

Organização de Cronograma do CEV Veja modelo do cronograma

OBRIGADO E TENHAMOS TODOS UM EXCELENTE ANO DE FORMAÇÃO!