Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
O sucesso do trabalho pedagógico
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
CURRICULO +.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PROFESSOR COORDENADOR
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Plano de Gestão da Escola
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
Professor Coordenador de Apoio
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Revisita ao PPP.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Transcrição da apresentação:

Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica Resolução SE 03/2013

Ações a serem desencadeadas pelo PCAGP I- Coordenar a elaboração, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica, juntamente com professores e demais gestores da unidade escolar, em consonância com os princípios de uma gestão democrática, participativa e das disposições curriculares, bem como dos objetivos e metas a serem atingidos; Ações a serem desencadeadas pelo PCAGP Fortalecer espaços de reflexão sobre as questões pedagógicas com proposições coletivas para a elaboração /revisão da P.P. ; Verificar coerência entre Proposta Pedagógica , PAP e Plano de Gestão; Analisar se as ações elencadas nos documentos estão sendo desenvolvidas e se estão de acordo com as necessidades da escola ou necessitam de revisão; 

Ações a serem desencadeadas pelo PCAGP Assegurar o diálogo entre as disciplinas do mesmo segmento e de segmentos diferentes ( E.F. e E.M.); Trabalhar em prol de um entendimento mais amplo de currículo escolar, bem como da concepção que o embasa. Fortalecer os momentos de reflexão coletiva sobre o currículo oficial x P.P. X PAP; Fortalecer a concepção de Educação inclusiva na escola; Estimular abordagens multidisciplinares por meio de metodologia de projeto ou de temáticas transversais significativas; Proceder a análise qualitativa dos dados das avaliações internas e externas com vistas organização de ações articuladas para a melhoria do ensino e da aprendizagem e aperfeiçoamento das práticas;  II- Promover a integração horizontal e vertical do currículo, assegurando conteúdos e formas de operacionalização articuladas para os dois segmentos do ensino fundamental e para o ensino médio;  

Ações a serem desencadeadas pelo PCAGP III- Atuar colaborativamente com o Professor Coordenador do segmento correspondente aos anos iniciais e/ou finais do ensino fundamental e/ou do ensino médio, orientando, acompanhando e intervindo, se necessário, nas atividades desenvolvidas pela coordenação; Ações a serem desencadeadas pelo PCAGP Garantir espaço de estudo dos Gestores para estudos e elaboração da pauta formativa do ATPC; Acompanhar o ATPC analisando como está ocorrendo a formação continuada na escola e diagnosticando as necessidades do Grupo. Acompanhar as ações dos Professores Coordenadores junto ao seu segmento estabelecendo um ambiente de colaboração e problematização das práticas ( reflexão, estudos em grupo), com vistas ao aperfeiçoamento pedagógico. Colaborar na elaboração do Histórico de Colaboração e Feedback do acompanhamento em sala de aula.

Ações a serem desencadeadas pelo PCAGP Estimular a participação proativa de todos os professores, nas horas de trabalho pedagógico coletivo, promovendo situações de orientação sobre práticas docentes, de acompanhamento e avaliação das propostas de trabalho programadas; Garantir a otimização do uso de materiais didáticos, previamente selecionados e organizados, adequados às diferentes situações de ensino e de aprendizagem dos alunos; Promover a divulgação e o intercâmbio de práticas docentes bem sucedidas e que façam uso de recursos tecnológicos e pedagógicos disponibilizados nas escolas; Participar, juntamente com os demais Professores Coordenadores e com os professores, da elaboração de atividades de recuperação, capazes de promover progressivos avanços de aprendizagem. IV - Tornar as ações de Coordenação Pedagógica um espaço dialógico e colaborativo de práticas gestoras e docentes, que assegurem: