Utilização educativa das TIC Cenários de trabalho Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 14 Junho 2007 –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunidades de Aprendizagem
Advertisements

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A minha primeira vez… com o GSP
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
A nossa e-escola Encontro de Professores do 1º CEB Viseu, 30 de Junho de 2006 José Carlos Duarte Marques.
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
O Uso Pedagógico do Blog
Integração pedagógica das TIC
Exploração de Recursos Virtuais Teresa Silva Teresa Faria Madalena Santos
Santarém Março a Julho de 2007
Comunicação e colaboração à distância: - que relação com a aprendizagem? - que novos papéis para a escola? Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência.
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Meteorologia e Estações Meteorológicas Centro Nónio Centro Nónio Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa sessão de trabalho.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Blogues podem ser úteis na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 15 Março 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Utilização educativa das TIC Cenários de trabalho Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL 2 Maio 2007 – EB 2, 3 António.
Utilização educativa das TIC Cenários de trabalho Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL 9 Maio 2007 – EB 2, 3 Avelar Brotero.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC
Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
1 Blogs: da Construção à Exploração Educativa Centro de Competência CRIE FCUL Madalena Pinto dos Santos João Filipe Matos 10 Março.
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Centro de Formação do SIPE.
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
BOLETIM ELECTRÓNICO DO CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS.
JORNADAS DE ABERTURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2008 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação com o Magalhães – Centro.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Transcrição da apresentação:

Utilização educativa das TIC Cenários de trabalho Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 14 Junho 2007 – EB 2, 3 Gago Coutinho

Utilização educativa das TIC pressupõe… intenções comportamentos (ética) contextos possibilita… porquê aqui e agora? actuar e aprender com as TIC audiências

Utilização educativa das TIC –1 computador e 1 projector além de expositivo, problematizador –Todos os alunos com computadores tirar proveito da diversidade de saberes –Alguns computadores para alguns alunos actividades diversificadas mas com sentido para o global –Dentro e fora da sala de aula promover a autonomia e a responsabilidade Modalidades de utilização

Utilização educativa das TIC Tipos de actividades –Pesquisa ( exemplos 1 e 2 )12 Recolha de informação Tratamento de informação –Experimentação uso de applets e simulações (Geografia)applets e simulaçõesGeografia –Jogos educativos (exemplos - que propostas?)exemplos –Projectos (LATITUDE60!, Gripenet.pt, e-twinning, Clima) –Comunicação e Construção ( presencial e à distância) Na Net –com blogues HistóriaHistória –em escrita colaborativa (Ribamar),Ribamar –no Google (Docs and Spreadsheets, GooglePages - Itinerários)Google Itinerários no Moodle (Wikis, Glossários, Bases de dados) enciclopedia enciclopedia –Apresentação de trabalhos (para quê e para quem)

Utilização educativa das TIC

Utilização educativa das TIC Pesquisa Produção Ditadores e Ditaduras Prof. Mário Lourenço

Utilização educativa das TIC -Onde e Quando? o que permite e o que exige; que tempo para planear, executar, partilhar -O quê? indicação clara do que se espera que façam -Como? questões que ajudam a focar no essencial, abertura ao diferente do previsto, contributo positivo mas que expande, fomentar a comparação e análise, abordar questões de ética -Para quê? fomentar trabalho mais complexo, explorar a diversidade, mobilizar para a comunicação e representação do conhecimento -Para quem? prever uma audiência mais ampla que faça sentido e que seja apelativa (pais, outros alunos fora da turma ou da escola, comunidade, na net,…) antes, durante e após condições físicas, recursos,… propostas, intervenção do professor Dar atenção a…

Utilização educativa das TIC Exemplos de questões a colocar quando apresentam O que é que fazias diferente do que fizeste? olhar auto-reflexivo Como podes explicar as diferenças que encontraste? atenção para a análise de épocas, processos, resultados,... Porque escolheste essa imagem para apresentar essa ideia? atenção para o conteúdo mas também para o modo de o comunicar Porque colocaste o endereço electrónico da imagem/texto? atenção para questões da ética O que é que eles podiam ter feito de diferente e porquê? orienta para um olhar construtivo sobre o trabalho dos outros

Utilização educativa das TIC

Utilização educativa das TIC

Utilização educativa das TIC

Utilização educativa das TIC Blogues - espaços para se participar…

Utilização educativa das TIC num Agrupamento…

Utilização educativa das TIC m.carla said... Estou encantada com as vossas iniciativas e também com os comentários que têm surgido e as sugestões que têm dado, até eu fico curiosa e vou pesquisar. Vou imprimindo os vossos trabalhos e vou criar uma pasta de arquivo ( para mais tarde recordar). Parabéns à " minha Daniela" pelo texto, está muito giro e com imaginação. Beijinhos 6:32 PM maurinha** said... hehe..acabei de ler parte destas duas folhas, com a minha mãe!!! fartámo-nos de rir com a maneira que eles escreviam, ao principio nao percebiamos nada, mas depois começámos a associar as letras umas com as outras e isto é muito engraçado de se ler!!fizeram muito bem em po-las aqui no blog!! pessoal..leiam estas duas folhas..e vejam a maneira como se escreviam antigamente..é muito giro=))** continuem..mais uma vez..que tão muito bem;) um grande Beijinho** 9ºB 19/4/06 15:57 em casa…

Utilização educativa das TIC Rui Cipriano said... Este Clube do Património está a fazer um excelente trabalho em prol do estudo e divulgação do património artístico do concelho da Lourinhã. Estão, pois, todos de parabéns e espero que continuem com o mesmo entusiasmo e objectividade. 9/5/06 13:14 Maria dos Anjos said... Sr. Rui Agradeço as suas palavras de incentivo, tanto mais que elas vêm de uma pessoa que conhece muito bem a história da Lourinhã. E, nessa qualidade, gostaria que, sempre que possível, fizesse uma apreciação crítica do nosso trabalho, pois é muito fácil, nos blogues, introduzirmos alterações aos textos que vamos publicando. 10/5/06 18:47 TF said... Na minha aldeia que fica perto de Torres Novas na zona da Serra de Aire também existe uma oração a Stª Bárbara para rezar quando faz trovoada mas é um pouco diferente da vossa. Infelizmente não a sei de cor. Vou ter de perguntar à minha mãe ou a uma das pessoas mais velhas da aldeia e a seguir publico-a aqui. na comunidade local e não só…

Utilização educativa das TIC os professores dizem… Os blogues como sabes tiveram uma aceitação excelente,… Estou a pensar fazer umas acções… durante o mês de Julho para explorar os blogues até pq alguns prof que inicialmente estavam interessados n puderam comparecer à sessão feita por vós. Os alunos a quem foi proposto dinamizar blogues aderiram e estão entusiasmados, pela facilidade e rapidez com que tudo o que editam fica visível para todos e claro com os comentários.

Utilização educativa das TIC Moodle – espaço de trabalho e colaboração Funcionalidades orientadas para a: - participação, - comunicação, - colaboração Sistema online de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo (Learning Management System and Collaborative Work environment) Ferramentas: Foruns, chats, trabalhos, wikis, glossários,…

Utilização educativa das TIC Trabalhar colaborativamente Ferramentas e Recursos Google ( Blogger (ex. Clube de História Local ) Docs and Spreadsheets, PageCreator (ex. Itinerários da Lourinhã ) Escrita colaborativa Wetpaint ( um exemplo Sítios com dados reais ALEA ( ) Dados estatísticos reais, simulações Breathing Earth ( GoogleGoogle ( ) Maps, Earth Plataforma Moodle (Foruns, Wikis, Glossários, Bases de dados) Transversal

Utilização educativa das TIC Tópicos curriculares Ângulos, Circunferências (em port) Visualização de Sólidos (manipuláveis por rotação) Padrões (geométricos) (permite criar formas) Estatística (uma webquest) (aleatório) (simula de lançamento dados) Cálculo mental (recta numérica e representação algébrica, com números negativos e positivos) (factores primos) Matemática

Utilização educativa das TIC Tópicos curriculares fracções equações funções Vários Matemática

Utilização educativa das TIC Tópicos curriculares Ácidos, bases e pH Sobre a cor ( também para Educação Visual ) Caracterização de ondas (simulador de ondas) (ondas transversais e ondas longitudinais) Actividades experimentais (vários temas) Software livre para vários temas (faz-se download, usa-se sem internet) Física e Química

Utilização educativa das TIC Tópicos curriculares Projecto Gripenet.pt Projecto LATITUDE60! Projecto Clima e Alterações Climáticas Actividades experimentais (vários temas) Ciências da Natureza

Utilização educativa das TIC Tópicos curriculares Explorar formas tri-dimensionais (cortes de volumes) (construção e visualização de volumes) Criar com forma, cor e movimento (com videos) (sobre fotografia) (o global) Outros (geometria descritiva) Educação Visual e Tecnológica

Utilização educativa das TIC Nos Currículos ou nos Projectos Hist; Geog; Est do Meio Geog; Língua Portuguesa e estrangeira (ver, por exemplo, Art & Ecology – da pintura para o Clima) Vários interactivos com ligações às Artes Português, Geografia, Língua Portuguesa