Unidade 04 Alunos: Rafael Ribeiro Vieira 14AY3 Arthur Santos 14AY4
Modelos de associação com Fornecedores Arms Length Parcerias Relação Simbiótica
Arms Length Associação em que os fabricantes solicitam cotações periodicamente e resselecionam seus fornecedores. Não há nenhuma relação de compromisso entre cliente e fornecedor. Geralmente é percebida no fluxo descontínuo de materiais. Acarreta em uma acumulação de estoque, demora na aquisição dos materiais, despadronização de materiais e falta de qualidade de produtos.
Parcerias Os clientes estabelecem relações de longo prazo com poucos fornecedores para cada produto ou serviço. Isto leva a uma cooperação mais próxima entre o cliente e seus fornecedores, além de simplesmente cotar e fornecer produtos. Geralmente é percebida no fluxo contínuo de materiais. Com a criação de parcerias, as empresas precisam otimizar as oportunidades de negócio e fechar os elos com os fornecedores. Esse é o começo da integração da cadeia logística. O trabalho de compras diminui consideravelmente, os estoques são reduzidos, os prazos de atendimento de pedidos são encurtados, maior qualidade assegurada, melhoria das falhas no atendimento, desenvolvimento de tecnologias comuns.
Relação Simbiótica O cliente trata com poucos fornecedores, normalmente um único fornecedor para cada tipo de produto ou serviço. Essas relações são estabelecidas para um largo período de tempo. Geralmente é percebida no fluxo sincrônico de materiais. Faz com que os fornecedores se sintam motivados a investir para melhorar suas performances. Essa proximidade de relação dá oportunidade a reduções de custos adicionais em conjunto, sob forma de economias de confiança.
Estratégias de Suprimento Integração com fornecedores, racionalizando a base de fornecedores e alavancando o poder de negociação. Efetividade organizacional, enfocando em copetências-chave, equipes multifuncionais a serviço de desenvolvimento de produtos substitutos e padronização de uso. Benchmark das melhores práticas, desenvolvendo-as continuamente Gerenciamento da cadeia de suprimentos, otimizando os processos ao longo dessa cadeia e avaliação do melhor preço. Fornecimento mundial, selecionando fornecedores globais que possam prover vantagens de custo a longo prazo.
Determinação das estratégias de suprimento Avaliação Análise Implantação
Avaliação Consiste em identificar os grupos de suprimento em função de dois eixos: impacto sobre a empresa e complexidade do mercado. Consiste em fazer levantamento de informações sobre os grupos de suprimentos.
Análise Determinação das estratégias de suprimento. Identificação de táticas a serem utilizadas. Identificação dos fornecedores potenciais.
Implantação Estabelecimento das propriedades de implantação. Integração com fornecedores. Cálculo das economias potenciais. Desenvolver e executar estratégia de negociação. Escolha final dos fornecedores. Envio de pedidos. Manutenção do banco de dados.