Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Advertisements

Políticas Públicas Prevenção às Drogas
Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM
O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE GOIÂNIA
Avanços Observados Abrangência Ampliação das ações realizadas nos centros de saúde – atenção integral Avanço em complexidade do cuidado prestado Cuidado.
Necessidades Prioritárias para Estruturação dos Serviços
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
IBOTIRAMA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ITABERABA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SÃO FÉLIX - BAHIA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação Carolina Braga Abbehusen.
OFICINA DE APOIO TÉCNICO AOS MUNICÍPIOS NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE TRABALHO QUE OTIMIZAM A REGULAÇÃO.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário: Celso Brito Miranda
BRUMADO BRUMADO Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no Desenvolvimento dos Processos de Trabalho que Garantam a Regulação. Oficina de Apoio Técnico.
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
SAÚDE Compromissos de Governo.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
Avaliação da implantação das ações de Controle,
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
UNACON Hospital Municipal de Caetité
EUNÁPOLIS - BA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
De Teixeira Freitas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Prof. Miriam Vieira Goiânia , 02 de setembro de 2011
SENHOR DO BONFIM Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
HAPVIDA SAÚDE HOJE • 3ª maior operadora privada do Brasil;
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Regionalização Solidária.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
PERSPECTIVAS PARA O SISTEMA DE SAÚDE DA PMDF
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
ABRIL/2015 DADOS SAÚDE Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
Ambulatório Médico Especializado
A Saúde chegando até você
PERFIL E REGULAÇÃO DO ACESSO
ESTRUTURA Hospital Geral – 100 leitos
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
Prefeitura Municipal de Feliz Secretaria Municipal da Saúde
Associação Brasileira
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Os Consórcios Públicos da Saúde do Estado do Ceará
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
Gerência de Planejamento do SUS - GEPSA DIAGNÓSTICO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE OFERTADOS EM SANTA CATARINA.
REGULAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: GESTÃO DAS FILAS DE ESPERA
GERÊNCIA DOS COMPLEXOS REGULADORES - GECOR SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E REGULAÇÃO - SUR CNRAC - Central Nacional de Regulação da Alta.
R1T1: a experiência no Hospital Universitário Regional de Maringá.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2016 da SAÚDE Dr. ROGER HUNGRIA DE PAULA Gestor Municipal PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMA SECRETARIA MUNICIPAL.
Transcrição da apresentação:

Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara Delzana Rosa Amorim Adm. Sistema de Regulação – Complexo Regulador Região Sul Edy-Lamar Borges de Jesus e Souza Supervisora de Controle e Avaliação – Regional de Saúde Sul

População Itumbiara: 92.832 habitantes População Região: 230.807 habitantes 13 municípios Divisa GO/MG

REDE ASSISTENCIAL: 1 Hospital Municipal (Internação com 101 leitos e Pronto Socorro referência na região com atendimento em clínica médica, pediatria e gineco/obstetrícia e plantão de retaguarda nas especialidades: cardiologia, angiologia, neurologia, cirurgia geral, psiquiatria, urologia; exames diagnósticos: mamografia, tomografia, ultrassonografia; pequenas cirurgias TU pele).

1 Hospital Filantrópico conveniado (Referência para atendimento em traumatologia, internação em UTI (8 leitos UTI adulto e 44 leitos SUS internação) e atendimento às urgências oftalmológicas) 1 Hospital particular contratado (Internação clínica – 16 leitos SUS) 1 CAIS (Centro de especialidades médicas- cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, dermatologia gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia, ortopedia, pediatria, proctologia, urologia; Pronto Atendimento; Centro de Reabilitação Físico e Motora; Centro de Especialidade Odontológica; exames diagnósticos: audiometria e teste da orelhinha)

14 unidades de Estratégia Saúde da Família 1 NASF 1 CAPS 1 SAE/CTA 12 consultórios isolados de especialidade médica contratados (oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, angiologia, psiquiatria, geriatria e mastologia) 9 clínicas exames diagnósticos contratados (diagnose em cardiologia, neurologia, gastroenterologia, pneumologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, Radiodiagnóstico média complexidade)

ANTES DA IMPLANTAÇÃO Usuários tinham livre acesso as consultas especializadas, não sendo acompanhados pela atenção primária; Exames diagnósticos eram liberados sem controle de cota e sem protocolos; Não reconhecimento da demanda reprimida; Inexistência de fluxo assistencial; Usuários peregrinavam pela rede em busca de assistência;

Implantação Complexo Regulador Data implantação: julho/2007 Procedimentos regulados: Consultas Exames Patologia Clínica Exames Rx Tomografia Computadorizada Mamografia E.C.G Pequenas Cirurgias (TU de pele) Ultrassonografia Colonoscopia Teste da orelhinha Média mensal de 8.000 solicitações 9 municípios solicitantes direto no sistema

Depois da Implantação Estruturação da atenção primária sendo esta responsável direta pela regulação das consultas especializadas; Reconhecimento da demanda reprimida e real necessidade do usuário; Definição do fluxo assistencial; Garantia de acesso com equidade; Organização do sistema de saúde no município; Marcação de procedimentos mais próximo do usuário;

Recepção Superintendente Central de marcação Goiânia

Dificuldades Cobertura da ESF de 56%; ESF não informatizadas; Inexistência de protocolos clínicos e de acesso; Profissionais médicos reguladores 24hs (12hs) para implantação módulo internação; Judicialização da saúde; Agenda prestador contratado; Divisa com MG

Expectativa

Implantação de protocolos clínicos e de acesso estadual; Governança; Educação Permanente; Ampliação cobertura ESF; PPI interestadual

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier Obrigada !!!!!