1. Sugestões para o trabalho individual a. Estudo b. Leitura c. Apontamentos d. Pesquisa
a. Estudo Não deixar o estudo para a véspera dos testes! Pensar Azul Texto Editores a. Estudo Não deixar o estudo para a véspera dos testes! Para estudar, devemos: Ler cuidadosamente os textos Tirar apontamentos Reler os apontamentos e anotar as dúvidas Fazer os trabalhos indicados pelo Professor Não deixar acumular a matéria >>>
a. Estudo >>> Não deixar o estudo para a véspera dos testes! Pensar Azul Texto Editores a. Estudo >>> Não deixar o estudo para a véspera dos testes! Para estudar, devemos: Participar activamente nas aulas Compreender antes de decorar Procurar fontes de informação complementares (Net, livros da biblioteca) Elaborar esquemas e resumos das leituras efectuadas
b. Leitura Na leitura de textos, devemos: Pensar Azul Texto Editores b. Leitura Na leitura de textos, devemos: Procurar as ideias principais Sublinhar as palavras principais Distinguir o essencial do acessório Procurar as definições, assinalando-as à margem Encontrar o fio condutor do texto Elaborar um esquema (organograma) das ideias apresentadas e discutidas
c. Apontamentos Elabore bons apontamentos para ter sucesso Pensar Azul Texto Editores c. Apontamentos Elabore bons apontamentos para ter sucesso Para isso, devemos: Registar só o que se compreendeu Seleccionar apenas a informação essencial e relevante Fazer registos claros e fidedignos Rever e passar a limpo (1.ª etapa do estudo)
d. Pesquisa Para obter informação complementar, devemos: Pensar Azul Texto Editores d. Pesquisa Para obter informação complementar, devemos: Consultar o professor ou outra pessoa idónea Seleccionar as fontes de informação: verificar as credenciais do site/autor verificar a correcção linguística do texto: linguagem, correcção ortográfica e gramatical >>>
d. Pesquisa >>> identificados (o autor, a obra) Pensar Azul Texto Editores d. Pesquisa >>> 3. Os materiais para consulta devem ser identificados (o autor, a obra) analisados e interpretados resumidos (numa ficha) para facilitar a utilização da informação
d. Pesquisa >>> Devemos indicar sempre: Pensar Azul Texto Editores d. Pesquisa >>> Devemos indicar sempre: 4. Citações - sempre que quisermos fazer uma citação (reprodução literal de um autor) devemos colocá-la “entre aspas” e indicar a fonte
d. Pesquisa >>> Devemos indicar sempre: Pensar Azul Texto Editores d. Pesquisa >>> Devemos indicar sempre: 5. Bibliografia - as obras devem ser identificadas assim: nome do autor (APELIDO, Nome próprio), Título do livro, Cidade, Editora, ano de edição Exemplo: Platão, República, Lisboa, ed. Fund. Gulbenkian, 1984 As informações recolhidas na Internet devem ser identificadas através do respectivo endereço electrónico
Biblioteca do Convento de Mafra Pensar Azul Texto Editores JS Bach, Concerto para Piano BWV 1056
2. Metodologias para trabalho filosófico O desenvolvimento das competências (problematizar, conceptualizar, argumentar) exige 1. leitura e análise filosófica de textos 2. debate e discussão de temas e problemas 3. elaboração de textos
1. Leitura e análise filosófica de textos Pensar Azul Texto Editores 1. Leitura e análise filosófica de textos Modelo geral Identificar o tema Identificar o problema Identificar a tese ou as teses do autor Identificar os argumentos em confronto Identificar os termos ou conceitos nucleares Discutir e tomar posição sobre as teses
2. Debate e discussão de temas e problemas Pensar Azul Texto Editores 2. Debate e discussão de temas e problemas Debate é uma situação tipicamente argumentativa que envolve um confronto de ideias Tem os seguintes momentos - discussão das teses - confronto dos argumentos - assumpção das posições justificadas
Regras para o debate a. Nível comportamental Pensar Azul Texto Editores Regras para o debate a. Nível comportamental saber ouvir: estar aberto aos argumentos dos outros apresentar argumentos curtos e claros justificar as suas posições com argumentos válidos argumentos com provas factuais (se possível) intervir só se tiver algo novo a dizer >>>
“É preciso aprender a ouvir os outros” Debate “É preciso aprender a ouvir os outros” Pensar Azul Texto Editores >>> >>>
a. Nível comportamental Pensar Azul Texto Editores Regras para o debate >>> a. Nível comportamental evitar argumentos já usados admitir que os outros podem ter razão aceitar alterar a própria posição evitar a agressividade e o ataque pessoal importante é o esclarecimento, não a vitória >>>
respeitar as regras da gramática Pensar Azul Texto Editores Regras para o debate >>> b. Nível argumentativo respeitar as regras da gramática respeitar as regras da lógica e/ou da retórica >>>
Regras para o debate >>> As regras da lógica >>> Pensar Azul Texto Editores Regras para o debate >>> As regras da lógica - regras do discurso coerente fazer afirmações ou negações (proposições) justificadas não usar contradições (não defender uma tese e a sua negação) fazer inferências válidas (usar argumentos cuja conclusão decorre das premissas) usar argumentos sólidos (cuja conclusão decorra de premissas verdadeiras) respeitar as regras de construção de argumentos válidos >>>
Regras para o debate >>> As regras da retórica Pensar Azul Texto Editores Regras para o debate >>> As regras da retórica
3. Elaboração de textos Em Filosofia, os trabalhos escritos podem ser Pensar Azul Texto Editores 3. Elaboração de textos Em Filosofia, os trabalhos escritos podem ser - sínteses - textos argumentativos - monografias (desenvolver um tema seguindo um guião)
Regras para elaborar sínteses Pensar Azul Texto Editores Regras para elaborar sínteses Identificar o autor e a obra Identificar e expor com rigor o tema, o problema, os conceitos e a(s) tese(s) Apresentar com clareza a estrutura e a sequência lógica do texto Centrar-se nas ideias principais, evitar divagações ou elementos insignificantes Ser fiel às ideias essenciais do texto e expô-las com rigor
Regras para elaborar um texto argumentativo Pensar Azul Texto Editores Regras para elaborar um texto argumentativo Formular e expor com rigor o tema e o problema Expor com imparcialidade as teses em debate, confrontando-as entre si Explicar / clarificar / criticar os argumentos Tomar posição (defender uma tese), justificando-a com argumentos válidos
Regras para uma monografia Pensar Azul Texto Editores Regras para uma monografia 1. Recolher informação relevante sobre o tema 2. Estabelecer um plano coerente com Introdução apresentação dos objectivos do trabalho, do tema e da metodologia Desenvolvimento exposição do tema e formulação do problema contextualização do problema exposição ordenada da informação recolhida defesa e justificação da tese Conclusão apresentação de uma síntese balanço crítico do trabalho indicação das fontes