1. Sugestões para o trabalho individual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

Preparar-me para um teste
Resumo e Síntese.
FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
SEMINÁRIO.
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Ensaiando um ensaio.
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
CONHECENDO PELA LEITURA
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Como elaborar um texto Argumentativo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.
A análise e o Comentário de textos
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Como se faz um trabalho escolar?
O DEBATE.
Unidade III Racionalidade Argumentativa e Filosofia Sub-unidade I Argumentação e Lógica Formal Lógica Proposicional.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
As Características dos Bons Apontamentos Como professora deixo-vos aqui uma proposta que, do meu ponto de vista, vos pode facilitar a metodologia de estudo.
Diretrizes para leitura e análise de textos
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Fichamento: técnica de estudo
CONHECENDO PELA LEITURA
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
Como se faz uma pesquisa? Como se trabalha em grupo
Trabalho nas regras ABNT
Importância da Leitura
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
Artigo Científico Funções Básicas:
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Formas de Comunicação Científica
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Resumo.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Como fazer um trabalho de pesquisa
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Leitura e interpretação de texto
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
Fichamento.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
ELABORAR RELATÓRIOS.
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
FICHAMENTO.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Resumo e Síntese.
Tânia Maria Santana Botêlho
A escrita científica / académica A escrita técnica
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
Citações e Referências
Leitura e Documentação
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

1. Sugestões para o trabalho individual a. Estudo b. Leitura c. Apontamentos d. Pesquisa

a. Estudo Não deixar o estudo para a véspera dos testes! Pensar Azul Texto Editores a. Estudo Não deixar o estudo para a véspera dos testes! Para estudar, devemos: Ler cuidadosamente os textos Tirar apontamentos Reler os apontamentos e anotar as dúvidas Fazer os trabalhos indicados pelo Professor Não deixar acumular a matéria >>>

a. Estudo >>> Não deixar o estudo para a véspera dos testes! Pensar Azul Texto Editores a. Estudo >>> Não deixar o estudo para a véspera dos testes! Para estudar, devemos: Participar activamente nas aulas Compreender antes de decorar Procurar fontes de informação complementares (Net, livros da biblioteca) Elaborar esquemas e resumos das leituras efectuadas

b. Leitura Na leitura de textos, devemos: Pensar Azul Texto Editores b. Leitura Na leitura de textos, devemos: Procurar as ideias principais Sublinhar as palavras principais Distinguir o essencial do acessório Procurar as definições, assinalando-as à margem Encontrar o fio condutor do texto Elaborar um esquema (organograma) das ideias apresentadas e discutidas

c. Apontamentos Elabore bons apontamentos para ter sucesso Pensar Azul Texto Editores c. Apontamentos Elabore bons apontamentos para ter sucesso Para isso, devemos: Registar só o que se compreendeu Seleccionar apenas a informação essencial e relevante Fazer registos claros e fidedignos Rever e passar a limpo (1.ª etapa do estudo)

d. Pesquisa Para obter informação complementar, devemos: Pensar Azul Texto Editores d. Pesquisa Para obter informação complementar, devemos: Consultar o professor ou outra pessoa idónea Seleccionar as fontes de informação: verificar as credenciais do site/autor verificar a correcção linguística do texto: linguagem, correcção ortográfica e gramatical >>>

d. Pesquisa >>> identificados (o autor, a obra) Pensar Azul Texto Editores d. Pesquisa >>> 3. Os materiais para consulta devem ser identificados (o autor, a obra) analisados e interpretados resumidos (numa ficha) para facilitar a utilização da informação

d. Pesquisa >>> Devemos indicar sempre: Pensar Azul Texto Editores d. Pesquisa >>> Devemos indicar sempre: 4. Citações - sempre que quisermos fazer uma citação (reprodução literal de um autor) devemos colocá-la “entre aspas” e indicar a fonte

d. Pesquisa >>> Devemos indicar sempre: Pensar Azul Texto Editores d. Pesquisa >>> Devemos indicar sempre: 5. Bibliografia - as obras devem ser identificadas assim: nome do autor (APELIDO, Nome próprio), Título do livro, Cidade, Editora, ano de edição Exemplo: Platão, República, Lisboa, ed. Fund. Gulbenkian, 1984 As informações recolhidas na Internet devem ser identificadas através do respectivo endereço electrónico

Biblioteca do Convento de Mafra Pensar Azul Texto Editores JS Bach, Concerto para Piano BWV 1056

2. Metodologias para trabalho filosófico O desenvolvimento das competências (problematizar, conceptualizar, argumentar) exige 1. leitura e análise filosófica de textos 2. debate e discussão de temas e problemas 3. elaboração de textos

1. Leitura e análise filosófica de textos Pensar Azul Texto Editores 1. Leitura e análise filosófica de textos Modelo geral Identificar o tema Identificar o problema Identificar a tese ou as teses do autor Identificar os argumentos em confronto Identificar os termos ou conceitos nucleares Discutir e tomar posição sobre as teses

2. Debate e discussão de temas e problemas Pensar Azul Texto Editores 2. Debate e discussão de temas e problemas Debate é uma situação tipicamente argumentativa que envolve um confronto de ideias Tem os seguintes momentos - discussão das teses - confronto dos argumentos - assumpção das posições justificadas

Regras para o debate a. Nível comportamental Pensar Azul Texto Editores Regras para o debate a. Nível comportamental saber ouvir: estar aberto aos argumentos dos outros apresentar argumentos curtos e claros justificar as suas posições com argumentos válidos argumentos com provas factuais (se possível) intervir só se tiver algo novo a dizer >>>

“É preciso aprender a ouvir os outros” Debate “É preciso aprender a ouvir os outros” Pensar Azul Texto Editores >>> >>>

a. Nível comportamental Pensar Azul Texto Editores Regras para o debate >>> a. Nível comportamental evitar argumentos já usados admitir que os outros podem ter razão aceitar alterar a própria posição evitar a agressividade e o ataque pessoal importante é o esclarecimento, não a vitória >>>

respeitar as regras da gramática Pensar Azul Texto Editores Regras para o debate >>> b. Nível argumentativo respeitar as regras da gramática respeitar as regras da lógica e/ou da retórica >>>

Regras para o debate >>> As regras da lógica >>> Pensar Azul Texto Editores Regras para o debate >>> As regras da lógica - regras do discurso coerente fazer afirmações ou negações (proposições) justificadas não usar contradições (não defender uma tese e a sua negação) fazer inferências válidas (usar argumentos cuja conclusão decorre das premissas) usar argumentos sólidos (cuja conclusão decorra de premissas verdadeiras) respeitar as regras de construção de argumentos válidos >>>

Regras para o debate >>> As regras da retórica Pensar Azul Texto Editores Regras para o debate >>> As regras da retórica

3. Elaboração de textos Em Filosofia, os trabalhos escritos podem ser Pensar Azul Texto Editores 3. Elaboração de textos Em Filosofia, os trabalhos escritos podem ser - sínteses - textos argumentativos - monografias (desenvolver um tema seguindo um guião)

Regras para elaborar sínteses Pensar Azul Texto Editores Regras para elaborar sínteses Identificar o autor e a obra Identificar e expor com rigor o tema, o problema, os conceitos e a(s) tese(s) Apresentar com clareza a estrutura e a sequência lógica do texto Centrar-se nas ideias principais, evitar divagações ou elementos insignificantes Ser fiel às ideias essenciais do texto e expô-las com rigor

Regras para elaborar um texto argumentativo Pensar Azul Texto Editores Regras para elaborar um texto argumentativo Formular e expor com rigor o tema e o problema Expor com imparcialidade as teses em debate, confrontando-as entre si Explicar / clarificar / criticar os argumentos Tomar posição (defender uma tese), justificando-a com argumentos válidos

Regras para uma monografia Pensar Azul Texto Editores Regras para uma monografia 1. Recolher informação relevante sobre o tema 2. Estabelecer um plano coerente com Introdução apresentação dos objectivos do trabalho, do tema e da metodologia Desenvolvimento exposição do tema e formulação do problema contextualização do problema exposição ordenada da informação recolhida defesa e justificação da tese Conclusão apresentação de uma síntese balanço crítico do trabalho indicação das fontes