Obsolescência Planejada x Obsolescência Perceptível

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Transcrição da apresentação:

Obsolescência Planejada x Obsolescência Perceptível Os vilões do povo que movem o mercado

Obsolescência Planejada: Esse nome bonito é usado para produtos eletroeletrônicos que já são feitos de forma programada para não durar muito. Por exemplo: sacolas e copos de plásticos, DVDs, esfregões, máquinas fotográficas, computadores, etc.

Obsolescência Perceptiva: diferentemente da Planejada, o produto segue em condições de uso, mas convencem-nos a jogar fora, apenas porque surgiu um novo modelo ou porque mudou a aparência. Isso acontece pelo incentivo do mercado e aderência da sociedade pelo que é moda, aumentando a procura desses produtos por status. Grandes exemplos são televisões, celulares, roupas, calçados etc.

No meio tecnológico...  obsolescência planejada e perceptível fizeram com que aumentasse a produção, exigindo um maior investimento em tecnologia para suprir a demanda;  houve dispersão espacial das fábricas pelo mundo, ocasionado uma descentralização da produção;  além disso, assistiu-se também a um aumento das propagandas para fomentar o consumo.

No cotidiano...  nesse caso, a Obsolescência Planejada fez com que os gastos por pessoa aumentassem fazendo o capitalismo expandir-se;  a Obsolescência perceptível fez com que as pessoas aderissem a um sistema de compras por status, o que também fortaleceu o capitalismo;  as pessoas se ornaram reféns do sisema, e novas opções de produtos surgem a cada dia para aumentar o desejo de consumo da sociedade.

Linha do tempo 1941 – Invenção da câmera fotográfica, a parir daí, a tecnologia passava a conquistar o povo, e após a modernização deste produto, ambos os tipos de obsolescência a influenciou. A obsolescência planejada e perceptível, não foi aplicada tão diretamente a parir de sua invenção, mas sim a parir de 1975, com o surgimento do microcomputador, onde houve uma maior produção e competitividade pelo produto.

Linha do tempo 2010, 2011 e 2012 – foi mostrado que existe uma competição entre as empresas para lançar novos modelos de produtos, isso acontece pela consciência de que a sociedade está em busca de novidades, e dispostas a abrir mão do que tem (e que está funcionando) para obter status etc. o exemplo atual é entre os celulares da marca Apple, o iPhone 4 e o iPhone 4s são exemplos de que se busca sim, pequenas mudanças no modelo para lançar um novo produto, aumentar o preço, e lucrar as custas do desejo de consumo criado pela Obsolescência Perceptível. Tendo em vista que a grande diferença do iPhone 4s para o iPhone 4 é seu processador A5 dual-core decidimos ver se a diferença da velocidade é muito evidente... Veja, e tire suas conclusões se compensa pagar mais caro por um iPhone 4s: http://www.youtube.com/watch?v=YHZqn_sjbVQ

GT 3 - Petra Ana Júlia – nº 1 Ana Laura – nº 2 Anderson Teixeira – n°3 Eduardo Ítalo – nº 6 Matheus Morais – nº 22 Disciplina: Informática. Professor: Fernando Nishimura