MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Advertisements

Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
MARKETING CONTEMPORANEO
CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
FTAD – Contabilidade e Finanças
SENAC - RJ Aula - 5 Professor Eduardo Borges - -
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
O Início de um novo negócio
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 1 Prof.º Cleverson Luis
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
FTAD Formação Técnica em Administração
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI Prof.ª Célia Oliveira
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 3
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 2
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 6 Prof.ª Gledsnelly Fernanda
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas
FTAD Formação Técnica em Administração
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 1
Formação Técnica em Administração de Empresas ACI
Prof. Marivaldo Oliveira
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 7
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Gestão de Projetos Prof. Fábio Diniz.
FTIN Formação Técnica em Informática
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Gestão de Projetos Prof. Fábio Diniz.
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 3
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Nome da Disciplina Nome do Professor. 2ª AULA. 30 de abril de EMPREENDEDORISMOe PLANO DE NEGÓCIOS.
Empreendedorismo pode ser aprendido
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Problemas? Oba! Autor:Roberto Shinyashiki
FTIN - Módulo de WebDesign Prof. Ítalo Araújo. ACI FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA.
FTAD – Módulo de Planejamento Gestão de Projetos
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 4
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Nivelamento Prof.ª Andréa César.
Prof. Carolina Lindbergh
FTAD – Módulo de Planejamento Gestão de Projetos
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 1
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 06 Prof. Fábio Diniz.
Um guia simples para o aluno Etebrax elaborar suas atividades.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório Prof. Fábio Diniz.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
FTAD Formação Técnica em Administração Aula 07 - ACI Prof. Arlindo Neto.
Administração de Servidores de Rede
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 06 Prof. Gabriel Silva.
Módulo de Portuária e Construção Civil – ACI Prof.º Marivaldo Oliveira
Informática & Eletrônicos
CURSOS TÉCNICOS ETEBRAX
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Gestão Estratégica de Negócios
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Transcrição da apresentação:

MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 3 Prof.(a): Marivane Santos

Competências a serem trabalhadas Marketing Pessoal Gestão da Carreira Português Instrumental ACI -ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR

Executar um planejamento estratégico da carreira. GESTÃO DE CARREIRA Executar um planejamento estratégico da carreira.

BRAINSTORM O brainstorming (ou "tempestade cerebral"), mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivíduo, colocando-a a serviço de seus objetivos.

“TEMPESTADE DE IDÉIAS” OU “EXERCICIO DE RELAXAMENTO” BRAINSTORM Todas as idéias são ouvidas e trazidas até o processo de “brainwrite”, que consiste na compilação ou anotação de todas as idéias ocorridas no processo de brainstorming.

TÉCNICAS DO BRAINSTORM A técnica de brainstorm tem várias aplicações, mas é usada em: Desenvolvimento de novos produtos - Obter idéias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes. Publicidade - Desenvolver idéias para campanhas publicitárias. Resolução de problemas - Consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.

BRAINSTORM Gestão de processos - Encontrar formas de melhorar os processos comerciais e deprodução. Gestão de projetos - Identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades. Formação de equipes - Geração de partilha e discussão de idéias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar.

BRAINSTORM Há 3 principais partes no brainstorm: Encontrar os fatos; Geração da idéia; Encontrar a solução. A técnica de Brainstorm funciona para problemas que têm muitas soluções possíveis tal como a geração de idéias para o seu desenho.

GESTÃO DE CARREIRA INTRODUÇÃO A Gestão de Carreira é mais do que deixar a carreira acontecer, é planejar e executar as ações que levarão ao seu sucesso continuado Planejar e organizar um cronograma de ações que devem ser seguidas para a realização das metas estipuladas –uma rotina diária, estabelecida com hábitos e atitudes.

GESTÃO DE CARREIRA Qual é seu objetivo Principal ? O objetivo principal aonde você deseja chegar, mas não basta só saber, é preciso quantificar em que tempo pretende chegar.

GESTÃO DE CARREIRA “Detalhe os passos para atingir o seu Objetivo”, de forma bastante clara que possa ser entendido por qualquer pessoa que o leia.

PASSOS PARA ATINGIR O SEU OBJETIVO Tente ser breve. Desmembre o objetivo principal. “Viabilidade Financeira” do seu Planejamento Estratégico. “Descreva os benefícios que alcançará com a realização do seu Projeto”.

PASSOS PARA ATINGIR O SEU OBJETIVO “Avalie o sucesso e a Performance” do seu projeto Elabore “um Resumo” que possa ser repetido mentalmente.

O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ? Conhecimento Perfil Empreendedor Rede de Contatos Comunicação Auto-Estima e Motivação

O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ? 1.Conhecimento Não basta apenas ter um diploma. Novas formas de diferenciação,técnicas atuais, multiplicidade de conhecimento Empresas buscam resultados o funcionário precisa trazer lucro.

O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ? 2. Perfil Empreendedor: O profissional não deve se enxergar mais como um mero empregado da empresa, e sim como um sócio do negócio. Ter e aprimorar características empreendedoras como a persistência, visão de futuro, criatividade, planejamento.

O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ? 3. Rede de Contatos: A chave mágica que consegue abrir portas. Fazer amigos, ser simpático, receptivo e disponível para os outros.

O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ? 4. Comunicação: Linguagem é poder! Domínio verbal e escrito habilidades requisitadas pelo mercado sucesso.

O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ? 5. Autoestima e Motivação: Gostar de si é fundamental para ter segurança.

CARREIRA PROFISSIONAL A carreira é um ato individual. Você é o único responsável pelo seu desenvolvimento, aonde quer chegar

ATITUDES INICIAIS Amizades e rede de relacionamento Faça sua rede de relacionamento com pessoas que também possam auxiliar em seus objetivos.Enquanto muitos só se divertem você também se prepara.

ATITUDES INICIAIS Não perca o foco Estude sempre Aprimore seus conhecimentos na área escolhida. (leitura e cursos, inclusive de informática e idiomas)

ATITUDES INICIAIS Cuide de sua aparência/autoestima,de seu humor, de seus relacionamentos. Coloque no papel de forma objetiva as suas metas. Estratégia de Carreira

NEUROLINGUÍSTICA Ciência que estuda a elaboração cerebral da linguagem.

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA Teorias em que seus praticantes utilizam para o desenvolvimento pessoal e profissional. Mente, corpo e a linguagem interagem para criar as percepções do mundo e com algumas técnicas.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA Gestão de Carreira*planejar e executar as ações 1º lugar “Qual é seu objetivo Principal?” • Quantifique o tempo • Escreva suas metas> mentalizar não basta. Reveja a cada período sua ações > a rotina e a pressão do tempo podem desviar seus objetivos

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA 2º lugar “Detalhe os passos para atingir o seu Objetivo”–Seja sucinto e objetivo. • Desmembre o objetivo principal em metas necessárias para alcançá–lo. •Descreva como fará para atingir cada meta. 3º lugar-“Viabilidade Financeira”do seu Planejamento Estratégico. • Levante as Despesas , antecipe a visão das correções necessária para que o objetivo seja alcançado.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA 4º lugar “Descreva os benefícios ao atingir sua meta”.• Visualize-se no futuro-o que você ganhará com a realização deste projeto -veja o emocional, seu EGO e resultados financeiros –o que obteve. 5º lugar “Avalie o sucesso e a Performance” do seu projeto.• Hora de saber se os objetivos estão sendo alcançados ou se ficaram apenas no papel

PLANEJAMENTO REAVALIAÇÃO/CONTROLE É necessário rever equívocos de concepção do plano e as interferências externas. Essa é a oportunidade para fazer as mudanças necessárias. Defina claramente como será a avaliação.

PLANEJAMENTO REAVALIAÇÃO/CONTROLE “Um RESUMO” repita mentalmente a qualquer momento.

PLANEJAMENTO Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento. Thomas A. Edison “É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las.”Bernardinho

ATIVIDADE 1.Explique o que você entendeu sobre BRAINSTORM? (minímo 20 linhas tamanho da fonte 12). 2.O que você entendeu sobre NEUROLINGUÍSTICA? 3. O que o mercado deseja de você?Dentro da sua realidade é utilizado os 5 termos,explique o por quê?

ATIVIDADE 4.Faça um resumo do que você entendeu sobre planejamento.(minímo 20 linhas tamanho da fonte 12). 5.Comente sobre a aula.(Opiniões abertas que seja positiva ou negativa).

NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade.

NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto.

NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Fonte utilizada Arial - tamanho 12. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA.

ATIVIDADE Entrega: 15/07/2012 Até às 23:00 hrs. EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões. Chat dia 05/07/2012 Quinta-feira, no horário das 19:30 às 21:00 Hrs