Constantes, Variáveis e Memória

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Transcrição da apresentação:

Constantes, Variáveis e Memória ALGORITMOS Professor: Diego Oliveira Aula 07 - Constantes, Variáveis e Memória

Constantes Constantes são espaços de memória onde se pode armazenar um valor, de um tipo, que não será alterado ao longo do código Utilizam-se constantes para números conhecidos fixos, evitando assim os erros Uma constante é criada utilizando-se a palavra-chave ‘final’ O valor de uma constante só pode ser atribuído uma única vez!

Constantes No exemplo abaixo uma constante PI é criada, depois o seu valor é impresso e após isso tenta-se alterar o valor de PI para um número mais preciso, resultando em um erro: public class Constantes{ public static void main(String[] args){ final double PI = 3.14; System.out.println(“O valor de PI é ” + PI); PI = 3.1315; //esta linha estará pintada de vermelho }

Variáveis Como vimos na aula passada, as variáveis possuem um tipo e um valor e podem ter esse valor alterado a qualquer momento no código: public class Variáveis{ public static void main(String[] args){ int idade = 30; System.out.println(“Idade = “ + idade); idade = 31; System.out.println(“Idade = ” + idade); }

Variáveis O valor da variável pode ser alterado, porém seu tipo NUNCA poderá ser pois Java é uma linguagem fortemente tipada: Acima a idade foi criada como inteiro e tentou-se colocar uma String, gerando erro public class Variáveis{ public static void main(String[] args){ int idade = 30; System.out.println(“Idade = “ + idade); idade = “trinta”; //esta linha estará errada System.out.println(“Idade = ” + idade); }

Memória Cada tipo de variável ocupa um valor na memória RAM e tem um range de valores: Tipo Início Fim Memória boolean true false 1 bit byte -128 127 8 bits short -32768 32767 16 bits int -2147483648 2147483647 32 bits long -9223372036854775808L 9223372036854775807L 64 bits float 1.40129846432481707e-45 3.40282346638528860e+38 double 4.94065645841246544e-324D 1.79769313486231570e+308D Tipo Início Fim Memória boolean byte short int long float char 65635 16 bits

Ler Valores do Teclado Para ler valores digitados pelo usuário vamos utilizar Scanner: Na linha 1 importamos a classe Scanner, que fará a leitura do teclado import java.util.Scanner; public class LerTeclado{ public static void main(String[] args){ Scanner leia = new Scanner(System.in); //O S do Scanner e do System são maíusculos int idade; System.out.print(“Digite sua idade: ”); idade = leia.nextInt(); //o I do INT é maiúsculo System.out.println(); }

Ler Valores do Teclado Ao importar um código, significa que ele foi criado por outra pessoa e será utilizado dentro do seu código. Na linha 7 está sendo criado um objeto da classe Scanner, para que possamos fazer a leitura dos dados Mais detalhes sobre importação e criação de objetos serão vistos nas aulas da disciplina de Programação Orientada a Objetos

Ler Valores do Teclado Exemplo com vários tipos: Scanner leia = new Scanner(System.in); int idade; String nome; double peso; boolean isAluno; char genero; System.out.println(“Digite sua idade: “); idade = leia.nextInt(); System.out.println(“Digite seu nome: ”); nome =leia.nextLine(); System.out.println(“Digite seu peso (exemplo 70.5): ”); peso = leia.nextDouble(); System.out.println(“Você é aluno? (true ou false): ”); isAluno = leia.nextBoolean(); System.out.println(“Digite seu gênero (m ou f): ”); genero = leia.next().charAt(0); Exemplo com vários tipos:

Exercício Escreva um código que leia do teclado o valor do RAIO de um círculo e calcule: Diâmetro Perímetro Área Leia também o valor da Aresta de um cubo e calcule: Área da Superfície Volume Diagonal (a * ) Utilize PI = 3.14 como uma CONSTANTE Utilize = 1.73 como uma CONSTANTE

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