Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Prof. Eduardo Botti Abbade
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Práticas de Apoio à Gestão
Práticas de Apoio à Gestão
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
LEARNING ORGANIZATION
Abordagem sistêmica na Gestão
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
POR QUE PLANEJAR!.
Resiliência O desenvolvimento da equipe é de responsabilidade do líder e também de cada pessoa que a compõe.  A ampliação da competência pessoal é importante.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Abrangência do Planejamento
Afinal, o que é Planejamento?
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
Teoria Geral dos Sistemas 2
Práticas de Apoio à Gestão
Modelo de Excelência em Gestão
A BORDAGEM S ISTÊMICA Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas Profa. Lillian.
Teoria Geral dos Sistemas 3
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
II Orientação Técnica PCAGP.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Empreendedorismo pode ser aprendido
Teorias Modernas de Gestão
Trabalhando com Grupos
Cenários Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Gestão do conhecimento e capital intelectual
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Bases para o pensamento
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Desempenho Organizacional e melhorias
Gestão Estratégica de Pessoas
Delegação, Centralização e Descentralização
Investigar, ensinar e aprender
BEM-VINDO À DISCIPLINA
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
A Liderança transformacional
Competências Interpessoais Objetivos
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

Abordagem Sistêmica Aplicada à Arquivística, a partir da teoria de Peter Senge Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares Baseado no trabalho de Welder Antônio Silva, Suzana Marinho e Patrícia Kelly dos Santos

Abordagem Ao trabalhar para identificar problemas arquivísticos nas organizações... ... deve-se adotar uma visão da totalidade do ambiente organizacional... .... objetivando não apenas reconhecer os focos de problemas mas, especialmente... ... encontrar soluções capazes de erradicá- los do complexo organizacional.

Abordagem As ideias apresentadas por Senge convergem para dois conceitos fundamentais para os profissionais arquivistas que almejam atuar com sucesso em um mercado de trabalho globalizado: Estratégia Planejamento

Abordagem Muitas vezes, o problema não está na falta de ação... mas num novo tipo de ação, ligado a uma nova maneira de pensar (raciocínio sistêmico)... ... Onde se deve abandonar a noção de que causa e efeito andam lado a lado.

Abordagem Observa-se uma tendência a minimizar os problemas atacando as partes... ... sem considerá-lo em sua totalidade, ou seja, atuando em determinadas questões ligadas diretamente às suas atividades e .... desconsiderando o próprio sistema organizacional.

As cinco disciplinas de peter senge

As Cinco Disciplinas Objetivo Comum Modelos Mentais Aprendizado em Grupo Domínio Pessoal Raciocínio Sistêmico

A Primeira Disciplina Objetivo Comum A capacidade de transmitir aos outros a imagem do futuro que pretendemos criar

A Segunda Disciplina Modelos Mentais Trata das ideias profundamente arraigadas, generalizações, ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes

A Terceira Disciplina Aprendizado em Grupo a inteligência da equipe supera a inteligência dos indivíduos que a compõem. É onde as equipes estão realmente aprendendo. É onde as equipes desenvolvem uma capacidade extraordinária para ações coordenadas.

A Quarta Disciplina Domínio Pessoal Aprendemos a esclarecer e aprofundar continuamente nosso objetivo pessoal, a concentrar nossas energias, a desenvolver a paciência e a ver a realidade de maneira objetiva.

A Quinta Disciplina Raciocínio sistêmico Os trabalhos realizados pelo homem são sistêmicos, o que significa que são amarrados por fios invisíveis de ações inter-relacionadas.

Diagnóstico arquivístico

No Diagnóstico Arquivístico O arquivista obterá informações quantitativas e qualitativas sobre a organização e seu acervo.

No Diagnóstico Arquivístico Estas informações, aliadas ao conhecimento teórico-prático arquivístico, possibilitarão o: Embasamento Segurança Precisão na construção de atividades de:

No Diagnóstico Arquivístico Conservação Classificação Avaliação Recolhimento Transferência Armazenamento Acondicionamento Microfilmagem Entre outros

No Diagnóstico Arquivístico Utilizando o raciocínio sistêmico, o arquivista poderá compreender os sistemas organizacionais nos quais os acervos estão inseridos.

No Diagnóstico Arquivístico Os documentos se interrelacionam organicamente com este sistema... ... cabendo ao arquivista compreender o diálogo existente entre o sistema organizacional e o seu acervo.

No Diagnóstico Arquivístico Sem um raciocínio sistêmico, será difícil propor soluções que possam surtir efeitos positivos no acervo e na organização.

No Diagnóstico Arquivístico O fato de um arquivo pertencer a um sistema significa que qualquer decisão ou intervenção que envolva o mesmo, poderá influenciar em outras partes do sistema.

No Diagnóstico Arquivístico O bom desempenho de um arquivo dependerá do relacionamento deste com a organização... ... e qualquer decisão relacionada ao cumprimento das suas finalidade diante da organização deve ser bem planejada, de modo a encontrar a forma e o momento mais adequado, bem como o local exato

Considerações finais

Considerações Finais O arquivista contemporâneo deve posicionar-se estrategicamente... ...estabelecendo sempre um melhor ângulo para a tomada da decisão, identificando as causa e efeitos, reduzindo o grau de incertezas.

Considerações Finais Uma decisão não depende apenas de si mesma para dar certo, mas da sua interação com outras partes no todo onde está contida.

Considerações Finais O mercado e o mundo contemporâneo exigem profissionais arquivistas que: Saibam fazer uso do gerenciamento estratégico Sejam capazes de compreender as ações integradas Possuam uma visão holística