FUNDACIÓN AVINA PPP AMERICAS Setor de Resíduos Sólidos Salvador,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Encontro Anual de Autoridades Locais
Advertisements

REUNIÓN DE LA RED DE EVALUACION DE TECNOLOGIAS EN SALUD DE LAS AMÉRICAS (RedETSA) Diagnóstico de la situación de la Región en ETS e incorporación de.
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Encontro de Líderes dos PEQPC
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Apresentação do Projeto
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
PDS HPPC II /2011 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS Brasil 2010.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Integração Competitiva de Micro e Pequenas Empresas
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Mobilização em redes Fundação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (1999); Semana de Ação Mundial pela Educação.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Julho de 2007.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Heverthon Jeronimo da Rocha Gerente Técnico de Meio Ambienta - URBANA Recife (PE), 07 de Agosto de Ciclo de Debates ABRALATAS 2012.
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Um Banco da Amazônia.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Retorno Voluntário Sustentável Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – Escritório no Brasil.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
Rede Interamericana De Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
A Evolução da Reciclagem no Brasil
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Economia Solidária: Outra economia acontece
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Ministério do Meio Ambiente
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
Mercados Inclusivos América Latina, Abril de 2010.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
Transcrição da apresentação:

FUNDACIÓN AVINA PPP AMERICAS 2010 Setor de Resíduos Sólidos Salvador, 12.05.2010

AVINA | Contribuir para o desenvolvimento sustentável na América Latina fomentando a construção de vínculos de confiança e alianças frutíferas entre lideranças dos diversos setores. Fundada em 1994 5000 Aliados 241 Aliados diretos da Reciclagem em 15 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Perú e Uruguai) 2 Copyright © 2009 Fundación AVINA Copyright © 2009 Fundación AVINA

Copyright © 2009 Fundación AVINA Presença | AL 2010 Sede nacional – 9 países Presencia Virtual nacional – 4 países Presencia Virtual local Presencia a través de ORC Sin presencia actual Copyright © 2009 Fundación AVINA

Temas | oportunidades de relevância continental (ORCs) Priorizados: Estratégia para o Bioma Amazônico Reciclagem Sustentável e Solidária Cidades Justas e Sustentáveis Acesso a Água Mercados Inclusivos 4 Copyright © 2009 Fundación AVINA Copyright © 2009 Fundación AVINA

AVINA | ORC reciclagem Estratégias: Fortalecer as Organizações dos catadores; Promover maiores vínculos e redes nacionais e internacionais; Fomentar a inserção dos catadores na cadeia de valor da industria de reciclagem; Apoiar a inserção dos catadores nos sistemas públicos de gestão de resíduos; Promover a participação dos catadores nos novos mercados verdes; Contribuir para a construção e implementação de Políticas públicas inclusivas. 5 Copyright © 2009 Fundación AVINA Copyright © 2009 Fundación AVINA

AVINA | por quê estamos aqui? Parcerias 6 Copyright © 2009 Fundación AVINA Copyright © 2009 Fundación AVINA

PPP | e Catadores – o que tem haver? Os catadores fazem parte do sistema de gestão da coleta seletiva dos municípios – invisível e maior parte informal. Apenas 7% dos municípios têm programas de coleta seletiva (CEMPRE 2008) 405 municípios = 26 milhões de habitantes Cerca de 43% dos programas analisados tem parceria entre prefeituras e cooperativas de catadores A Lei de Saneamento Básico (11.455/07) estabelece condições especiais para contratação de cooperativas ou associações de catadores de baixa renda reconhecidos pelo Poder Público para realizar coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis. Projeto de Lei do Senado 354/89, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 7 Copyright © 2009 Fundación AVINA Copyright © 2009 Fundación AVINA

AVINA | caso eco cidadão Objetivo: Criar, ao longo de 5 anos, 25 parques de reciclagem visando melhorar a qualidade de vida, condições de trabalho e organização da coleta seletiva informal de materiais recicláveis feita pelos catadores de Curitiba – PR Copyright © 2009 Fundación AVINA

Copyright © 2009 Fundación AVINA AVINA | caso Sairé/PE Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos: Contrato entre a Prefeitura de Sairé e a Cooperativa Pró-Sairé, com base na lei federal de saneamento básico (Nº.11.445/2007), Organização articuladora: ICE – Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação Outras parcerias; AVINA no apoio e financiamento de parte dos recursos para a operação; Philips através do IQE no aporte de recursos financeiros; empresas recicladoras na aquisição dos materiais recicláveis. Copyright © 2009 Fundación AVINA

AVINA | caso: programa cata-ação Copyright © 2009 Fundación AVINA

cata-ação | objetivo geral Lançamento do Programa durante a Expocatadores em São Paulo, Nov/2009 Desenvolver um modelo de intervenção para a inserção econômica de setores marginais a partir de ações de integração social e profissonalização produtiva Copyright © 2009 Fundación AVINA

cata-ação | Objetivos Específicos/Propósitos Contribuir para a sustentabilidade econômica dos catadores e suas famílias através da: Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários Copyright © 2009 Fundación AVINA

cata-ação | Componentes do Programa Inserção no bairro e a geração de oportunidades sócio produtivas Monitoramento, lições aprendidas e disseminação Desenvolvimento das Capacidades de gestão e organização de redes Apoio às organizações produtivas de catadores Promoção e inserção na cadeia produtiva Copyright © 2009 Fundación AVINA

cata-ação | principais atividades Apoio as organizações produtivas e Promoção e inserção na cadeia produtiva Fortalecimento do negócio dos catadores(assistência técnica) Criação ou fortalecimento de redes de comercialização Estudos, mapeamento de experiencias de parceria entre munícípios e empreendimentos de catadores Articulação com setores público e privado (seminários, acordos comerciais entre prefeitura e catadores para serviço de coleta); Copyright © 2009 Fundación AVINA

cata-ação | abrangência 5 Comunidades: Terra Firme (Belém) Riacho Fundo II (Brasilia) Fosfato (Abreu e Lima) Canabrava (Salvador) Santa Maria (Aracaju) Executores Locais: Esquel, ISSAR, Nova Ação, Semaear e Pangea Início de Execução: setembro / 2009 Valor do programa: U$7.900 (milhões) Copyright © 2009 Fundación AVINA

PPP | e Catadores – Desafio Mudando/ampliando o olhar – “projeto social’ para negócio Apoio e reconhecimento das cooperativas como agentes operacionais do sistema de coleta de resíduos sólidos pelo poder público municipal Relações formais entre municípios e empreendimentos de catadores para a coleta seletiva Marco regulatório Diversificação de modelos de negócios (catadores) Melhorias dos empreendimentos: Infraestrutura,comercialização, gestão (técnica/operativa e gerencial) 16 Copyright © 2009 Fundación AVINA Copyright © 2009 Fundación AVINA

PPP | e Catadores Vantagem: custo de operação (ganho público), Possibilidades de Arranjo: Municipio/catadores Empresas e negócios de catadores em parceria com municípios Empresa e Negócios catadores: relação de compra e venda de materiais recicláveis Confiança 17 Copyright © 2009 Fundación AVINA Copyright © 2009 Fundación AVINA

Obrigada! Contatos: Telma Rocha telma.rocha@avina.net 55+71+8884-4134 www.avina.net