Business Process Modeling Notation (BPMN)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software
Advertisements

UML Visões – Parte 2.
(Unified Modeling Language)
Engenharia de Software
Processos de Software Introdução
Rational Unified Process(RUP)
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
Projeto de Sistemas de Software
Linguagens de Modelagem (cont.) (IV)
Linguagens de Modelagem para SMA
Introdução a UML.
Introdução a diagrama de classes e UML
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Modelagem de Processos de Negócio
Análise e Projeto de Sistemas
GSCI - GSIG GSCI - GSIG Prof. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng. Palhoça, Junho de 2005 Modelagem de Processos de Negócio.
BPM Business Process Management
BPMO Escritório de Processos
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
MODELAGEM E GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
Douglas Barbosa Alexandre Orientador: Prof. Dr. André Vital Saúde
Análise de Sistemas Análise e Projeto Prof. Jeime Nunes Site:
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Introdução UML, Diagrama de Classes e Comunicação/Colabaração
Projeto de Sistemas de Software
Análise e Projeto de Sistemas
iColabora Solução web para gestão de processos de negócios
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Diagrama de Atividades
Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide
Diagramas de Atividade
Feira de empreendedorismo
Modelagem de Negócio no RUP
Heron Vieira Aguiar “Seminário da disciplina MDA” Julho de 2006
IDEF0/IDEF3 Alexsander Muraro da Silva Rodrigo Castro Gil
Diagramas de Comunicação
SPEM / EPF Composer Audrey Bezerra de Vasconcelos Qualidade de Software Prof. Alexandre Vasconcelos.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Laboratório de Programação
Revisão 2º Bimestre Engenharia de Software I
Trabalho de Engenharia de Software II
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Análise e Projeto de Sistemas
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
UML e a Ferramenta Astah
Linguagem de Modelagem Unificada
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Modelo de Análise e Projeto
Sistemas de Informação – mais que tecnologia Profa. Reane Franco Goulart.
ATSI 2006/2007 Aulas práticas. Plano da Aulas Práticas de ACSI 7 Março- Apresentação. Exemplos de projectos de anos anteriores Março- Introdução.
WSDL Web Services Description Language. Tecnologias Relacionadas Web Services SOAP (Simple Object Access Protocol) HTTP (HyperText Markup Language) UDDI.
Shark: um engine de workflow estensível baseado na especificação WfMC.
Modelação Aula T15 Modelação Conceptual de Sistemas Revisão do Comportamento OCL – Object Constraint Language José Borbinha.
Modelação Aula T13 Modelação Conceptual de Sistemas Comportamento Referências: –Conceptual Modeling of Information Systems (Capítulos 11, 12, 13 e 14)
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Análise e Projeto de Sistemas
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Desenvolvimento Empresarial Aula 5 – Business Process Modeling Notation – Parte 2 Prof.: Guilherme Amorim Data: 26/03/2014.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Modelagem de Sistemas Orientada a Objeto Com UML
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Diagrama de Colaboração
IF 718 Análise e Projeto de Sistemas Augusto Sampaio Vitor Braga (Estágio docência) Camila Sá (Monitora) Parte do material cedido pela Qualiti Software.
Interações entre objetos
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROCESSOS Business Process Modeling Notation
Transcrição da apresentação:

Business Process Modeling Notation (BPMN) Maurício Rosito Rafael Garcia Modelagem de Sistemas de Informação Prof. Ricardo Melo Bastos

Agenda Introdução Business Process Management Initiative (BPMI) Business Process Modeling Notation (BPMN) Simbologia do BMPN Usos gerais de BPMN Referências

Introdução As soluções de Tecnologia da Informação adotadas pelas empresas têm como requisitos uma forte aderência às regras de negócio, grande flexibilidade para acompanhar as constantes mudanças e o estabelecimento de um ambiente colaborativo que propicie o aprendizado contínuo.

Introdução Os sistemas de BPM (Business Process Management) se apóiam no profundo conhecimento do negócio para garantir o sucesso da automação das atividades.

Business Process Management Initiative (BPMI) Organização independente voltada ao desenvolvimento de especificações abertas para o gerenciamento de processos empresariais. Em 2005 o Business Process Management Initiative e o Object Management Group anunciaram sua junção. Business Modeling & Integration Domain Task Force (BMI DTF).

Business Process Management Initiative (BPMI) O BPMI desenvolveu três padrões para facilitar BPM: BPMN (Business Process Modeling Notation): como um padrão para modelar processos do negócio BPML (Business Process Modeling Language): como a linguagem padrão de desenvolvimento BPQL (Business Process Query Language): como uma interface padrão de manutenção para a distribuição e a execução de processos e-Business

Business Process Modeling Notation (BPMN) O BPMN fornece uma notação necessária para expressar os processos de negócio em um único diagrama de processo de negócio (Business Process Diagram – BPD) Fornece uma notação que compreensível por todos os utilizadores, analistas e técnicos do negócio. Garante que linguagens projetadas para a execução de processos de negócio, tais como o BPEL4WS e o BPML sejam visualmente expressos com uma notação comum.

Simbologia do BMPN Um dos objetivos da BPMN é criar um mecanismo simples para o desenvolvimento dos modelos processos de negócio, e ao mesmo tempo poder garantir a complexidade inerente aos processos.

Simbologia do BMPN Quatro categorias básicas de elementos: Objetos de Fluxo Objetos de Conexão Swimlanes Artefatos

Objetos de Fluxo Evento Descrição Figura Evento É algo que acontece durante um processo do negócio. Estes eventos afetam o fluxo do processo e têm geralmente uma causa (trigger) ou um impacto (result). Há três tipos de eventos, baseados sobre quando afetam o fluxo: Start, Intermediate, e End. Atividade É um termo genérico para um trabalho executado. Os tipos de atividades são: Tarefas e sub-processos. O sub-processo é distinguido por uma pequena cruz no centro inferior da figura. Gateway É usado para controlar a divergência e a convergência da seqüência de um fluxo. Assim, determinará decisões tradicionais, como juntar ou dividir trajetos.

Objetos de Conexão Objeto Descrição Figura Fluxo de seqüência É usado para mostrar a ordem (seqüência) com que as atividades serão executadas em um processo. Fluxo de mensagem É usado mostrar o fluxo das mensagens entre dois participantes diferentes que os emitem e recebem. Associação É usada para associar dados, texto, e outros artefatos com os objetos de fluxo. As associações são usadas para mostrar as entradas e as saídas das atividades.

Exemplo de um processo A simbologia da BMPN permite criar modelos de processos para finalidades de documentação e comunicação

Swimlanes Funcionam como um mecanismo de organização das atividades em categorias visuais separadas. Objeto Descrição Figura Pool Um pool representa um participante em um processo. Ele atua como um container gráfico para dividir um conjunto de atividades de outros pools, geralmente no contexto de situações de B2B. Lane Uma lane é uma subdivisão dentro de um pool usado para organizar e categorizar as atividades.

Swimlanes - pools Pools são utilizados quando o diagrama envolve duas entidades de negócio ou participantes que estão separados fisicamente no diagrama. Especifica o "que faz o que" colocando os eventos e os processos em áreas protegidas, chamados de pools

Swimlanes - lanes Os objetos do tipo lanes são utilizados para separar as atividades associadas para uma função ou papel específico Um pool representa uma organização e uma lane representa tipicamente um departamento dentro dessa organização.

Exemplo de um segmento de processo utilizando lanes

Artefatos (Artefacts) Ilustram as entradas e as saídas das atividades no processo Objeto Descrição Figura Objetos de dados O objeto de dado é um mecanismo para mostrar como os dados são requeridos ou produzidos por atividades. São conectados às atividades com as associações. Grupo Um grupo é representado por um retângulo e pode ser usado para finalidades de documentação ou de análise. Anotações As anotações são mecanismos para fornecer informações adicionais para o leitor de um diagrama BPMN.

Exemplo de um segmento de processo utilizando artefatos

Usos gerais de BPMN A BPMN é projetada para cobrir diferentes tipos de modelagens. Dois tipos básicos de modelos que podem ser criados com um BPD: Processos cooperativos de B2B Processos internos de negócio

Processos Cooperativos de B2B B2B descreve as interações entre duas ou mais entidades de negócio. Os diagramas processos são geralmente de um ponto de vista global. As interações são descritas como as seqüências de atividades e as trocas de mensagens entre os participantes.

Processos Internos de Negócio Um processo negócio focalizará geralmente no ponto da vista de uma única organização do negócio Definem as actividades que não são geralmente visíveis ao público e são, consequentemente, actividades confidenciais O fluxo da sequência do processo é contido consequentemente dentro do pool e não pode cruzar os limites do pool.

Finalidades diferentes – níveis diferentes da precisão Inicia-se com a captura de atividades utilizando uma visão de alto nível, para depois realizar um detalhamento em diagramas separados. Exemplo de Processo High-Level

Níveis diferentes de Precisão

Referências IGRAFX. BPMN: Business Process Modeling Notation. Capturado em: http://www.es.igrafx.com/solutions/bpmn/, Junho de 2006.OMG. Business Process Modeling Notation (BPMN) Information. Capturado em: http://www.bpmn.org/, Junho de 2006. Owen M., Raj J. BPMN and Business Process Management: Introduction to the New Business Process Modeling Standard. Capturado em: http://www.bpmn.org/, Junho de 2006.