O Papel do Monitor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
O Aluno.
Evasão em Cursos A Distância.
Interação com os Alunos
Gerenciamento do Tempo.
Histórico da Tutoria.
O Aluno a Distância.
A Função da Tutoria em EaD.
Apresentação.
O Cenário Virtual.
Fundamentos de Educação a Distância
Conceitos de Educação a Distância
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Capacitação dos professores
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Formas de Interação.
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Atendimento. Olá! Nesta aula você aprenderá que um dos principais fatores que influencia a motivação dos alunos de cursos a distância é o atendimento.
Histórico do Monitor.
Apresentação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
O papel do conteudista.
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Introdução à Educação à distância
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Formação de Tutores a Distância
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso de Integração dos Estágiários SEFA
Curso – Preparatório para certificação de ouvidores do SICOOB.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
O computador como Meio e como Fim...
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Transcrição da apresentação:

O Papel do Monitor

Olá! Conheça, nesta aula, o papel do monitor. Vamos em frente!

O Papel do Monitor

O Papel do Monitor Segundo França (2000), a monitoria atua no sentido de facilitar a socialização e interação dos alunos com os agentes que fazem parte do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Auxilia de forma interativa nos processos de aprendizagem e colabora para maior humanização do sistema e na adaptação dos alunos ao AVA. A monitoria, geralmente, não está envolvida com questões de conteúdo, e não influencia no processo de avaliação da aprendizagem.

Professor, então quais características deve ter o monitor no desenvolvimento de suas atividades? Veja, o monitor deve ser proativo, observador, investigador, receptivo, amigável, organizado, flexível e dinâmico.

Acredito que ele também precisa ter domínio pleno da tecnologia utilizada e bons conhecimentos de informática, certo? Isso mesmo, Yumi, e ainda dominar a navegação na Internet e utilização de correio eletrônico.

que é o atendimento ao aluno. Além das questões de domínio da tecnologia, não se pode descuidar do aspecto principal do trabalho da monitoria que é o atendimento ao aluno.

A seguir estude sobre isso.

Atendimento ao Aluno

Atendimento ao Aluno Um aspecto principal do trabalho da monitoria é o atendimento ao aluno. Para isso, o monitor deve ser educado e cortês. Um bom tratamento pode determinar a conquista e manutenção de um cliente. Por meio de um atendimento adequado e educado, o aluno tende a se motivar e se interessar mais pelo curso, sendo então conquistado.

Atendimento ao Aluno No mundo competitivo em que a sociedade se encontra, conquistar clientes, garantindo a fidelidade de suas próximas aquisições, é um ponto importantíssimo para o êxito das organizações; e o trabalho do monitor deve trazer esse diferencial para a instituição. Agilidade e iniciativa na tomada de decisão também são fatores − chave para o sucesso no desenvolvimento das tarefas de monitoria.

Atendimento ao Aluno Segundo Garcia Aretio (1994) e Landim (1997), as principais áreas de atuação dos monitores são:

Com relação a atuação técnico-administrativa, o monitor tem algumas responsabilidades específicas. Conheça-as a seguir.

Técnico-administrativa Atuação Técnico-administrativa

Atuação Técnico-administrativa Com relação à atuação técnico-administrativa, as responsabilidades do monitor são: conhecer a estrutura do curso para orientar o aluno com segurança; estabelecer elos de comunicação entre alunos, professores, colegas e coordenação; assessorar o aluno por meio de ferramentas síncronas e assíncronas; orientar o aluno quanto às características de EaD e quanto aos direitos, deveres e atitudes a serem adotados, de acordo com o Manual do Aluno; acompanhar e estimular o desenvolvimento educacional dos alunos; Verificar acessos diariamente; cobrar participação do aluno que se ausenta durante muitos dias; controlar a situação de cada aluno (se está doente, se está de licença, viagem, etc.); alertar os alunos antes das avaliações, informando o prazo final para realização das mesmas, bem como, antes do final de cada disciplina e/ou curso, informando sobre o término e as pendências; sanar dúvidas e questionamentos relacionados com a prática didático-pedagógica por meio das diversas ferramentas de comunicação; administrar e repassar dados coletados por meio de relatório de acompanhamento, acessos, pesquisa de opinião, notas e/ou outras necessidades do curso, para os interlocutores, coordenadores e/ou responsáveis pela execução do produto; administrar e controlar a evasão por meio de relatórios e alertas para os envolvidos na execução do produto; administrar e relatar problemas no uso das ferramentas tecnológicas.

Vale ressaltar que o monitor deve estar sempre em contato com os alunos, identificando suas dificuldades e motivando-os na continuidade dos estudos e na realização das atividades solicitadas. Junto com o tutor, o monitor é uma referência da instituição perante os alunos, pois são os profissionais a que eles recorrem em todos os momentos.

Espero que você tenha gostado desta aula Espero que você tenha gostado desta aula. Aguardo você na próxima, onde trataremos sobre o aluno a distância e suas necessidades. Até lá!