Atendimento
Olá! Nesta aula você aprenderá que um dos principais fatores que influencia a motivação dos alunos de cursos a distância é o atendimento. Curioso? Então, vamos adiante!
Atendimento
Um dos principais fatores que influencia na motivação dos alunos de cursos a distância é o atendimento. A esse respeito, Moraes (2004) destaca que o processo de atendimento para a solução de dúvidas e problemas dos alunos segue um determinado ciclo. Nesse ciclo, o monitor precisa: Compreender o problema apresentado pelo aluno; Contextualizá-lo, trazendo o problema para a realidade do curso; Conceituá-lo, oferecendo possíveis teorias explanatórias ou exemplificar com eventos anteriores; Criar uma solução conjunta para o problema.
As atividades de atendimento normalmente exigem do monitor uma resposta rápida, por isso é indispensável que ele desenvolva habilidades importantes como: saber escutar, estabelecer diálogos, selecionar informações importantes, respeitar a cultura e a regionalidade de cada aluno, e seguir com tranquilidade o ciclo de necessidades – contextualização, conceituação e solução. Atendimento
Existem outros aspectos também relevantes no atendimento ao aluno a distância. Conheça-os a seguir.
Aspectos do atendimento
Segundo Moraes (2004), o atendimento ao aluno a distância deve ter como foco, entre outros, os seguintes aspectos: satisfação do aluno/cliente; customização do atendimento; flexibilização do acesso; oferta de oportunidades variadas de acesso (utilizando diferentes mídias, por exemplo); e trabalho com equipes multidisciplinares. Ou seja, percebe-se que é imprescindível atender às demandas dos alunos de forma rápida, eficiente e flexível.
Acredito que esta foi uma aula muito importante para você. Na próxima você estudará sobre comunicação e interação.