LA Laboratório de Análise de Sementes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Driéli Aparecida Reiner
Advertisements

VERIFICAÇÃO DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE Citrus sinensis COMO INSETICIDA NATURAL CONTRA Acanthoscelides obtectus Acadêmica: Jamile F. Pasturczak Orientadora:
Estudo da relação concentração de cloretos versus condutividade e avaliação da sensibilidade do método de Mohr para soluções diluídas Autores: Andréa Oliveira.
Caracterização de Agregados Universidade Federal do Pará – UFP A Instituto de Tecnologia – ITEC Faculdade de Engenharia Civil – FEC Disciplina: Ensaios.
APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire.
Condicionamento osmótico e desempenho de sementes de repolho com diferentes níveis de vigor Discente Catriane Sousa Santos Prof. Dr. Rafael Marani UNIVERSIDADE.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Resultados e Discussões
V ENCONTRO DE PRODUTORES DE SEMENTES DO RS E TREINAMENTO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS 01, 02 e 03 de Agosto/2016 Santana do Livramento - RS.
Avaliação do estado trófico para o Rio Sapucaí-Guaçu
REPRODUÇÃO DE Pratylenchus brachyurus EM CULTIVARES DE ALDOGÃO A PARTIR DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE INÓCULO  ALMEIDA, N. O.1; OLIVEIRA, C. M.1; ROCHA,
O OBJETIVO FUNDAMENTAL DA DISCIPLINA
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE POSTER PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
Resultados e Discussão
ESTUDO COMPARATIVO DA ADSORÇÃO DE ÍONS MONOVALENTES DE PRATA PELO CARVÃO DAS SEMENTES DE Moringa Oleifera LAM REIS, L. H. Q. SILVA, A. M. S.
Abordagens Mistas e Triangulação
Professor: Renato C Matos
Estudo do comportamento da resina utilizada nos processos de cura à frio: Comparação entre a variação da vazão mássica e o tempo de banca com a temperatura.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Departamento de Biologia Animal
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
A TRAJETÓRIA DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL
Graduanda em Eng. de Bioprocessos – Escola de Química/UFRJ
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
(Fonte: Arial, Tamanho: 60 a 72) Resultados e Discussão
Pinto R.1, Marinho S.G.2, Zanuncio J.C.2 & Parreira D.S.3
Qualidade de Sementes Qualidade genética
Universidade Federal do Ceará - UFC Programa de Pós – Graduação em Solos e Nutrição de Plantas Química do solo O EFEITO DE DIFERENTES SOLUÇÕES DE LAVAGEM.
TÍTULO (arial 88) INTRODUÇÃO RESULTADOS METODOLOGIA CONCLUSÃO
FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
Resultados e discussão
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Yazigi Solis, M. ¹; Agapito, F. F. ¹; Diwan, D. ¹; Gouveia, A. G. C
RESULTADOS E DISCUSSÃO Azospirillum brasilense LITERATURA RECOMENDADA
Bromatologia UNIDADE I
LAURO HENRIQUE HAMOY GUERREIRO
TÍTULO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS CONCLUSÃO
XVIII CONGRESSO ANUAL DA SPE – SPE2010
Aproximação da binomial pela normal
Mapas de Suscetibilidade a Inundação para o Município de Iguape - SP
Resultados e discussão
CORRELAÇÃO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPGA-Solos
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Título do Projeto Projeto Integrador 2018/02
Resultados e discussão
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Título do seu trabalho a ser apresentado na forma de pôster no Seminário Científico Jovens Talentos 2018 Primeiro autor do trabalho¹, Segundo autor do.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Curso Superior de Administração Disciplina Informática Aplicada II
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE SISTEMA DE COLETA E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE APARELHOS DE AR-CONDICIONADO Autores: Euler Bueno dos Santos Maira Ferreira da.
Técnicas de análise em microbiologia alimentar Trabalho realizado por: Sílvia Ricardo, Mónica Lopes11ºPF2 C URSO P ROFISSIONAL T ÉCNICO DE P ROCESSAMENTO.
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
ENGORDA DE PEIXE EM TANQUE REDE NO MUNICIPIO REDENÇÃO - PA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Estatística
RESULTADOS E DISCUSSÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS MATERIAL E MÉTODOS
DETERMINAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA POR SUBMEDIÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MICROMEDIÇÃO (IDM)
1Universidade Federal do Ceará (UFC)
EFEITO INSETICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Xylopia aromática SOBRE Callosobruchus maculatus (CHRYSOMELIDAE: BRUCHINAE) EM FEIJÃO-CAUPI Leticia Rodrigues Sousa¹,
TÍTULO DO TRABALHOlkjdidpfoi (Fonte: Arial, Tamanho: 60 a 72)
¹Universidade Federal do Ceará (UFC)
Resultados e Discussão
Mudas de couve manteiga em substratos à base de pó de coco e esterco bovino curtido. VII Congresso online de Agronomia-CONVIBRA 2019
Artigo do Convibra Agronomia 2019:​ DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DA COUVE MANTEIGA EM SUBSTRATOS À BASE DE PÓ DE CASCA DE COCO E ESTERCO BOVINO.
Resultados e Discussão
Transcrição da apresentação:

LA Laboratório de Análise de Sementes Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi com o uso de estatística multivariada Haynna Fernandes Abud1; Denis Santiago da Costa2; Kelly Andressa Peres de Lima1;Timóteo Machado de Oliveira1 1 Universidade Federal do Ceará (UFC) 2 Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

+ POTENCIAL FISIOLÓGICO Capacidade teórica ou possibilidade de sucesso da semente manifestar suas funções vitais sob condições ambientais favoráveis ou não. Conjunto de aptidões para desempenhar funções vitais GERMINAÇÃO + VIGOR

Testes de vigor Testes bioquímicos Testes fisiológicos Testes de tolerância ao estresse Primeira contagem de Germinação (%) Condutividade elétrica μS.cm-1.g-1 Envelhecimento acelerado (%) Massa de matéria seca (g plântula) Teste de Tetrazólio (%) Teste de frio (%)

Formação de uma componente que explica a variância dos dados Análise multivariada Formação de uma componente que explica a variância dos dados Ferramenta eficiente na avaliação de dados de vigor e interpretação do potencial fisiológico de sementes.

Objetivo Verificar o potencial de uso da análise multivariada para interpretação dos resultados dos testes utilizados para estimar o potencial fisiológico, por diferentes métodos, de sementes de feijão-caupi.

Laboratório de Análise de Sementes Metodologia LA Laboratório de Análise de Sementes Sete cultivares de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.): BRS xique-xique (C01) BRS Potengi (C02) BRS Imponente (C04) BRS Itam (C05) BRS Tucumaque (C06) BRS Cauamé (C07) BRS Guariba (C08) Laboratório de Análise de Sementes SDA - CE

Método da estufa 105 ± 3 ºC (24 horas) Resultado expresso em % Metodologia Teor de água - RAS Massa de matéria Seca de sementes Método da estufa 105 ± 3 ºC (24 horas) 2 repetições de 4,5 g Resultado expresso em % (base úmida) Resultado expresso em mg semente

Metodologia Teste de germinação - RAS 4 x 50 sementes Primeira contagem – 5 dias Contagem final – 8 dias Resultados - % de plântulas normais Temperatura alternada – 20-30 ºC

Massa de matéria seca de plântulas Metodologia Massa de matéria seca de plântulas PA SR 4 x 50 sementes PA T 65 ºC/ 48 horas SR Resultado expresso em g plântula. Plântulas com 8 dias

Metodologia Condutividade elétrica 4 x 50 sementes Sementes previamente pesadas Imersas em 75 mL água destilada Temperatura constante de 25 ºC Período de 24 h

Análise dos componentes principais Autovetores e Autovalores Metodologia Análise dos componentes principais Média = 0 Variância = 1 n x p Cultivares Avaliações 7 x 6 A análise dos componentes principais foi calculada com os dados transformados em média zero e variância um para o resultado das sementes de cada lote e uma matriz n × p será obtida, Autovetores e Autovalores

Variação de 0,149 a 0,218 mg semente Resultados Teor de água Variação de 10,3 a 13,3% Massa de matéria seca Variação de 0,149 a 0,218 mg semente

Componentes Principais explicam 83% da variação dos dados. Resultados Componente principal 1 CP1 = 0,33*G + 0,10*PC + 0,48*MMSPA + 0,51*MMSSR + 0,50*MMST – 0,35*CE. 54% Componente principal 2 CP2 = 0,51*G + 0,61*PC - 0,34*MMSPA - 0,09*MMSSR - 0,30*MMST - 0,36*CE 29% Componentes Principais explicam 83% da variação dos dados.

Resultados Figura 1. Gráfico biplot obtido pelo agrupamento das características de vigor para sete cultivares de feijão caupi.

Conclusão A análise multivariada é eficiente em estimar o potencial fisiológico de sementes de feijão caupi. Os modelos matemáticos obtidos auxiliam na seleção de cultivares de maior vigor.

LA Obrigada! hfabud@gmail.com (085) 99669-8518 Laboratório de Análise de Sementes hfabud@gmail.com (085) 99669-8518