UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS – INCUBES MÓDULO III ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Universidade Federal da Paraíba PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS CENTRO DE TECNOLOGIA PENARUA PROGRAMA EMPREENDEDORISMO NA RUA JOÃO PESSOA 2006.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
PLANO DE GESTÃO.
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
Câmara Municipal de Belo Horizonte
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Avaliação Institucional
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Política Nacional de Resíduos
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
O que é o conselho? O conselho é uma representação do povo, que tem a finalidade de participar, junto ao Poder Público, lutando pelos interesses das coletividade.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Histórico das redes de Incubadoras De Cooperativas
MÓDULO III: ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL SARAH ARAÚJO DE LUCENA.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Comissão de EJA de Alagoas
Projetos Comunitários Lilian Kelian
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos CSA (Paraná) 1999 – Criados 164 CSA intermunicipais Fundamentados nas ULSAV Médicos Veterinários (DEFIS)
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Plano Nacional de Cultura
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS – INCUBES MÓDULO III ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL POLÍTICAS PÚBLICAS EM ECONOMIA SOLIDÁRIA

"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade." (Raul Seixas)

O sonho deve ser compartilhado por todos Os signos (imagens e interpretações) presentes no sonho devem ser do conhecimento comum Sonhos são dinâmicos e contraditórios Sonhos carecem de tempo Políticas públicas: São sonhos que sonhamos juntos

Associação de moradores Câmara de vereadores Secretaria municipal Relato de vivência 1994 – 2003

Associação de moradores Abolir a inscrição formal para participar das reuniões com direito a voz e voto Abolir qualquer forma de contribuição compulsória Encaminhamentos ao executivo e legislativo das demandas da comunidade Articulação institucional e política visando demandas locais

Construção das fossas cépticas Construção das casas e reformas Passagem de nível Rua da beira do mangue Propostas de ações coletivas

Câmara de vereadores Autoridade institucional Limitações legais (impedimentos legislativos) Embates políticos (a irracionalidade do partidarismo) Financiamento das ações Imaginário social sobre o papel do vereador

Propostas de ações coletivas Construção de casas populares (Vila Feliz) Projeto coleta seletiva de lixo (Jard. Manguinhos) Projeto herbário fitoterápico (ossanhé) Arborização do bairro Projeto cerâmica Projeto Farol do Desenvolvimento (BNE) Articulação dos barraqueiros da praia Cooperativa de limpeza e serviços Cooperativa de costura

Secretaria municipal Compra de serviços de cooperativas Formatação de programas de ensino básico formal de EJA com conteúdos associativo e de formação para o trabalho Inclusão digital Busca por unidade de ação

Considerações I A eficiência da educação capitalista Individualismo Ambição Astúcia Desinformação

Considerações II A estruturação do mercado capitalista Legislação Encargos Investimento Rendimentos

Considerações finais O que podemos tirar de proveito de uma experiência como essa? Onde era necessário ter correções e não fomos capazes de perceber ou fazer? O que podemos aproveitar de positivo de tudo isso e formatar um conjunto de idéias/sugestões para construção de um plano estratégico que possam subsidiar ações de políticas públicas a serem executadas por parceiros em exercício de mandatos?

Pois o sonho continua companheiro! Porque se chamavam homens, também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem... Em meio a tantos gases lacrimogêneos, ficam calmos, calmos, calmos, calmos, calmos... (Lô Borges)

Pode existir um mundo diferente... Obrigado !