AULA 6 Como Estudar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Professor:Luiz Padilha
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Dois modos de ler a Bíblia.
Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Resumo.
PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
CONHECENDO PELA LEITURA
Avaliação Mediadora.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Olá Amigos Dos 3ºs Anos do Noturno do Sapô!!!
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Disciplina: Prática Profissional II
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
Disciplina: Prática Profissional II
Teacher Marilisa Lichtenberg English
O papel do conteudista.
em sistemas escolares e não escolares
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Leitura de Textos Científicos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
METODOLOGIA CIENTÍFICA
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
Importância da Leitura
Metodologia Científica
ÁREA PROJECTO.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
CEAP –Ciências Contábeis /1 Disc. Metodologia do Trabalho Científico Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Unidade 3 Processo de leitura.
Disciplina: Prática Profissional II
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Resumo.
Resumo.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Metodologia Científica
As Etapas da Pesquisa - TCC
LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Resumo.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
a importância da leitura
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Leitura e Documentação
RESENHA.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Leitura exploratória : exame da folha de rosto, dos índices da bibliografia e das notas de rodapé.
Transcrição da apresentação:

AULA 6 Como Estudar

1- O ato de estudar Não se faz ciência sem esforço, perseverança e obstinação. Ao aluno/pesquisador, impõem-se um empenho e um compromisso inevitáveis, sem os quais não há ciência nem resultado válido. (SEVERINO, 2002, p.112).

O ato de estudar é extremamente importante Quando estudamos melhoramos nosso empenho na vida como um todo. Atualmente, o estudo possui um valor redobrado devido a seletividade cada vez maior do mercado de trabalho e a facilidade de acesso as novas informações.

Estudar não é fácil, exige capacidade de sistematização, crítica e disciplina elementos que só serão adquiridos praticando o ato de estudar, logo, é necessário persistir, formar uma rotina e desenvolver o hábito de estudar.

Estudar é.... Estudar não é assumir uma postura passiva, mas sim dialogar com o autor do texto, é ser crítico, mas manter a humildade de perceber que quanto mais sabemos mais percebemos que há muito a aprender. Estudar é criar e recriar, inferir (operacionalizar o aprendido), só assim o conhecimento terá real valor.

A educação é o que nos ensina a viver e conviver com o mundo, ela nos mostra quem somos e para onde queremos ir. É através do estudo que podemos construir uma nação melhor.

O ato de estudar é pautado em duas ações intrinsecamente relacionadas: ler e escrever. Ler é uma ação. Ao leitor é exigida disponibilidade para colaborar com o próprio autor na construção do sentido.

De igual modo, é preciso saber escrever a partir do que se lê. Escrever porque é preciso ou escrever aquilo que nos vem imediatamente à cabeça poderá ser uma completa perda de tempo.

Continuando... Então, para que a aventura da escrita tenha sentido e resulte em benefício para o escritor e o leitor, é necessário que se atenda a certas regras e a determinados procedimentos.

2 - Como Realizar Leituras Proveitosas O aluno, no primeiro contato com a obra deverá identificá-la e fazer uma apreciação geral. Para isso sugerimos algumas questões que devem ser levantadas e respondidas:

Qual o assunto do livro. Quem é o autor Qual o assunto do livro? Quem é o autor? Que informações o autor fornece sobre o livro? Quais os temas abordados? Onde e quando o livro foi publicado pela primeira vez? Em que Editora?

Essa perguntas podem ser respondidas com uma simples verificação do título e o subtítulo; da capa, contracapa e a quarta capa; do sumário, o prefácio, a introdução e as referências.

A partir dessas respostas você poderá saber se o assunto tratado na obra será relevante ao seu estudo/pesquisa. É um procedimento simples que traz a vantagem de evitar perda de tempo com leituras não pertinentes ao objetivo de sua pesquisa.

Se ficar constatado o interesse pelo material, após essa análise prévia, você poderá prosseguir na leitura da obra.

A leitura técnica traz sempre consigo com um objetivo a ser alcançado (investigação, crítica, comparação, ampliação, construção ou reconstrução de conhecimentos). Para atingir a finalidade da mesma, é necessário identificarmos as idéias principais do autor.

Em primeiro lugar... Devemos proceder a uma leitura integral do texto para que possamos definir a unidade de leitura que deverá ser analisada. O texto ficará dividido em partes que serão estudadas de forma sucessiva. É um estudo analítico, onde o estudante deve reconstruir o sentido total do livro, resumindo-o.

Mas o aluno deve encontrar dentro do texto a idéia principal Mas o aluno deve encontrar dentro do texto a idéia principal. Mas como fazer? Dentro do parágrafo, normalmente este inicia com uma frase importante que traz a idéia principal a qual será acompanhada de frases que a explicam e detalham. Enquanto a frase final do parágrafo resume a idéia. Mas atenção, pode acontecer também que a frase que expressa a idéia principal apareça somente no final do parágrafo.

Mas como identificar a idéia principal de uma obra? O autor, ao apresentar seu trabalho, procura justificá-lo para o leitor, informando, analisando e demonstrando sua ideia.

Ao desenvolver o seu raciocínio, utiliza o método dedutivo, pois está comunicando e não investigando.

Algumas regras que podem facilitar você no uso da técnica A) Normalmente, todo parágrafo possui uma frase que exprime uma idéia principal; B) As frases que exprimem as idéias principais caracterizam-se por conter afirmações mais genéricas e amplas; C) As frases que exprimem as idéias secundárias transmitem informações mais detalhadas;

D) Se retirarem as frases que exprimem as idéias principais, o texto deixa de fazer sentido; ao contrário, se retirarmos as frases que exprimem as idéias secundárias, o sentido do texto não é alterado.

Como sublinhar Sublinhar é sinônimo de pôr em relevo, destacar ou salientar. É um procedimento muito utilizado mas que exige cuidados se tornar realmente útil.

A primeira recomendação a ser feita é não sublinhar durante a primeira leitura (o máximo que fará aqui são marcações à margem dos parágrafos), somente na segunda leitura e que você deverá buscar a idéia principal, os detalhes importantes, conceitos relevantes e classificações pertinentes para sublinhar.

Para ajudá-lo nesta tarefa apresentaremos algumas regras que podem facilitar a você no uso da técnica: A) Sublinhe só as palavras ou idéias principais. B) Dê mais importância às definições, fórmulas, termos técnicos e idéias-chave;

D) Utilize cores diferentes para cada um desses tipos de idéias. C) Utilize diferentes tipos de sublinhados, para distinguir diferentes tipos de idéias. Por exemplo: um para enquadrar títulos, outro para marcar as idéias principais, outro para marcar idéias secundárias, que devem ser revistas mais tarde; D) Utilize cores diferentes para cada um desses tipos de idéias.

Vamos ao vídeo e texto complementar???? Até a Próxima Aula!!!                                                                                  

Atividade Complementar... Assista o filme “A Vida de Galileu” (percepção de Bertold Brecht) – 1975.(Disponível em <htt p://www.filmesepicos.com/2010/01/vida-de-galileu-1975.html>. Acesso em: 12/08/2010.) Observe os métodos de pesquisa utilizados pelo personagem.