A utilização de modelos na assimilação dos conceitos de ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula Trabalho na sala de aula:
Advertisements

CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
APRESENTA....
MODELOS E OUTROS São termos utilizados para versões iniciais de um produto que ainda não foi comercializado, mas que está em fase de desenvolvimento, projeto,
Prof. André Luiz Moraes Ramos
estruturando As tecnologias práticas pedagógicas
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
Metodologia Científica e Tecnológica
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
11º Encontro Paraense de Ensino de Química
Prof. Luiz Antônio Tomaz
Plano de Ação Pedagógica
O trabalho com conceitos em História
1.Consciência (Chalmers,1997)
PLANEJAMENTO SÉTIMAS SÉRIES –
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
Módulo de Ensino Inovador Quanto tempo o tempo tem?
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
VER sentir MOVER criar DESCOBRIR
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Planejando o cotidiano da escola Ana Lúcia Amaral.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Conhecendo o Reino Animal - I
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Website com animações, simulações e laboratórios virtuais
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Profª Lucia Helena Amim
Profª Lucia Helena Amim
Profª Lucia Helena Amim
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ética x Moral - aula 3.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Objeto de Aprendizagem
Funções Mentais Superiores
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Disciplina: Introdução ao Projeto de Paisagismo
Componente Curricular
Componente Curricular
A Terra: Os dias e as Noites
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
REDAÇÃO 2015 Profª. Maria Albertina e Profª Lorena
O trabalho de Jean Piaget
Antropologia Conceitos básicos
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Professora : Iênes F Madeira Disciplina : Matemática
Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) e Paulo Lima (UEPA)
Métodos e técnicas para leitura
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
Modelo Didático de Bactérias Gram + e Gram -
Projeto – Faça o seu nome em formato Alienígena Poderia ser usado no primeiro dia de aula ou após a apresentação do ALFABETO.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
As aparências enganam Dimorfismo sexual Clara S. de M. Aquino
MOSAICOS ARTE BIZANTINA Disciplina: Metodologia do ensino de Arte
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
EXPLORANDO O SISTEMA SOLAR
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Transcrição da apresentação:

A utilização de modelos na assimilação dos conceitos de ciências Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-12 A utilização de modelos na assimilação dos conceitos de ciências

Os modelos do ensino de Ciências Aulas expositivas Ainda são muito frequentes no ensino fundamental. São pautadas na transmissão de informações Memorização do conteúdo, Apresenta listagem de termos e conceitos para serem decorados

O uso de modelos Modelos são as principais ferramentas usadas pelos cientistas para produzir conhecimento e um dos principais produtos da ciência. Gilbert & Boulter (1994) definem modelo como uma representação de uma ideia, um objeto, um evento, um processo ou um sistema; os modelos constituem uma parte fundamental das narrativas de educação em Ciências

simulações, entre outras. Modelos Os modelos de ensino mais comuns são: analogias, desenhos, maquetes (concreto), esquemas, simulações, entre outras. Analogia - objeto analógico pode ser comparado com o objeto real A molécula de DNA é como uma dupla hélice, em que as bases nitrogenadas estão pareadas.”

Modelos Funcional: quando o objeto analógico pode ser comparado ao objeto real no seu funcionamento. “O xilema e o floema funcionam como as veias e as artérias, transportando os nutrientes por toda a planta.

Modelos Conceitual ou congelada: quando os termos já são utilizados há anos, não trazendo nenhuma surpresa ao leitor.

Modelos Antrópica: quando a frase transmite uma ideia de racionalidade, egocentrismo, atribuindo aos objetos ou fenômenos características dos seres humanos. Anticorpos=soldados

Modelos Zootrópica: quando a frase transmite uma ideia de morfologia ou comportamento, atribuindo aos animais. Exemplo: Na medula a substância cinzenta ocupa o centro do órgão, compondo uma figura semelhante a uma borboleta de asas abertas.

Modelos Fitotrópica: quando a frase transmite uma ideia de morfologia ou comportamento, atribuindo aos vegetais. Exemplo: O conjunto formado por brônquios e bronquíolos também é conhecido como árvore respiratória, pois se ramifica assim como os ramos de uma árvore.

Desenhos Quando elaboramos desenhos pictóricos, estamos acessando nossos modelos mentais por meio de seus análogos.

Maquetes A percepção dos espaços é tátil. O homem tem a necessidade de tocar nos objetos para melhor apreendê-los. A visão responde por 75% da percepção humana. Os outros 25% decorrem de outros estímulos sensoriais como o olfato, a memória e o tato.

Maquetes A maquete de estudo é uma espécie de croquis tridimensional que pode ser realizada rapidamente com materiais de ocasião como papelão, cola, arame, sabão em pedra entre outros.

Criação de modelos em sala de aula Material sugerido:bola de isopor (15 cm de diâmetro), tinta para tecido ou guache (cor bege ou pêssego), gel para cabelo, massa para modelar colorida, caneta hidrocor, palito de dente, tesoura, cola.