FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Advertisements

UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO ILUMINISMO PROF:DEJALMA CREMONESE ALUNA:QUELI P. FURLANETTO.
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Ética e religião.
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Filosofia da Grécia antiga
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
Arcadismo Contexto Histórico.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
O I L U M N S Professora: Marta.
Filosofia Contemporânea
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
A ÉTICA MODERNA.
Sociologia
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
ILUMINISMO As luzes da razão.
O I L U M N S Professor: Odair.
Iluminismo O século das Luzes.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 04 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
Aula 7 Kant e o criticismo.
Filosofia Professor Breno Cunha
O Iluminismo.
Prof. Everton da Silva Correa
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Os avanços da ciência e o Iluminismo.
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Organização social política e econômica
O QUE É FILOSOFIA ?.
O ILUMINISMO.
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
Trabalho realizado por:
A pedagogia nos séculos XVIII e XIX
Psicologia no. Contexto Histórico Movimento cultural; Período da história européia; Século XIV na Itália; Período de sensíveis transformações; Transição.
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Século XVIII Século das Luzes
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
As bases da ciência moderna
O Iluminismo.
DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
Professor: Suderlan Tozo Binda
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Filosofia Moderna.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O Iluminismo e as transformações.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
As idéias iluministas não surgiram do nada. No fundo elas iam de encontro às necessidades vividas por toda aquela gente sofrida, desprezada e pisoteada.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO Prof. Marcelo Muzi Silva

Idade Moderna O termo MODERNIDADE retrata ao novo, algo atualizado. No entanto, seu conceito é antigo, isto é, a partir do século XVII; época de profundas transformações sociais, econômicas e políticas que passaram a ocorrer na Europa, e, que em pouco tempo, suas características sócias econômicas sociais foram se desdobradas para outras localidades do Mundo.

Mudança de mentalidade Era Moderna despertou o conhecimento do homem. Se antes o aprendizado do homem limitava-se aos dogmas impostos pela Igreja Católica, com o incentivo ao uso da razão, como fonte de todo o conhecimento, contribuiu ao questionar o mundo em que vivia.

O CULTO DA RAZÃO “A Razão está para o filósofo tal como a graça está para o cidadão. A graça obriga o cristão a agir, a Razão obriga o filósofo (...). Ele gosta de saber os mais pequenos detalhes e de aprofundar tudo o que de mal se adivinha: assim, olha como sendo um principio totalmente oposto ao progresso das Luzes do espírito o fato de se limitar somente a meditação e de acredita que o Homem não encontra a verdade senão no fundo de si próprio (...) O espírito filosófico é um espírito de observação e de justiça tudo com os seus verdadeiros princípios (...)

O CULTO DA RAZÃO O filósofo é, em suma, um homem honesto que age em todas as circunstâncias pela Razão e que junta a um espírito de reflexão e de justiça os costumes e as qualidade sociáveis”.(DIDEROT, “Filósofo”, in Encyclopedie, 1755)

René Descartes

Obra Principal: O Discurso do Método Conceitos importantes: Dúvida Metódica Penso, logo existo

Educação na Modernidade É no contexto moderno e contemporâneo, em que a educação se formalizou plenamente e se tornou mais acessível, que se pode falar em política educacional, ou seja, em um conjunto de decisões e ações estruturadas. Geralmente sob o comando do Estado, com a finalidade de prover a educação formal e de “atrair” os indivíduos para os “espaços” educativos, dotados de instalações, equipamentos e força de trabalho preparada (profissionais da educação).

Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, baseada no mérito. A instrução será orientado no sentido pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais.

Iluminismo O Iluminismo ou Esclarecimento foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza (1632-1677), John Locke (1632-1704) e pelo matemático Isaac Newton (1643-1727).

Iluminismo Com os ideais Iluministas, seus seguidores acreditavam que o ensino da Igreja era arcaico, ignorante e submisso. Para eles, a educação necessitava de mudanças – tendo a razão e a capacidade de traçar o rumo que a educação deveria seguir.

Iluminismo Os ideais iluministas permitiram tirar o homem das trevas (no sentido de escuridão, de não se enxergar a realidade em sua volta) para as luzes (no sentido de claridade, de ver e avaliar todo o seu entorno). Enfim, foi um período de descobrimento, tendo a razão como fonte de todo o conhecimento, o que e permitiu se questionar o mundo em que vivia.

Iluministas e Educação Os iluministas achavam que a educação deveria ser mudada, a razão, ou seja, a capacidade de pensar deveria ficar à frente na educação. O objetivo deles eram a busca da felicidade. Eram contra a injustiça, a intolerância religiosa e os privilégios.