FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

Prática de Ensino: Educação Básica
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
World Education Research Association (WERA)
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Plano Nacional de Educação
Prefeitura municipal de Imperatriz
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
REFLEXÕES ACERCA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LEI n – 20/12/96 DEPUTADA ANGELA AMIN SANTA CATARINA.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Deliberação Prof. Nilson 02/04/2017
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Contexto de atuação do CME
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Conferência Nacional de Educação
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Universidade Federal de Uberlândia
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
REFORMA SANITÁRIA.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Lei de Diretrizes e Bases
I DENTIDADE. O QUE DIZEM AS LEIS : Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de : IV - Educação infantil, em creche.
Revisita ao PPP.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO Prof. Marcelo Muzi Silva

SUFICIÊNCIA E EQUIDADE NA OFERTA DE OPORTUNIDADES EDUCAIONAIS

DESIGUALDADE SOCIAL O Brasil possui enormes desigualdades sociais, em consequências da concentração de riqueza, renda e bens. Neste contexto, a equidade passou a ser anunciada como compromisso da política educacional brasileira dos últimos vinte anos.

CONCEITO DE EQUIDADE Igualdade Retidão Imparcialidade Reconhecimento dos direitos de cada um Justiça Ex: vender com equidade: contentar-se com um ganho razoável, sem se valer da necessidade que o comprador tem do gênero.

A teoria da justiça de John Rawls John Rawls, o mais conhecido e celebrado filósofo político norte-americano, falecido aos 81 anos, em 2002, é tido como o principal teórico da democracia liberal dos dias de hoje. O seu grande tratado jurídio-político A Teoria da Justiça, de 1971, o alinhou entre os grandes pensadores sociais do século 20. Um legítimo sucessor de uma linhagem ideológica que origina-se em Locke.

A teoria da justiça de John Rawls Os temas que hoje provocam polêmica, tal como o sistema de cotas para os negros nas universidades e nos cargos públicos, deriva diretamente da concepção de sociedade justa estabelecida por Rawls.

Princípios defendidos por Rawls Princípio da Liberdade: cada pessoa deve ter um direito igual ao mais abrangente sistema de liberdades básicas ; Princípio da Igualdade: as desigualdades sociais e econômicas devem ser ordenadas de tal modo que sejam ao mesmo tempo: a) consideradas como vantajosas para todos dentro dos limites do razoável (princípio da diferença); b) vinculadas a posições e cargos acessíveis a todos (princípio da igualdade de oportunidades).

Plano de Desenvolvimento Educacional “Não há como construir uma sociedade justa e solidária sem uma educação republicana, pautada na construção da autonomia, pela inclusão e pelo respeito à diversidade. Só é possível garantir o desenvolvimento nacional se a Educação for alçada à condição de eixo estruturante da ação do Estado de forma a potencializar seus efeitos. Reduzir desigualdades sociais e regionais se traduz na equalização das oportunidades de acesso à Educação de qualidade.” (Haddad, PDE – Razões, Princípios e Programas)

Desigualdade nas condições de Educação A diversidade de condições econômicas, políticas e sociais das regiões brasileiras acabam gerando grandes disparidades na qualidade do ensino oferecido – a política de financiamento da educação em todo o território nacional consiste numa questão a ser avaliada para a melhoria da oportunidade de ensino.

Políticas que visam melhorar o desempenho do ensino A formação de novos profissionais e indivíduos capacitados para ministrar aulas de excelente qualidade; Democratização do ensino; Mais oferta e melhor qualidade de ensino.

Lei nº. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional O texto da lei de 1996 aprovou um plano nacional de educação com clara opção pela focalização no ensino obrigatório (fundamental). A proposta da Lei consiste em estabelecer dispositivos para alterar a equidade educacional.

Princípios/características/pilares da LDBEN A fixação de incumbências dos sistemas de ensino e da função redistributiva e supletiva da União; Programas suplementares compensatórios relativos a material, ao transporte, à alimentação e à saúde do aluno do ensino obrigatório;

Lei nº. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Mecanismos de progressão parcial e progressão continuada no ensino fundamental e médio; Jornada escolar diária com duração diversa; Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

Lei nº. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Obrigatoriedade de estudos de recuperação e acompanhamento escolar para os casos de baixo rendimento escolar; Diretrizes curriculares relativas a diversidades, diferenças e desigualdades; Inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais;

Lei nº. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas; A consideração das contribuições de diferentes etnias para a formação do povo brasileiro e a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira; Ensino obrigatório de nove anos iniciando-se aos seis; A educação continuada de professores;

Lei nº. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional A inclusão no calendário escolar do dia da Consciência Negra; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).