“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Internet - a nova ferramenta de ensino."
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
Angélica/MS.
Angélica/MS.
Curso de Inclusão Digital
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TICS E A ESCOLA.
Inclusão Digital x Educação Digital
“o importante é não perder tempo...”
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
O uso da internet nas escolas
Informática na Educação
Projeto EJA & Inclusão Digital
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
educação NA ERA DIGITAL
Introdução INTRODUÇÃO
O Uso Pedagógico do Blog
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
Profa. Reane Franco Goulart
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Sugestão de Atividade:
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
HÁBITOS DA MENTE.
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
Atuais Propostas Curriculares.
III SIMPÓSIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR UNISUAM
TEMA: Tabagismo e Alcoolismo
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
E.E. “Profª Maria Isabel dos Santos Mello”
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Análise crítica de dissertação Elisa Friedrich Martins GEMaTh – A criação de um grupo de estudos segundo fundamentos da Educação Matemática Crítica: uma.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
SITUAÇÕES.
Instituto A Vez do Mestre
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Identificação da atividade e do aluno
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
O uso das tecnologias na escola
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
TEMAS TRANSVERSAIS.
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento. Muitos vão dizer que no Brasil, assim como em outras partes do mundo, a maioria das pessoas não tem acesso a tudo isso, e é verdade. ‘Mas a sociedade, evoluindo como um todo, influenciará na realidade de cada indivíduo’.” ( PELLANDA, 2005 apud JABOR, 2012)

FALTA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA? NOVAS TECNOLOGIAS FALTA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA?

Será que tenho consciência da importância das novas tecnologias?

Qual a importância dos meios de comunicação – novas tecnologias? Para Rivoltella, os meios de comunicação dão impulso à inovação do ensino. “É a troca da abordagem tradicional – baseada na fala do professor à frente da sala de aula – pelo uso de mídias que favoreçam o trabalho em grupo mais ativo, dinâmico e criativo em todas as disciplinas.”

CONFLITO: ESCOLA x ESTUDANTES E A TECNOLOGIA

Como as escolas se relacionam com esses jovens (diante da tecnologia)? Rivoltella Mal, muito mal. Hoje, as novas gerações estão completamente ligadas à tecnologia e aos meios de comunicação. Elas fazem parte de uma cidade que não é só real mas também digital. E nesse espaço você não é brasileiro nem italiano. Os jovens de hoje são criados numa sociedade digital. Por isso, educar para os meios de comunicação é educar para a cidadania. Daí vem a urgência de a escola se integrar a essa realidade.

EXISTE SOLUÇÃO PARA O CONFLITO??????

Discutir tecnologia em sala Como um tema transversal. Alguns pesquisadores defendem a criação de uma disciplina específica, mas já está provado que isso não funciona. Se apenas um professor responde pelo conhecimento da tecnologia e da mídia (como ocorre em muitas escolas que têm salas de informática), os outros tendem a se desinteressar pelo assunto. E, para ser eficaz, esse trabalho precisa ser feito em equipe.

EU, PROFESSOR... ELA, A TECNOLOGIA...

O que o professor precisa para explorar as tecnologias em sala de aula? Rivoltella Precisa saber fazer análises críticas e organizar atividades de produção usando essas tecnologias (e também os meios de comunicação). Os computadores e celulares deixaram de ser apenas ferramentas de recepção. Hoje, são também de produção. Uma criança pode tirar fotos ou fazer vídeos com um celular e publicá-los na internet. Qualquer um pode editar e produzir conteúdo.

Discutir o desenvolvimento das tecnologias Podemos abordar a questão do uso das tecnologias em conteúdos que falam a respeito da nossa cultura, construção das identidades e do viver em sociedade, meio ambiente, respeito e conduta, fontes históricas, etc. Podemos discutir a questão da tecnologia antes da preparação para um trabalho Discutir o desenvolvimento das tecnologias As aulas de história e geografia são uma boa oportunidade para discussão a respeito da tecnologia

UMA AÇÃO COLETIVA... Enquanto docente ou gestor, proponha a sua escola um projeto que aborde a questão dos usos da tecnologia e das informações envolvendo responsáveis, alunos e professores.

Para os educadores em geral Para os responsáveis Para os estudantes Para os educadores em geral Palestra a respeito dos perigos da internet Pesquisa sobre o histórico dos meios de comunicação (cartazes ou exposição de objetos) Pesquisa e trabalho a partir da internet (como elaborar, organizar, orientar e avaliar) Abordar a importância da tecnologia e de como realizar pesquisas e trabalhos (reunião, circular ou cartilha) Oficina de como realizar pesquisas na internet (pode compor uma enciclopédia – e-book) O uso do celular em sala (política da instituição e lei estadual) Atividades sobre meio ambiente, tecnologia e consumo. Trabalho de campo no MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES http://www.oifuturo.org.br/cultura/museu-das-telecomunicacoes/programa-educativo/ Orientações /treinamento sobre o uso das tecnologias e informações E você? Qual seria sua proposta diante da sua realidade?

Educar é ensinar a pensar e não apenas ensinar a ter conhecimento” Leonardo Boff “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção” Paulo Freire Para viver na sociedade da informação e do conhecimento é necessário discutir sobre tecnologia...