Softwares de suporte e apoio a decisão (SAD)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Contexto da Informação
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
Sistemas de Apoio à Decisão
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Sistemas de Apoio à Decisão
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Sistemas de Informação
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Control Objectives for Information and related Technology
Engenharia de Software
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Case CPTM: gestão por processos
Gestão Tecnológica da Informação
ERP - Enterprise Resource Planning
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Apresentação executiva.
Gildo de Almeida Leonel
Projeto: Capacitação em GP
Princípios do SCO.
Gerenciamento de Dados
iColabora Solução web para gestão de processos de negócios
Gerenciamento da Integração
Qualitor CSC Gestão de Centrais de Serviços Compartilhados
Nova solução CRM da Riosoft
Gildo de Almeida Leonel
Tecnologia da Informação
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Gerência de Configuração - GC
Nomes: Alice C.Cazalli Allison Willian Everton Costa Denis A. Araujo
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PASSIVOS E ATIVOS FINANCEIROS
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Sistemas de Informação
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Soluções inovadoras em governança de TI
E-commerce e E-business
Como Melhorar a Tomada de Decisão
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
Business Intelligence
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
Disciplina: Controladoria
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
PETI Planejamento Estratégico de TI
© 2009 M&M. Informação Confidencial. Todos os direitos reservados. PSCWEB 2.0 Software Gestão do Comportamento.
O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA DEPENDE DA SUA GESTÃO!
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Transcrição da apresentação:

Softwares de suporte e apoio a decisão (SAD) Gestão de Processos e Tecnologia da Informação Seminário 13 Softwares de suporte e apoio a decisão (SAD) Alunos: Igor Camargo José Gilberto Boari Neto Ricardo L. Camargo Rodrigo V. Castanho de Almeida Professor: José Carlos Vaz

Definições Bancos de Dados: Por definição são conjuntos de registros organizados em estrutura regular, possibilitando seu rearranjo e produção de informação. Geralmente agrupa dados utilizados para o mesmo fim. Comumente utiliza-se um software na construção de um banco de dados, conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). > Sistemas de informação na organização: Sistemas são organizados para atender aos diferentes interesses organizacionais

Definições a) Nível operacional: - Auxilia os gestores nas atividades e transações elementares da organização - Responder perguntas de rotina e acompanhar o fluxo de transações da organização -Características necessárias à informação: I) Ser precisa, II) De fácil acesso, III) Atualizada com frequência b) Nível Gerencial: - “As coisas estão indo bem?” - Tomadas de decisão não-rotineiras, menos estruturadas: E se? - Principais atividades:1) Monitoração, 2) Controle, 3) Tomada de decisões c) Nível estratégico: - Necessária visão completa de organização - Leva em consideração dados externos à organização (flutuações econômicas, Mercado de trabalho...) - “Quais serão os níveis de emprego em 5 anos?”

Definições Sistemas de informação específicos: Os sistemas de cada nível atendem as principais áreas funcionais da organização a) Sistemas de apoio à decisão SAD (Sistema de Apoio à Decisão) Tipo específico do nível gerencial SAE (Sistema de Apoio ao Executivo) Tipo específico do nível Estratégico b) Sistemas operacionais SPT (Sistemas de processamento de transações) Tipo específico do nível operacional

Excelsis Performance Management Framework for Public Sector O Excelsis PMF 2.0 é um software criado pela empresa de e-business 360 System O principal cliente da empresa que utiliza o software é o Metropolitan Borough of St Helens, Merseyside, UK. Definição do software O Excelsis PMF é uma ferramenta de Planejamento Estratégico e Performance Gerencial para o Setor Público. O softaware utiliza um método que liga Planos, Ações, Estimativas, Indicadores e Riscos num simples sistema on-line. Softwares de suporte e apoio a decisão O que são?

Excelsis Performance Management Framework for Public Sector Como funciona o software: My PMF: Nessa etapa o software provê uma performance personalizada de um painel de instrumentos de Riscos, Indicadores de Performance e Planos de Ações para a pessoa ‘logada’ no sistema. Essa é uma ferramenta poderosa que permite ao usuário selecionar gestores para checarem suas áreas de responsabilidade. Chart This!: Permite a construção de tabelas e gráficos a serem incluídos juntamente com os relatórios on-line na web. Os gestores sênior, assim como o front line staff, podem checar rapidamente as tendências de desempenho e se concentrarem nas áreas estratégicas. Os gráficos são construídos em tempo real, sobre os valores designados. Softwares de suporte e apoio a decisão O que são?

Excelsis Performance Management Framework for Public Sector Plans: Na etapa de planos de ações estão contidas as metas, os objetivos, prioridades e os procedimentos que cada unidade organizacional deve se responsabilizar. Uma das características do sistema é que sua terminologia é configurável, adaptando-se em diferentes culturas organizacionais. Monitor actions: Essa etapa permite o acompanhamento de ações, quer diretamente a partir do plano corporativo, departamental, de serviços ou transacional. Nessa etapa, o sistema fornece ao gestor a visão de como as ações avançam ao longo do ano e propõe medidas para manter as atividades e ações em curso. Drill down: Na etapa de drill dorwn (detalhamento) o software aponta para as áreas problemáticas no Plano Anual de Serviços, Ações e Indicadores- chave Desempenho. Softwares de suporte e apoio a decisão Mercado

Excelsis Performance Management Framework for Public Sector Cross Cutting: Para checar o status de cada prioridade, o gestor pode monitorar as ações e os investimentos de produção de maneira transacional. Exception Report: Nesse ‘relatório de exceções’, o gestor pode interrogar o sistema para ver quais áreas do Plano não foram atualizadas desde uma determinada data e tomar medidas corretivas. Context: Nessa etapa, o sistema permite ao gestor realizar um relatório descritivo contrapondo as Ações com o Plano de Serviços. Uma vez que os planos estão ativos, as datas devem ser designadas. Ambos, os planos e as datas, podem ser modificados, mas somente a partir de um relatório que justifique a mudança, para não ocorrer futuros problemas de auditoria. Softwares de suporte e apoio a decisão Como funcionam?

Excelsis Performance Management Framework for Public Sector Indicator: Existe uma reposição centraliza de indicadores nacionais que atualiza automaticamente o sistema (a responsabilidade de alimentar tais dados fica a cargo da empresa 360 System). O gestor também pode criar vários indicadores de desempenho específicos para a organização, criando Relatórios de Indicadores de Desempenho. Ademais, é possível criar relatórios comparativos entre períodos (meses, trimestres etc.) Risk Register: Este módulo coordena a gestão de riscos em junção com o desempenho. O Registro de Riscos tem uma série de métodos de cálculo que pode ser configurado e é projetado para ser flexível para mensurar os impactos dos riscos em cada organização. Web:http://www.360-systems.com/Solutions_Excelsis_PMF.php Softwares de suporte e apoio a decisão Por que usar?

Produção dos SAD’s no Setor Público brasileiro Os Sistemas de Informação ganharam espaço na gestão pública no final da década de 90 e início dos anos 2000. (Arrecadação, Finanças) Principais produtores são empresas públicas de processamento de dados, embora grandes empresas privadas de solução em TI tenham áreas voltadas para o governo. Dificuldades do setor público em contratar empresas que atendam suas especificidades (lei de licitações). > Dificuldades das empresas em customizar seus produtos para as especificidades do PP. Softwares de suporte e apoio a decisão Por que usar?

Benefícios na Utilização dos SAD’S TI aumentando a eficiência e eficácia das decisões/ TI aumentando a interação governo x cidadão Indicadores usados para mensurar os impactos da TI na organização: 1. Indicadores de demanda, do tipo: (a) Bytes armazenados, (b) capacidade de processamento, (c ) transações por período, e (d) velocidade dos canais; 2. de eficiência, do tipo: (a) tempo de resposta das transações (b) percentual de tempo sem problemas, e (c ) custo unitário das transações. 3. de eficácia, fortemente associados à atividades final da organização e à colaboração dos sistemas para os resultados amplos. (a) qualidade dos produtos e serviços; (b) aderência aos padrões da indústria; (c) satisfação dos usuários; (d) capacitação e produtividade de equipe técnica; e (e) nível de atualização tecnológica dos recursos. Softwares de suporte e apoio a decisão Por que usar?

Caso prático PNLT: Plano Nacional de Logística e Transportes – CENTRAN (Centro de Excelência em Engenharia de Transportes) Objetivo: “orientar as ações nacionais públicas e/ou privadas em infra-estrutura de transporte e logística, num horizonte de médio e longo prazo (...) criar uma base de dados e instrumentos de análise, sob a ótica logística, para oferecer apoio ao planejamento de intervenções públicas e privadas na infra-estrutura e na organização dos transportes”. (fonte: site CENTRAN) Método: Criação de um Sistema de Informação de Apoio a Decisão (SAD), onde serão inseridos dados geográficos, econômicos, de produção regional, da rede de transportes atual, entre outros elementos, tendo como resultado ao melhor sistema de transporte para impulsionar o desenvolvimento do país. Órgão gestor: Ministério dos Transportes. Responsável pela construção do sistema: CENTRAN Resultado: Raio X do sistema logístico brasileiro. Softwares de suporte e apoio a decisão Por que usar?

Softwares de suporte e apoio a decisão Por que usar?