REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA NA MODERNIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA SEXUALIDADE I Michel Foucault A Vontade de saber
Advertisements

I D P - Contribuindo para uma sociedade melhor
Sexualidade e perversão cem anos depois: redescobrindo o que Freud descobriu Michael Parsons.
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
MAUS-TRATOS CONTRA CRIANÇAS: ALGUNS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
Redes, cidadania e o campo sóciopolítico dos direitos da infância e da adolescência.
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Práticas Culturais Um dos paradigmas da história cultural
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
REDE DE ATENDIMENTO E SUBJETIVIDADE
Interfaces entre a Cultura e o Consumo
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
RELAÇÕES FAMILIARES E COMPORTAMENTO INFANTIL
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA Profª M.Sc. ADREA CANTO
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
CIDADANIA.
“Os Incríveis”.
Leni Vieira Dornelles FACED/UFRGS
Ciberinfante criativo
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Poder e sociedade: Foucault (1926 – 1984)
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Aspectos históricos das políticas para a infância no Brasil
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
Fundamentos históricos da Educação
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
MICHEL FOUCAULT A microfísica do poder.
Como chegamos até a realidade que temos hoje?
O sentimento da infância
ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - AMAS
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA FAMÍLIA MODERNA
Paralelo das principais Leis
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ADOLESCÊNCIA NA MODERNIDADE
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson
Um currículo do Brincar
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
PSICOLOGIAS TRANSVERSAIS Tema: Psicologia Jurídica A Historia: No inicio século XIX Médicos foram chamados pelos juízes da época para desvendarem o ‘‘enigma’’
Histórias de crianças e infâncias
A obra de arte. Ensaio sobre a ontologia das obras
GESTALT-TERAPIA COM ADOLESCENTES
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Psicanálise- Sigmund Freud
Introdução e contextualização histórica
Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade
PSICANÁLISE.
Música...3:10 Música...4:30
Autonomia e Independência
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
Adolescência e puberdade
periodização da vida como construção social
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson ADOLESCÊNCIA ADOLESCÊNCIA.
Antigo Regime – parte I.
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
O desenvolvimento do adulto
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
Michel Foucault Marcos Nalli (UEL – PR). Poitiers (15/10/1926) Paris (25/06/1984)
A criança na sociedade contemporânea Dr. Paulo Rogério Gallo Departamento de Saúde Materno- Infantil - FSP/USP Saúde da Criança e do Adolescente 2014.
Transcrição da apresentação:

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA NA MODERNIDADE

A importância dos seguintes estudos no entendimento da representação social da infância na modernidade: Sigmund Freud: Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, publicação revolucionária em 1905. Teorias da psicologia do desenvolvimento humano: <clique>. Philippe Ariès: História Social da Criança e da Família, a partir de 1960. Michel Foucault: Vigiar e Punir, 1974; História da Sexualidade, 1976 - 1984.

FREUD A infância é comparada ao trono de um rei ou de uma rainha: ela é o centro das atenções dos outros; A sexualidade estaria ausente no mundo infantil; O mundo da sexualidade infantil: a perversão polimorfa; A criança é o cenário imaginário da família. A família é o seu reino.

ARIÈS A infância é uma invenção dos tempos modernos; A infância é um número real que a identifica desde o dia em que nasce, através da marcação de data de nascimento e hora;

FOUCAULT A subjetividade ou caráter de um ser humano, se produz através de agenciamentos sociais; Geralmente, estes, são de caráter disciplinar; São entrecruzamentos de estruturas de saber e poder; Era dos especialistas: novas formas de governo. Teorias do desenvolvimento.

DICIONÁRIO AURÉLIO Criança: [Do latim: creantia, criantia.] 1. Ser humano de pouca idade, menino ou menina. [Sin.: párvulo e (lus.) puto.] 2. Pessoa ingênua, infantil: Não desconfia de nada, é uma criança. Criança de peito: A que ainda mama

DEFINIÇÃO Criam-se diversos conceitos sobre a criança, melhor dizendo, diverso discursos que agem sobre o seu corpo diretamente (FOUCAULT, 1974, 1984). O corpo infantil, a sexualidade infantil sofre uma ação que é ao mesmo tempo discursiva, ou seja, com uma estrutura complexa entre os saberes e os poderes.

A descoberta da infância: “até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância” (ARIÈS, 1986, p. 51). A criança era uma miniatura de um adulto (Ibid.). Até o fim do século XIII, não existia uma “expressão particular” da criança (Ibid.). Infância grega: “Tudo indica que a representação realista da criança, ou a idealização da infância, de sua graça, de sua redondeza de formas tenham sido próprias da arte grega” (Ibid. , p. 52).

A infância desaparece até ressurgir no mundo pós-medieval românico; Surge o “sentimento moderno de criança”: uma realidade particular com os seus direitos, deveres e proteção, acima de tudo. Necessita de uma convivência familiar para o seu desenvolvimento. 1990: surgimento do ECA = Estatuto da Criança e do Adolescente.

SEXUALIDADE INFANTIL Ela reaparece na sociedade moderna e burguesa de dupla forma: Repressão... b) Colocação em discursos... c) Dependência da família x autonomia.

INCITAÇÃO AOS DISCURSOS Surge no século XVII: “em torno e a propósito do sexo há uma verdadeira explosão discursiva” (FOUCAULT, 1988, p. 21). Polícia dos enunciados: historicamente filtram estes discursos com exigências de “decência” (Ibid.).

“Através da economia política da população forma-se toda uma teia de observações sobre o sexo” (Ibid., p. 29). Sexo da crianças: “Fala-se dele de outra maneira; são outras pessoas que falam, a partir de outros pontos de vista e para obter outros efeitos” (Ibid., p. 29 – 30). Colégios do Séc. XVIII: sexo = elemento estruturante dos espaços (Ibid.).

CONCLUSÃO A infância e toda a sua realidade tornam-se um fenômeno complexo atravessados por uma extensa e diversificada rede discursiva. Subjetividade = PODER + SABER S(i) = poder familiar e jurídico + discursos de ordens religiosos, médicos, pedagógicas, psicológicos e sociais.

REFERÊNCIAS ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. ERIKSON, Erik Homburger (1950). Infância e sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1976a. ______________________ (1963). Identidade: juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976b. FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). Rio de Janeiro: Imago, 1989. v. 7 FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir (1974). Petrópolis: Vozes, 1997. ________________. História da sexualidade (1976 – 1984). Rio de Janeiro: Graal, 1988. v.1