Sistema de Gestão Integrada Fabrício de Sousa Pinto
Introdução Século da velocidade As empresas não podem mais demorar a responder a essas mudanças→risco de abandonar o mercador O que está por trás dessas transformações? Tecnologia da Informação (TI) Era da informação Uso não apenas para operar sistemas básicos Encontrar novas oportunidades de negócio
Introdução Muitas empresas ainda não perceberam As oportunidades Não sabem o que extrair dessa tecnologia Usam apenas para automatizar processos antigos Somente as empresas que souberem utilizar ferramentas digitais, para reinventar sua maneira de operar e fazer negócio, alcançarão o sucesso
Mudanças no conceito de Valor ao longo do tempo 2000 em diante Era da Informação 1800’s Era da Agricultura Final 1800’s até meados 1990’s Era Industrial
Nova Visão da Gestão Gestão e Tecnologia Gestão Tecnologia
Isto é bom ou é mal...
Comércio Eletrônico Nova economia As empresas se expande mundialmente Baixo custo Aumentam sua fatia no mercado Reduzem seu custo Chave: Inovação
Comércio Eletrônico Interatividade Personalização Facilidade de comunicação Auto-serviço Agilidade na entrega
Vendas utilizando transações via WEB Compradores www.empresa.com Homepage Fornecedor
Comércio Eletrônico 9 milhões de pessoas fazem compra no Brasil pela internet Movimentou mais de R$ 6 bilhões em 2007 Só em 2007, a estimativa é de que R$ 300 milhões tenham sido perdidos por falsas lojas virtuais.
Comércio Eletrônico – Dicas de Segurança Desconfie de preços muito baixos. O site tem que oferecer uma compra segura: na hora da compra, deve aparecer um cadeado na barra inferior no navegador endereço que aparece na hora de fazer a compra. Se a página for segura tem que começar com https. Se for só http, cuidado. Atenção para a forma de pagamento. Não utilize sites que recebem apenas por boleto bancário. Faça uma pesquisa na própria internet sobre a loja em que onde você pretende
Comércio Eletrônico Diminui custos Transação bancária caíram de U$$ 1,07 doláres para US$ 0,1 Processamento de uma passagem área caiu de U$$ 8 para U$$ 1 Leilões virtuais – www.mercadolivre.com.br Comparar Preços – www.buscape.com.br Gerentes devem ter visão estratégica da TI Não sabem usar 80% do investimento→ 20% dos benefícios possíveis
O que deve direcionar os investimentos em TI?
O que deve direcionar os investimentos em TI? Resposta Prospectos de Fornecedores? Mídia? Não Alinhados com os negócios e objetivos da empresa Não alinha provoca: Demora nas respostas de mercado Perda de oportunidades Risco a própria posição no mercado
O que deve direcionar os investimentos em TI? Investimento devem ser direcionados para o cumprimento de, pelo menos, um dos 3 objetivos: Redução de custos Melhoria da Produtividade Exploração de novas oportunidades de negócio Nem sempre aquisição de Tecnologia de ponta produzem resultados palpáveis
O que deve direcionar os investimentos em TI? O projeto de TI só terá chance de ser aprovado Executivo de negócios patrocinador e ; Se trouxer resultados a curto prazo A TI é hoje parte integrante dos processos de negócio, e muitas vezes, o próprio processo. Fundamental para o sucesso ou fracasso
Como justificar os investimentos em TI, se muitas empresas não tem essa visão?
Como justificar os investimentos em TI? Não é um boa estratégia argumentar: Os concorrentes estão usando Ou porque a mídia noticiou 1º Passo: Reconhecer que os números são a linguagem básica no mundo nos negócios Dados financeiros: Faturamento, custo, rentabilidade, retorno do investimento, nível de estoque e etc.
Como justificar os investimentos em TI? 2º Passo Alinhado com o objetivo da empresa Contribuir para que determinada meta seja alcançada, senão vai deslanchar. Finalmente: Ti reconhecido como agente de mudanças A TI pode e deve explorar novas oportunidades de negócio Ferramenta de ação e não de reação
TI O cenário que as empresas nasceram e cresceram estão em ebulição, não é mais aceito: Modelos organizacionais hierárquico A cultura do produto e não do serviço Uso meramente tático da TI Usar a TI com inteligência vai ser uma questão de competitividade e de sobrevivência
ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de Recursos Empresariais Eliminar os vários sistemas isolados Dados fragmentados Inconsistência entre dados ERP integra em um só sistema funcionalidades que suportam as atividades de diversos processos de negócio
Clássico x Integrado
Diretoria e Acionistas Estrutura típica de um sistema ERP Diretoria e Acionistas Relatórios Finanças e controladoria Vendas e Distribuição Base de dados Clientes Manufatura Fornecedores Apoio à Serviços Gerenciamento De materiais Gerenciamento De Recursos Humanos Funcionários Fonte: de Davenport (1998) Adaptação
ERP Software modular que auxilia o gestor da empresa nas importantes fases do negócio Desenvolvimento de produtos Compra de itens Manutenção de estoques Interação com fornecedores Aspectos financeiros Gestão de RH
ERP Facilita o fluxo de informações entre todas as atividades de uma empresa Fabricação Logística Finanças RH Banco de dados único
Sistema integrado de gestão O painel de comando da Empresa
Um princípio: o Dado é único
Ex.: Camargo Correa S. S. do Paraiso Clientes Apiaí Vila Olímpia Ijaci Bodoquena P. Leopoldo
ERP - Motivos Permanecer competitivas Melhorar a produtividade Melhorar a qualidade de serviços oferecidos ao cliente Reduzir custo, estoque Melhorar o planejamento e alocação de recursos Vários módulos
ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE O que é CRM ? Conceito Customer Relationship Management Cliente Relacionamento Gestão ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
CRM –Customer Relationship Management Gestão de Relacionamento com o Cliente Não basta oferecer melhores produtos ou serviços É preciso; Conhecer o cliente Ser capaz de satisfazê-lo Não perdê-lo para a concorrência Gerenciar o relacionamento com o cliente→gerar valor para a empresa
CRM - Objetivo Saber identificar o cliente Diferenciar Interagir para aprender Atendimento personalizado
A Revolução da Informação tem tornado os clientes... CRM: Por que fazer ? A Revolução da Informação tem tornado os clientes... Muito mais informados Muito mais exigentes Escassos e difíceis de conquistar Difíceis de reter “Invisíveis”
Para reter os Clientes Atuais Satisfazer suas necessidades CRM: Por que fazer ? É mais barato e rápido vender para Clientes atuais do que conquistar novos Clientes Para reter os Clientes Atuais Conhecer, Diferenciar Satisfazer suas necessidades Encantar
CRM: Por que fazer ? VISÃO CLIENTE E NÃO EM PRODUTOS A pergunta não é mais “Quais clientes compram meus produtos ?” e sim “Quais produtos, serviços e valores adicionais eu posso oferecer a meus clientes ?” VISÃO CLIENTE E NÃO EM PRODUTOS
CRM: Como fazer ? Cobrindo todos os sistemas de informação envolvidos Visão única e compartilhada das informações sobre os clientes Cobrindo todos os sistemas de informação envolvidos
CRM –Customer Relationship Management Não ver todos os clientes da mesma forma Conhecer o cliente Saber quem ele é Seus gostos e preferências Quantas vezes ligou? Reclamações que fez Sugestões que deu Quanto traz de valor para a empresa
CRM –Customer Relationship Management Poucas empresas conhecem seus clientes com essa profundidade Pesquisa no mercado norte-americano Em 5 anos a empresa perde metade de seus clientes Gasta 5X mais na conquista de um novo cliente Cliente satisfeito conta para 5 pessoas Cliente insatisfeito para 9 pessoas
CRM ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
CRM - CONCLUSÃO “Prometa o que pode cumprir e sempre diga a verdade a seus clientes” Princípio básico da fidelização
CADEIA DE SUPRIMENTOS Matéria-prima, Produtos, Serviços, Informação, Dinheiro
Introdução Economia tem sofrido mudanças Administração Logística Fusões, aquisições e alianças estratégias Administração Logística Integração de todas as atividades ao longo da cadeia – da matéria prima ao cliente final Estudos organizações Entidades distintas, ativos mensurávies, prédios, mão-de-obra fixa Hoje: Terceirização, tele trabalho, mão-de-obra temporária, aliança com concorrentes
SCM – Cadeia de Suprimentos Gestão integrada de toda a cadeia de valor. Fluxo Físico dos Materiais Fluxo de Informação (Planejamento) FORNECEDOR CLIENTE Fluxo de Informação (Execução e Acompanhamento) Fluxo Financeiro
Organização da Cadeia de Suprimentos
SCM Supply Chain Management Gerenciamento da cadeia de suprimentos Controle do fluxo total de produtos Abastecimento, desempenho da linha de produção e atendimento ao cliente Vantagem competitiva Gestão de toda cadeia produtiva de um forma estratégica e integrada
SCM Entrega Just-in-time Gestão integrada da cadeias de valor Estoque mínimo nas gôndolas e repositório Gestão integrada da cadeias de valor Fornecedor->Produção->Distribuição->Pontos de Vendas->Cliente
SCM Competição a nível de cadeias produtivas e na apenas na unidades de negócio Diminuição de custos, Adição de mais valor ao produto Diminuição do volume de transações de informações, papeis, custo de transporte e estocagem
SCM Outsourcing – começou na área de informática Manufatura, manutenção, distribuição e marketing Parte do conjunto de produtos e serviços é providenciado por uma empresa externa 50% das empresas ainda não implantaram Uma espécie de Terceirização, mas com laços mais forte
Negócios eletronicos (e-business) Eletronic commerce (e-commerce) Compra e venda de bens e serviços eletronicamente Eletronic business (e-business) Comunicação e coordenação organizacionais e para a própria gerencia da empresa Intranet – rede privada – informações restritas
Negócios eletronicos E-empresa Comercio eletrônico tem crescido muito Integrar os negócios nos dois planetas Real (terra) e o digital Gerar valor para o cliente Comercio eletrônico tem crescido muito Produtos e serviços Deixou de ser apenas canal de comunicação Instrumento de negócio
Internet Popularidade Globalização do comércio eletrônico Facilidade de acesso (modem, linha telefônica e um provedor) Facilidade de uso Rapidez Globalização do comércio eletrônico Resistência – segurança
Internet - vantagens Comparação de produtos – rápida e simples Conforto – sem deslocamento Aberto 24h por dia Evita transtornos: Engarrafamentos, vendedores mal informados e insistentes Mais opção de escolha
Internet - vantagens Tempo de busca escolha diminui Custo menor Informações ilimitadas Interatividade
Internet - Problemas Interesse comercial em 1993 (área pouco explorada e nova) Problemas: Segurança Como deve ser feita a publicidade Não deve ser direcionada ao público em massa e sim especifico Sistemas apresentam limitações
Comercio Eletrônico Envolvidos três tipos de agentes: Governo Empresa Consumidores
Comercio Eletrônico B2B B2C/C2B B2G/G2B C2C G2C/C2G G2G
Dúvidas?