Resultados POC – PRODEL 2013-1 80 acadêmicos inscritos no POC pelo PRODEL. 1610 participantes das palestras nas escolas ministradas pelos contemplados pelo Art. 170 inscritos no POC.
Permitido assinalar até 03 opções
O que é adolescência?
O que é adolescência?
O que é adolescência?
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O que é adolescência?
Desenvolvimento Humano Desenvolvimento mental + crescimento orgânico. Cada etapa da vida traz características diferentes. A história, a cultura, os aspectos socioeconômicos, psicológicos e até mesmo geográficos, interferem nas características das diferentes etapas do desenvolvimento humano. Assim, a adolescência não é nem um fenômeno natural , nem universal.
Outros Fatores que influenciam o desenvolvimento humano Hereditariedade: herança genética Crescimento orgânico: aspecto físico Maturação neurofisiológica: amadurecimento de estruturas mentais que controlam as atividades. Meio: eventos que ocorrem no ambiente formando o repertório de experiências de vida que interferem na forma como a pessoa se comporta.
Aspectos do Desenvolvimento humano Físico-motor: crescimento orgânico, manipulação neurofisiológica, exercício do próprio corpo e manipulação de objetos. Intelectual: capacidade de pensamento, raciocínio. Inteligência. Forma de organização mental. Afetivo-emocional: desenvolvimento das emoções, sentimentos e sexualidade de uma maneira particular. Organização das experiências afetivas. (gênero, valores, sentimentos) Social: reações do indivíduo diante de situações que envolvem outras pessoas, convívio com outros seres humanos.
Períodos do Desenvolvimento humano Período Sensório-motor (de 0 a 2 anos) Estágio dos Reflexos Estágio dos Primeiros hábitos motores Período Pré-Operatório (de 2 a 7 anos) Estágio da Inteligência Sensório-motora ou prática Estágio da Inteligência Intuitiva Período Operatório Concreto (de 7 a 12 anos Estágio das Operações Intelectuais Concretas Período Operatório-Formal (a partir de 12 anos) Estágio das Operações Intelectuais Abstratas
Períodos do Desenvolvimento humano Percepção Momentânea Memória/ Inteligência Prática + Pensamento Intuitivo Inteligência Lógica Dedução Abstrata
Aquisição do conhecimento humano Necessidade Desequilíbrio Ação Compreensão Equilíbrio Superior Este processo se dá de forma estável a cada período. Entretanto, o aspectos motor, intelectual, afetivo e social vão se modificando, servindo de base para o período seguinte, abrindo possibilidades de ampliação das estruturas existentes até o momento. Tendência a incorporar o mundo às tendências já construídas Transformação das estruturas já construídas para incorporar o novo objeto.
A Adolescência Adolescência X Puberdade No Brasil, do ponto de vista jurídico, a adolescência é o período que vai dos 12 aos 18 anos. (Estatuto da Criança e do Adolescente). Do ponto de vista psicológico, a evolução do pensamento potencializa o significado das modificações decorrentes no período. O pensamento atinge sua forma final: capacidade de compreender e fazer abstrações.
O PENSAMENTO E SUAS OPERAÇÕES Em seus estudos, Jean Piaget descreveu a adolescência do ponto de vista do pensamento e das emoções. Sobre o pensamento, fez as seguintes considerações: Adolescente: construtor de teorias Interesse por problemas não atuais (capacidade de analisar o passado e fazer planos futuros) Quimeras – tendência a uma reação exagerada diante das situações. Ideias para mudar “o mundo todo” Assimilação egocêntrica – Contrariar Onipotência da reflexão Equilíbrio: reflexão = contradizer
Afetividade na transição para o mundo dos adultos Vida afetiva se afirma com a conquista da personalidade e da vida adulta Personalidade: Submissão voluntária a uma disciplina. Egoísmo X Altruísmo Messianismo Amores idealizados X Desilusões Fase de interiorização X Fase positiva Sociedades de discussão – grupo de amigos como foco. Adaptação: de reformador a realizador