Resultados POC – PRODEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Teorias do Desenvolvimento
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
A Epistemologia genética de Jean Piaget
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
APRENDER A APRENDER Juan Delval
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Concepções de Aprendizagem.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Jean Piaget Entrevista Clínica
Aprendizagem e Desenvolvimento
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Psicologia do desenvolvimento
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
O que é Aprendizagem?.
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Funções Mentais Superiores
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Quiz Psicológico JOGAR REGRAS SAIR.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JEAN PIAGET
Jean Piaget Nascemos programados para aprender na
Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Estágios de desenvolvimento
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Ciclo de vida – Anos Escolares Curso: Odontologia Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza.
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

Resultados POC – PRODEL 2013-1 80 acadêmicos inscritos no POC pelo PRODEL. 1610 participantes das palestras nas escolas ministradas pelos contemplados pelo Art. 170 inscritos no POC.

Permitido assinalar até 03 opções

O que é adolescência?

O que é adolescência?

O que é adolescência?

O que é adolescência?

O que é adolescência?

O que é adolescência?

O que é adolescência?

O que é adolescência?

O que é adolescência?

O que é adolescência?

O que é adolescência?

Desenvolvimento Humano Desenvolvimento mental + crescimento orgânico. Cada etapa da vida traz características diferentes. A história, a cultura, os aspectos socioeconômicos, psicológicos e até mesmo geográficos, interferem nas características das diferentes etapas do desenvolvimento humano. Assim, a adolescência não é nem um fenômeno natural , nem universal.

Outros Fatores que influenciam o desenvolvimento humano Hereditariedade: herança genética Crescimento orgânico: aspecto físico Maturação neurofisiológica: amadurecimento de estruturas mentais que controlam as atividades. Meio: eventos que ocorrem no ambiente formando o repertório de experiências de vida que interferem na forma como a pessoa se comporta.

Aspectos do Desenvolvimento humano Físico-motor: crescimento orgânico, manipulação neurofisiológica, exercício do próprio corpo e manipulação de objetos. Intelectual: capacidade de pensamento, raciocínio. Inteligência. Forma de organização mental. Afetivo-emocional: desenvolvimento das emoções, sentimentos e sexualidade de uma maneira particular. Organização das experiências afetivas. (gênero, valores, sentimentos) Social: reações do indivíduo diante de situações que envolvem outras pessoas, convívio com outros seres humanos.

Períodos do Desenvolvimento humano Período Sensório-motor (de 0 a 2 anos) Estágio dos Reflexos Estágio dos Primeiros hábitos motores Período Pré-Operatório (de 2 a 7 anos) Estágio da Inteligência Sensório-motora ou prática Estágio da Inteligência Intuitiva Período Operatório Concreto (de 7 a 12 anos Estágio das Operações Intelectuais Concretas Período Operatório-Formal (a partir de 12 anos) Estágio das Operações Intelectuais Abstratas

Períodos do Desenvolvimento humano Percepção Momentânea Memória/ Inteligência Prática + Pensamento Intuitivo Inteligência Lógica Dedução Abstrata

Aquisição do conhecimento humano Necessidade Desequilíbrio Ação Compreensão Equilíbrio Superior Este processo se dá de forma estável a cada período. Entretanto, o aspectos motor, intelectual, afetivo e social vão se modificando, servindo de base para o período seguinte, abrindo possibilidades de ampliação das estruturas existentes até o momento. Tendência a incorporar o mundo às tendências já construídas Transformação das estruturas já construídas para incorporar o novo objeto.

A Adolescência Adolescência X Puberdade No Brasil, do ponto de vista jurídico, a adolescência é o período que vai dos 12 aos 18 anos. (Estatuto da Criança e do Adolescente). Do ponto de vista psicológico, a evolução do pensamento potencializa o significado das modificações decorrentes no período. O pensamento atinge sua forma final: capacidade de compreender e fazer abstrações.

O PENSAMENTO E SUAS OPERAÇÕES Em seus estudos, Jean Piaget descreveu a adolescência do ponto de vista do pensamento e das emoções. Sobre o pensamento, fez as seguintes considerações: Adolescente: construtor de teorias Interesse por problemas não atuais (capacidade de analisar o passado e fazer planos futuros) Quimeras – tendência a uma reação exagerada diante das situações. Ideias para mudar “o mundo todo” Assimilação egocêntrica – Contrariar Onipotência da reflexão Equilíbrio: reflexão = contradizer

Afetividade na transição para o mundo dos adultos Vida afetiva se afirma com a conquista da personalidade e da vida adulta Personalidade: Submissão voluntária a uma disciplina. Egoísmo X Altruísmo Messianismo Amores idealizados X Desilusões Fase de interiorização X Fase positiva Sociedades de discussão – grupo de amigos como foco. Adaptação: de reformador a realizador