Estrutura da Cadeia de Logística A estrutura da cadeia de logística realizando a visão da empresa como agente na criação de valor ao cliente por meio da Cadeia Total de Logística Grupo 14D Subgrupo 02 Eduardo Lira Barbosa Emanuel Lucas
Cadeia de Logística Integrada Os 3 grandes Blocos 1º Logística de Suprimento 1º Logística de Suprimento > Fornecedor – Empresa – Disponibilidade dos insumos alinhados e adequados à estratégia de produção 2º Logística de Produção 2º Logística de Produção > Conversão dos insumos em produto acabado – Produção flexível, possibilidade de customização em massa, alta qualidade, adequação do tamanho da produção, que passa a ser direcionada pelas datas do cliente. 3º Logística de Distribuição 3º Logística de Distribuição > Empresa – Cliente – Consumidor – Distribuição pontual, precisa e completa, sincronizando demanda, fabricação, distribuição e transporte.
A Integração total da Cadeia Logística Os 3 níveis Estratégias – nível 3 Estratégias – nível 3 – Formação de elos estratégicos, alinhamento dos processos-chave, com vistas à criação de valor para o consumidor. Processos – nível 2 Processos – nível 2 – Integração dos processos pelas fronteiras funcionais Transações – nível 1 Transações – nível 1 – Eficiência nas transações
Logística de Suprimento Excelência O potencial de economia na área de suprimentos é substancial; – Seus custos representam por volta de 30% do total na cadeia de supply chain. Além disso, hoje as empresas agregam menos valor aos adquiridos externamente, há menos verticalização. Para perseguir todo o potencial, as empresas precisam melhorar em áreas como sistemas e processos, organizacional e G.P., para assim atingir o nível de excelência. Por exemplo Por exemplo: AtividadeEnfoque TradicionalEstágio de Excelência FornecedoresLocaisGlobais Avaliação dos FornecedoresTolerânciaZero defeito Exposição das InformaçõesDivulgação mínimaTroca Intensa
Com o nível de excelência em mente, a empresa deve tomar cuidado para não cometer erros, cair em armadilhas: Adotar a mesma solução para todos os fornecedores Enxugamento de fornecedores como objetivo fim Viés de seleção Negociação ganha-perde Desenvolver estratégias de suprimento sem envolver os fornecedores.
Integração com fornecedores Estreitando Laços Como é o ambiente cultural das duas empresas? Qual é a visão de negócio das duas? Filosofia e estilos gerenciais. Perspectiva de confiança mútua. Busca e criação de semelhanças. Duas empresas trabalhando em sintonia facilitam e propiciam a economia monetária e criação de valor ao cliente.
Estratégias de Suprimento Alinhando Estratégias, escolhendo o Melhor Objetivos-chave a serem alcançados pelas Estratégias de Suprimento. Integração com os fornecedores Efetividade organizacional Benchmark das melhores práticas. Gerenciamento da cadeia de suprimentos Fornecimento mundial