ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Diocese de São João da Boa Vista
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
DOMINGO DA SOLENIDADE DOMINGO DA SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO.
REGIÃO BRASIL COMO ATUALIZAMOS HOJE O PROJETO MISSIONÁRIO DO PADRE VIGNE.
Outros documentos importantes
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».
Mãe de Deus A Liturgia comemora hoje várias realidades: - A festa da MÃE DE DEUS : aquela que, com o seu Sim ao projecto de Deus, nos deu Jesus, o nosso.
1 ASSEMBLEIA REGIONAL 22 DE OUTUBRO DE 2016 | PARÓQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA IGREJA: LUGAR DE ANIMACAO BIBLICA DA VIDA E DA PASTORAL, ~ ´
Reunião de Pais do 1º ano da Catequese Paróquia … …data…
Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã - um processo de inspiração catecumenal.
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
Iniciação à vida cristã
MANUAIS DE CATEQUESE (Iniciação à vida cristã)
Reflexão sobre a exortação apostólica Evangelii Gaudium
Assembleia Diocesana Nível Forâneo.
Diácono Antonio Heliton Alves Palmas (TO), 30/05/2015
PREPARAR A CATEQUESE.
Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
Planejamento Planejamento 2017 Planejamento da Pastoral do Batismo Diocesana Formação dos Agentes da Pastoral ( para agentes multiplicadores.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
A catequese e a Família: desafio e possibilidades
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
O que é a jornada missionária?
Escola Vivencial - GED “O Carisma do MCC”.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
“Evangelizar : a missão dos discípulos do Senhor”
SIMPÓSIO VOCACIONAL CALABRINIANO
ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014 JULGAR MCC DO BRASIL – AR 2014.
Mãe de Deus.
Assembleia Regional GER Sul 1 – Botucatu.
ANO NACIONAL DO LAICATO
33º Domingo do Tempo Comum
O Evangelho da Família na Catequese
CONSELHO PARA ASSUNTOS ECONÔMICOS PAROQUIAL - CAEP
Um desafio proposto pela Igreja.
MISSÃO Educador Marista Sua Missão na Igreja e no Mundo.
A missão do Espírito Santo na Igreja
3º Domingo do Advento – Ano A
Comissão de Liturgia, Setor Lorena
A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ
1º DOMINGO DA QUARESMA ANO B
NÃO FIQUE PERTUBADO O CORAÇÃO DE VOCÊS!
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.
Segunda Parte.
“Brilhe a vossa Luz diante dos homens”
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
Operação do espírito santo em santificação
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
DIOCESE DE TUBARÃO PE LUÍS MOSCONI
I- LEITURA – At 2,1-1 Salmo 103 (104) II-LEITURA II – 1 Cor 12,3b EVANGELHO – Jo 20,19-23.
“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos
TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!
A missão do Espírito Santo na Igreja
A força salvífica dos pobres, nossos senhores e mestres.
Toninho Evangelista - ENAC
REGIONAL RIO TARDE DE FORMAÇÃO 19 MAIO 2018
Quem se lança à grande missão de evangelizar deve ter vivido uma experiência de amor por Jesus Cristo. Deve conhecer as próprias possibilidades e tirar.
Assembleia Regional GER Sul 1 - Botucatu.
iniciação cristã. A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã. Conta com o serviço da catequese.  Uma renovação de modalidade.
PRAM Plano Regional de Ação Missionária
Transcrição da apresentação:

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO 12º plano de pastoral ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

URGÊNCIAS DA EVANGELIZAÇÃO NA CIDADE PARTE I : UMA IGREJA EM CAMINHO I. ATENTA À SUA HISTÓRIA II. NA FIDELIDADE A JESUS CRISTO III. DIANTE DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS IV. FIEL À VOCAÇÃO DE EVANGELIZAR!

Destaques: 6. SÃO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS PARA O 12° PLANO DE PASTORAL A PALAVRA DE DEUS E O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. ALÉM DISSO, O 12º PLANO RECEBE COM ATENÇÃO E ESTIMA AS ORIENTAÇÕES E O ENSINO DO PAPA FRANCISCO QUE DESEJA PARA A NOSSA ARQUIDIOCESE UMA “NOVA ETAPA EVANGELIZADORA CHEIA DE ARDOR E DE DINAMISMO” (EG 17). NESSE SENTIDO, O PRESENTE PLANO “URGE RECUPERAR O CARÁTER DE LUZ QUE É PRÓPRIO DA FÉ” (LF 4); INCENTIVA A CONVERSÃO PASTORAL DE NOSSAS ESTRUTURAS PARA QUE SEJAM MAIS MISSIONÁRIAS E DE NOSSAS COMUNIDADES PARA QUE SEJAM MAIS COMUNICATIVAS, ABERTAS E EM CONSTANTE SAÍDA (EG 27); PROPUGNA UM DIÁLOGO COM TODOS ACERCA DO CUIDADO DE NOSSA CIDADE E DA NOSSA CASA COMUM (LS 3); ESTIMULA TODAS AS PESSOAS A APRECIAR OS DONS DO MATRIMÔNIO E DA FAMÍLIA COMO UMA BOA NOTÍCIA PARA A NOSSA CIDADE E PARA O MUNDO (AL 1).

NOVA EVANGELIZAÇÃO EM VISTA DA TRANSMISSÃO DA FÉ. Pano de fundo NOVA EVANGELIZAÇÃO EM VISTA DA TRANSMISSÃO DA FÉ.

AS ALEGRIAS E AS ESPERANÇAS, AS TRISTEZAS E AS ANGÚSTIAS DOS HOMENS DE HOJE, SOBRETUDO DOS POBRES E DE TODOS AQUELES QUE SOFREM, SÃO TAMBÉM AS ALEGRIAS E AS ESPERANÇAS, AS TRISTEZAS E AS ANGÚSTIAS DOS DISCÍPULOS DE CRISTO; E NÃO HÁ REALIDADE ALGUMA VERDADEIRAMENTE HUMANA QUE NÃO ENCONTRE ECO NO SEU CORAÇÃO. PORQUE A SUA COMUNIDADE É FORMADA POR HOMENS QUE, REUNIDOS EM CRISTO, SÃO GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO NA SUA PEREGRINAÇÃO EM DEMANDA DO REINO DO PAI, E RECEBERAM A MENSAGEM DA SALVAÇÃO PARA A COMUNICAR A TODOS. POR ESTE MOTIVO, A IGREJA SENTE-SE REAL E INTIMAMENTE LIGADA AO GÊNERO HUMANO E À SUA HISTÓRIA (GAUDIUM ET SPES, N.1).

II PARTE URGÊNCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA E PASTORAL

PRIMEIRA URGÊNCIA: IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO  SEGUNDA URGÊNCIA: IGREJA – CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ TERCEIRA URGÊNCIA: IGREJA – COMUNIDADE ANIMADA PELA PALAVRA DE DEUS QUARTA URGÊNCIA: IGREJA – COMUNIDADE DE COMUNIDADES QUINTA URGÊNCIA: IGREJA A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS SEXTA URGÊNCIA: IGREJA - FAMÍLIA DE FAMÍLIAS

Do Plano Arquidiocesano para os Projetos e Programas Pastorais ANEXO Do Plano Arquidiocesano para os Projetos e Programas Pastorais

QUESTÕES QUE PERPASSAM A APLICAÇÃO DO PLANO DE PASTORAL

1) ESTUDOS DOS DOCUMENTOS: (LEITURA E REFLEXÃO) EVANGELII GAUDIUM (CONFERÊNCIA DE APARECIDA) DGAE DA IGREJA NO BRASIL 2015-2019 PLANO DE PASTORAL 2) ENTENDENDO AS URGÊNCIAS = AS URGÊNCIAS SÃO EMBASAMENTO TEOLÓGICO PARA MOVER A PASTORAL (BUSCA DE NOVOS PARADIGMAS) 3) CONHECER A REALIDADE DA PARÓQUIA E DO BAIRRO MUNDO URBANO – CULTURA URBANA (PERFIL DA CIDADE) NOVOS INTERLOCUTORES NOVO PERFIL DOS CRENTES

4) DESENVOLVER A PRÁTICA DE ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO PASTORAL O QUE? (DEFINIÇÃO DA AÇÃO) PARA QUE? (OBJETIVOS) POR QUE? (JUSTIFICATIVA) COMO? (ATIVIDADES) QUEM? (RESPONSÁVEIS) PARA QUEM? (DESTINATÁRIOS QUANDO? (CRONOGRAMA DE ETAPAS) COM QUE MEIOS? (RECURSOS) AVALIAÇÃO

5) PROTAGONISMO DOS LEIGOS E LEIGAS ORGANIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOS CONSELHOS PASTORAIS PAROQUIAIS DE PASTORAL (CPP) E DE ASSUNTOS ECONÔMICOS (CAEP) DESPERTAR UMA ESPIRITUALIDADE DE COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO PASTORAL DE CONJUNTO (É NECESSÁRIA PARA COLOCAR EM PRÁTICA AS URGÊNCIAS) DOC. 100 (IGREJA COMUNIDADE DE COMUNIDADES) E DOC 105 (CRISTÃO LEIGOS E LEIGAS)

6) DUAS PALAVRAS CHAVES: PROCESSO E DIÁLOGO É PRECISO UMA MUDANÇA DE NOSSA MENTALIDADE PASTORAL. TEMOS NECESSIDADES DE OUTROS MAPAS E OUTROS MODELOS QUE NOS AJUDEM A SITUAR DE NOVO OS NOSSOS PENSAMENTOS E AS NOSSAS ATITUDES. VIEMOS DE UMA PRÁTICA PASTORAL SECULAR, NA QUAL A IGREJA ERA O ÚNICO PONTO DE REFERÊNCIA E QUE TRAÇAVA O IMAGINÁRIO PESSOAL E COLETIVO. É URGENTE DIALOGAR COM AS MULTICULTURALIDADES. PRESTAR ATENÇÃO NO SER HUMANO QUE ESTÁ SENDO GERADO NESTA SOCIEDADE (ANTROPOLOGIA) É PRECISO UMA AÇÃO CONJUNTA – ARTICULAÇÃO DE NOSSA FORÇAS