A Importância da Logística no Crescimento Sustentado da Produção Industrial Brasileira Omar Silva Jr. Presidente ANUT.

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Transcrição da apresentação:

A Importância da Logística no Crescimento Sustentado da Produção Industrial Brasileira Omar Silva Jr. Presidente ANUT

APRESENTAÇÃO DA ANUT ASSOCIADAS A ANUT – Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga é uma entidade associativa que congrega confederações e empresas industriais, agrícolas e comerciais de diversos conjuntos setoriais que são usuárias relevantes do transporte de carga. ASSOCIADAS EMPRESAS : Produtos Siderúrgicos ACESITA AÇOMINAS AÇOS VILLARES BARRA MANSA BELGO – MINEIRA COSIPA CSN CST GERDAU USIMINAS V & M DO BRASIL VEGA DO SUL Ferro-Gusa COSIPAR MINAS METAIS Cimento e Argamassas GRUPO HOLCIM ITABIRA AGRO INDUSTRIAL SOEICOM VOTORANTIM CIMENTO Grãos e Alimentos ADM DO BRASIL BUNGE ALIMENTOS Fertilizantes BUNGE FERTILIZANTES ULTRAFÉRTIL COPEBRÁS Químicos e Derivados de Petróleo BRASKEM CARBOCLORO DETEN QUÍMICA POLITENO Madeira, Papel e Celulose VOTORANTIM CELULOSE E PAPEL CELULOSE NIPO-BRASILEIRA CONFEDERAÇÕES: CNC CNI AFILIADAS: AEB AÇÃO EMPRESARIAL

CENÁRIO ECONÔMICO DA INDÚSTRIA Manutenção do crescimento geral da indústria desde 1999: 17 % acumulado até 2003 Forte crescimento das exportações com previsão de atingir 15 % do PIB em 2004, no valor de U$ 85 Bilhões e com participação majoritária de produtos manufaturados Açúcar - Previsão de exportação safra 2004/05: 16,2milhões ton, 15% acima do ciclo anterior. Laranja - Exportações da safra 2003/04 previsão de 1,2 milhão ton., enquanto a safra 2002/03 foi de 1,08 milhão ton. Algodão - Em 2004 previsto embarque total de 560 mil ton., 40% mais que em 2003. Meta de 2006 é embarcar 600 mil ton. Siderurgia - Em 2004, a produção chegará a 32,3 milhões de ton. crescimento de 4% sobre 2003 e, com 16,7 milhões vendidos internamente, demanda interna 8,9% maior.

Em Tocantins, Consumo de energia na indústria aumentou 39% e no campo aumentou 34% No Pará, o Consumo de energia cresceu na industria 10% e no campo 16,6% No Mato Grosso, o consumo de energia cresceu na industria 9,5% e no campo 22,7%. O emprego formal aumentou 6,9% até abril/04 No interior paulista, o consumo de energia cresceu 3%, enquanto na capital houve queda de 3,6%. Na Grande São Paulo, de Jan - Abr, a arrecadação de ICMS subiu 4,9%, no interior paulista 12,8% No noroeste paulista o consumo de energia na indústria aumentou 6% e no campo aumentou 8% Rondonópolis (MT) é a 10ºcidade com maior venda de caminhões no país Fonte: Jornal Valor 31/05/04

TENDÊNCIAS NA LOGÍSTICA ALIANÇAS COM FORNECEDORES E CLIENTES Compartilhamento de Riscos Envolvimento nas atividades logísticas dos Fornecedores e Clientes >>> Compartilhamento da Gestão Logística TERCEIRIZAÇÃO Os Transportadores tendem a se converter em Operadores Logísticos dos clientes >> Os serviços de Operadores Logísticos cresceram 30% no último ano MUDANÇA NA MATRIZ DE TRANSPORTE com aumento de demanda da ferrovia, dado o maior e crescente quantidade de carga a transportar e o menor custo do frete

A importância da Logística pode ser constatada pelo seu crescimento acima do PIB Exemplo do TRANSPORTE - Evolução do volume transportado maior que o PIB 600 500 400 300 200 100 1970 1974 1978 1982 1986 1990 1994 1998 2002 Indexador: 1970 = 100 Transportes PIB Fonte: Anuário Estatístico do Brasil, IBGE

Em compensação os Investimentos em Transporte estão cada vez menores (%) Investimentos em Transportes / PIB (%) 2 1,8 1,6 1,4 1,2 1 0,8 (1) 0,6 0,4 (2) 0,2 75 77 79 81 83 85 87 89 91 93 95 97 99 01 03 (1) Investimentos durante a vigência do Fundo Rodoviário Nacional (FRN) (2) Investimentos após a extinção do Fundo Rodoviário Nacional (FRN) Fonte: Revista Transporte Moderno

Permanece quase inalterada há mais de 20 anos PARTICIPAÇÃO DOS MODAIS DE TRANSPORTE DE CARGA % Permanece quase inalterada há mais de 20 anos

CRESCIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO X RODOVIAS PAVIMENTADAS Ano Carga Rodovia Asfaltada Bi t.km Crescimento 1.000 km 1980 208 87 1990 313 50% 139 56% 2000 451 44% 165 7%

RODOVIAS BRASILEIRAS Fonte : CNT- Pesquisa rodoviária 2003

CRESCIMENTO DO TRANSITO FERROVIÁRIO X VIA PERMANENTE Ano Carga Via Permanente Bi t.km Crescimento 1.000 km 1980 86 31 1990 120 40% 30 3% 2000 115 -5% 29 -7% Cargas Concentradas no: Minério de Ferro – 65% Produtos Siderúrgicos e Carvão – 13% Grãos e Fertilizantes – 11% Outros Granéis – 11%

Ferrovias Brasileiras Fonte:Ministérios dos transportes

PANORAMA DO SISTEMA DE TRANSPORTE BRASILEIRO

Disponibilidade de infra-estrutura de transporte Fonte: Relatório COPPEAD/UFRJ * por mil quilômetros quadrados de área do território nacional

Densidade de ferroviaKm/1000km3 EUA BRA Fonte: Relatório COPPEAD/UFRJ

Predomínio da rodovia em país -continente Participação dos modais no mundo tonelada x quilômetro útil Fonte: Relatório COPPEAD/UFRJ

Insegurança nas vias Fonte: Relatório COPPEAD/UFRJ

Baixa disponibilidade de navios na cabotagem de contêineres

Baixa competitividade da cabotagem

Deficiência dos portos brasileiros Em 2004, as empresas vão pagar cerca de US$ 1,2 bilhão em multas por atraso no embarque e desembarque de mercadorias nos portos brasileiros. Média brasileira de “demurrage”: 22 dias por ano na época da safra 10 dias por ano na entressafra Cada dia parado: Em 2004: US$50mil* Em 2003: US$15mil * Demanda China Fonte: Jornal Valor 14,15 e 16/05/04 Fonte: Jornal Valor 14,15 e 16 de maio de 2004

QUALIDADE DO TRANSPORTE Baixa confiabilidade e Baixa Produtividade Uso Inadequado e Falta de Integração dos Modais Elevado Número de Acidentes Roubo de Carga Excesso de Estoque Cerca de R$118 bilhões de excesso de estoque são mantidos ao longo das cadeias produtivas como forma de se proteger das ineficiências do transporte. Gasto Elevado de Combustíveis Elevado nível de desperdício 5 Bilhões de Dólares

PREVISÃO PARA 2007 Crescimento do volume de carga transportada: - Siderurgia crescerá em 18 Mi t, em cima das atuais 100 Mi t anuais transportadas >>> 18% - Setor de grãos e fertilizantes crescerá 24 Mi t em cima das atuais 176 Mi t anuais >>> 14% O sistema ferroviário dificilmente terá capacidade de absorver tal crescimento É muito provável que o modal rodoviário não consiga absorver o aumento do excedente de carga que surgirá na ferrovia Nos portos somente as exportações agrícolas necessitarão de 21 Milhões de toneladas de capacidade adicional de movimentação de carga SINTOMAS DA IMINÊNCIA DE UM “IMPASSE LOGÍSTICO” Escassez crescente de transporte ferroviário Escoamento da safra em 2003 transformado em verdadeiro caos Portos congestionados – Filas de caminhões Elevado número de navios na espera Elevação dos fretes/demurrage • Tempos de trânsito elevados Má qualidade dos serviços

PPA 2004/07 e ORÇAMENTO 2004 PPA - PPP/BNDES MODAIS % Orç / PPA R$ Milhões MODAIS Orçamento 2004 (1) PPA % Orç / PPA Total PPP/BNDES Ferrovias(2) 45,0 2.793,8 618,0 1,6 Rodovias 1.536,3 12.156,9 3.831,0 12,6 Hidrovias 123,5 818,4 - 15,1 Portos 129,0 2.538,6 376,0 5,1 TOTAL 1.833,80 18.307,70 4.825,00 Notas: (1) Incluídos os Orçamentos das Estatais (2) Sem contar com os Investimentos das Concessionárias Privadas

PROPOSTAS PARA EVITÁ-LO “IMPASSE LOGÍSTICO” PROPOSTAS PARA EVITÁ-LO INVESTIMENTOS  BIÊNIO 2004/2005 • Obras Emergenciais nas Rodovias – R$ 5,5 Bi • Gargalos nas Ferrovias – R$ 2,5 Bi • Orçamento 2004 – Concretizar a aplicação de R$1,834 Bi previsto •Orçamento 2005 – Elevar a dotação do Ministério dos Transportes para cerca de R$ 6 Bi  MÉDIO PRAZO 2005/2007 •Investimentos complementares da ordem de R$ 7 Bi em portos, hidrovias, rodovias e ferrovias para permitir a ampliação da capacidade do sistema e melhorar o equilíbrio da matriz de transporte

PROPOSTAS PARA EVITÁ-LO “IMPASSE LOGÍSTICO” PROPOSTAS PARA EVITÁ-LO AGENDA CUSTO ZERO Medidas Institucionais / Fortalecimento da Regulação  FERROVIAS • Obrigações de investimentos das concessionárias / Funcionamento sistêmico das malhas / Revisão das metas de produção • Fomento do aumento da oferta de material rodante  RODOVIAS • Melhoria da qualidade do transporte rodoviário / Apoio ao Projeto ANUT – NTC • Implantação de programa eficaz para a Renovação da Frota de Caminhões • Medidas para garantia da segurança nas estradas

PROPOSTAS PARA EVITÁ-LO “IMPASSE LOGÍSTICO” PROPOSTAS PARA EVITÁ-LO AGENDA CUSTO ZERO Medidas Institucionais / Fortalecimento da Regulação  HIDROVIAS • Remoção de entraves jurídicos e burocráticos para plena operação das vias existentes  PORTOS • Prosseguir com o Processo de Implementação da Lei 8.630/93  CABOTAGEM • Fomento para a sua Dinamização

PROPOSTAS PARA EVITÁ-LO “IMPASSE LOGÍSTICO” PROPOSTAS PARA EVITÁ-LO AGENDA CUSTO ZERO Medidas Institucionais / Fortalecimento da Regulação  TRANSPORTE MULTIMODAL • Efetiva Implantação  SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE TRANSPORTES • Revitalização das Bases de Dados, congeladas depois da extinção do GEIPOT e ampliação do uso da Tecnologia de Informação